HQI - Area e Duração


HugoFerreira

Recommended Posts

Boas.

Estou a projectar um novo aquario o qual tera como dimensões 90x45x60 ou seja cerca de 250Litros. Será um plantado ao estilo nature, o qual será bem plantado e no qual pretendo usar uma iluminação HQI.

As minhas duvidas são as seguintes:

 

1º Como sabem a area aconselhada para um ponto de luz HQI é de cerca de 60cm. No caso de uma aquario com 100cm que vos parece melhor:

- 150W HQI + 2 x 24W T5 Aumentando a distancia da calha do modo a conseguir iluminação bem espalhada.

- 2 x 150W HQI + 2 x 39W T5

- 2 x 150W HQI

 

2º Outro aspecto será a duração diaria da iluminação HQI. Muitos dos "grandes mestres", entre eles Olliver Knot e Amano, são da opinião que a duração de uma iluminação HQI não deverá ultrapassar as 6/7h diarias, sendo o restante periodo complementado com uma iluminação fluorescente fraca, sob o risco de devida a uma iluminação tão intensa rapidamente se criará uma carencia de nutrientes, e como tal as plantas deixariam de fotosintetizar e consequentemente as algas tirariam vantagem.

Será de facto este modo a melhor aproximação a este tipo de iluminação?

 

 

Aguardo as vossas opiniões.

Cumprimentos,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey! Sim penso que as 6/7h diarias esteja correcto, pois para contrapor isto uma das formas de fazer definhar as algas e´diminuir a iluminação diaria. Mas secalhar se usares um adubo liquido consegues manter mais tempo a luz ligada, embora algumas plantas absorvam mais os nutrientes pelas raizes que pelas folhas, e adubo liquido ficará na coluna de água também, ou seja, se não é absorvido "olá algas!", se usares este metodo poe plantas que o façam Hygrophyla difformis por exemplo. Ou então usas as fluorescentes mais horas assim como disseste. Complicado han? :)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais