Ajuda p o meu aquario


Recommended Posts

Boa noite,

 

Sou iniciado em aquariofilia e desde ja parabens por este vosso forum,axei-o bastante interessante e de imensa utilidade p uma pessoa como eu,apenas iniciado.

 

Bem o aquario que tinha era um dakeles globosque comprei c dois Kinguios! Inicialmente parecia-me suficiente mas rapidamente vi que tinha feito asneira,até que uma semana depois o tal aquario se partiu!

Felizmente consegui recuperar os peixinhux e deixa-los numa barraca provisória,um garrafão de agua cortado a meio!Mas passado 2 dias corri p a loja p comprar outro aquario! Comprei outro c 20 litros e agr sim ja notei k tinham espaço p se moverem!

 

No entanto este aquario n tinha qualquer tipo de acessório!

 

A minha duvida agr é: para manter cerca de 4 ou 5 peixinhos no máximo que acessórios devo colocar?

Tou a pensar num filtro,mas como o aquario ta no meu quarto n pode ser nada de ruidoso!

 

E ja agora quanto é k vou gastar?

 

Ja tenho algumas(POUCAS)plantas naturais so k temo k um filtro seja mesmo impriscindível né?

Agradecia mesmo um concelho antes que xegue à loja e faça asneira,como fiz ao comprar ja varios peixes que acabaram por morrer,o que me deixa triste...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , não sou muito experiente mas tenho um aqua de 15 litros e tenho 5 peixes um beta, uma coridora, e 3 femeas beta, também tenho varias plantas de várias especies.

O que gastei alem da luz que é importante foi:

um filtro p o fundo na montagem areão e uma bomba da aquapoor que é muito silenciosa o mod ac 9601 que já dá p aquas de 60 lts

Além da comida penso que gastei cerca de 50 € no total já com aquario com lamp e calha respectiva, o filtro anda à volta dos 3,5 euros p a tua medida a bomba no hiper foi 7.5€ e comprei p embelezar um tubo de pedra difusora que me ocuopa a parte de traz do aqua.

Agora aconsalho-te antes de montares entre o areão uma camada de substrato já que vais por plantas, senão elas tendem a murchar e acabam por não rezistir. No total penso que nem chegou aos 50€

É tudo espero ter ajudado algo.

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá skinner,

 

Depende muito de quais peixes queres ter. Se for kunguios, saiba que cada kinguio precisa de 25L de água para viver bem. Acredito que em seu aquário de 20L seja muito dificil criar kinguios. Eles sujam muito a água e terás de ter um filtro com capacidade superior a do aquário que eles estiverem. Plantas naturais? Nem pensar....eles comem e fazem a maior bagunça.

Acredito que primeiro deves estudar qual espécie queres ter e quantos de cada para depois comprar um aquário e acessórios.

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_goldf.php

 

Aqui tem ótimas informações sobre como criá-los.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

desde ja muito obrigado BABO e GIULIA pelas vossas respostas! O prob é k agr tou limitado em vários aspectos:

 

1º: Espaço! o quarto alugado onde estou é relativamente pequeno e aquariofilia p mim é só mm um hobbie daí n estar interessado em ter um aquário de 100 ou 200 l se n tenho onde o meter!

 

2º: Utilidade! Como comprei este aquario de 20 l gostava agr de lhe dar utilidade e n desistir já, pk apesar de algumas coisas ja terem corrido mal(Morte de alguns peixes)espero vir ter algum sucesso neste hobbie(Leia-se que sucesso consiste p mim apenas em ter alguns peixinhos a viver com certa qualidade).

 

3º: E dos aspectos mais importantes,o dinheiro.È sabido k um aquario assim maior é algo caro e p uma pessoa como eu(Estudante Universitário)as coisas n sao nunca assim tao fáceis.

 

Portanto vendo estes aspectos quais as espécies e que concelhos que me dão?

 

O meu equipamento p já é apenas um aquário,3 plantas naturais ja c algumas trincas e 1 de plástico,1 termómetro,flocos e dafnias e 3 kinguios de boa saúde e bem agitados!

 

Será k deva optar por peixes mais pequenos como alguns de agua quente?È k se for essa a minha única opção p um bem estar saudavel eu adquiro os produtos que me faltam,desde que estejam dentro das minhas posses!

 

Resumindo,preciso de alguém que perceba do assunto e me dê concelhos UTEIS,uma vez que como muita gente fui de vítima de uma loja que apenas queria vender!!!

 

Desde ja o meu muito obrigado!

 

PS: OS beta serão boa opçao p o tamanho do meu aquario?? São de longe os meus preferidos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo a tua ideia, em qustões a dinheiro e espaço.

Tenho um aqua de 15 lt e tenho duas femeas beta e um macho, e tambem um limpa fundos albino e um limpa vidros e ao mesmo tempo tenho muitas plantas.

Não te aconselho a colocares muitas plantas porque mais cedo ou mais tarde começam a precisar de alguma manutenção extra, como o aparecimento de algas e demais, mas podes ter uns betas que dão vida ao teu aqua e não precisam de grandes cuidados e são resistentes às asneiras que por vezes fazemos.

Diz-se muito por aí que deves ter no máximo 1cm por cada litro de àgua, agora vez, pois muito mais que isso é fazeres sofrer os peixes com o stress de andarem uns em cima dos outros.

E não precisas de gastar muito, só te aconselho a verificares o PH do teu aqua pois há peixes que gostam de viver coma a água mais alcalina(PH acima de 7,0) ou àcida(abaixo de 7). tens que escolher bem os peixes que se adaptam ao abitat que fizeste no aqua.

Aconselho-te a comprares um kit de ph para ires verificando essas alterações.

E por experiencia propria nos kits vale a pena ires pelo mais barato, para de pois comprares as recargas mais tarde e não teres que pagar uma pipa de massa.

Dou-te exemplo de gastos:

Kit test Ultrafin 7€ e a recarga 3,7€(tens que comprar o kit 1º p saberes a tabela)

1 beta 2 a 3€

Espero que te tenha ajudado.

Cump

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá , tb sou iniciado e pouco experiente. Na minha opinião para o aquario que tens , um kinguio já é demais para esse aquario. Pelo que te aconselho a não meter mais que um peixe de água fria. Apenas precisas de um filtro dos mais baratos que será suficiente para manter a água oxigenada e filtrada . Podes optar por meter mais peixes sem teres em atenção a qualidade de vida que lhes vais dar. No meu caso tb tenho um kinguio num aquário desses e há seis anos que o tenho em perfeitas condições, ele está enorme e vou ter de investir.

Se estás disposto a ter peixes descartáveis então nem precisas saber muito pois há sempre mais para vender!

Quanto aos peixes de água quente , não sei a quantidade nem as espécies que poderás ter num aquario tão pequeno.

abraço e peço desculpa se estou equivocado com algum assunto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta!

O ponto actual do meu aquario é: já comprei um filtro e um aquecedor,e agora no aquario de 20 litros tenho 2 Kinguio, 2 bettas femeas e plantas verdadeiras! todos se dão super bem! A temperatura da agua está nos 25 graus. A razão pela qual eu tenho os kinguios é a de que foram os primeiros peixes que comprei e por isso nao me kero livrar deles uma vez que dão muita vida ao aquario! O problema é k adoro as cores dos Bettas e gostava de tentar criar esta espécie... Eu sei que para criar bettas até posso ter as condições minimas necessárias,mas custa-me muito livrar-me dos kinguios porque nao gosto de ter animais descartáveis e como tal ja me apeguei aos Goldfich... Ou seja tou um bocado indeciso e sem saber bem o k fazer... Ha,também tenho um BETTA macho num pequeno aquario de 2 litros...

 

Se alguem me pudesse dar mais algumas sugestões agradecia!

 

Desde ja muito obrigado a todas as pessoas do fórum!!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais