Aquario Novo 100L


Recommended Posts

Boas!

 

Depois de ter tido um aquario qd era + novo (com resultados pouco positivos devido à minha falta de conhecimento), comprei este fds um kit aquapor com 100L. Vem já com móvel, filtro, aquecedor, etc.

Gostava de saber as vossas opiniões acerca dos materiais que traz:

1 - Lâmpada 230V-50Hz com 18W

2 - Termostato/aqucedor 200W

3 - Filtro Aquapor AQ300, com débito de 300L/h

 

Vou hj comprar areão e alguns materiais decorativos e, dps de ler as vossas opiniões, talvez mais alguma coisa. :D

 

Se bem me parece, com esta iluminação não irei mt longe, certo? Qt ao termostato e filtro, parecem-me apropriados aos 100L do meu aqua...

 

Qt a substrato, areão, testes a comprar e outros, têm algumas dicas :lol:

 

TIA

Bjs e abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa iluminação o mais indicado em termos de plantas são as as anubias, os fetos de java e o musgo de java. Podes ainda colocar umas cerotophylum demersum à superfície fornecendo spots de sombra.

 

Em relação ao que deves comprar, tudo isso vai depender do que pretenderes fazer com o aquário.

 

Para já deves ter atenção à amónia e aos nitritos (em suma, a todo o ciclo do azoto).

 

Verifica se os habitantes que aí pretendes colocar se dão em condições semelhantes de água e procura atingir essas condições antes de os colocares.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta!

 

Vou hoje encher (de água claro) o meu aquário. Tenho o areão pronto, já comprei substracto e vou por maos à obra! Reparei foi que, no filtro que vinha no kit (aqueles básicos), tem um compartimento com carvão activado e uma esponja preta (penso que contem carvao, certo)

 

Segundi li, por aqui e não só, o carvão não deve ser utilizado em situações normais, pelo que comprei esponja "normal" e aneis de cerâmica para melhor fixação das bactérias e vou introduzi-los no filtro. Posso fazer isto na boa, nao posso (retirar o que lá está e outra esponja e a cerâmica)? e já agora, é boa ideia?

Também vou misturar "areões".

 

Pelo que tenho lido por aki, esta luz é demasiado fraca... Quero um aquário com peixes bonitos, e com uma boa flora. Um aquário, IMHO, não fica "no ponto" sem uma bela duma "floresta". Por agora, tenciono comprar umas plantas mais robustas, tipo musgo e feto de java, etc, e para iniciar o ciclo que peixes recomendam?

 

Obrigado pelas respostas!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta!

 

Vou hoje encher (de água claro) o meu aquário. Tenho o areão pronto, já comprei substracto e vou por maos à obra! Reparei foi que, no filtro que vinha no kit (aqueles básicos), tem um compartimento com carvão activado e uma esponja preta (penso que contem carvao, certo)

 

Segundi li, por aqui e não só, o carvão não deve ser utilizado em situações normais, pelo que comprei esponja "normal" e aneis de cerâmica para melhor fixação das bactérias e vou introduzi-los no filtro. Posso fazer isto na boa, não (palavra corrigida) posso (retirar o que lá está e outra esponja e a cerâmica)? e já agora, é boa ideia?

Também vou misturar "areões".  

 

Pelo que tenho lido por aki, esta luz é demasiado fraca... Quero um aquário com peixes bonitos, e com uma boa flora. Um aquário, IMHO, não fica "no ponto" sem uma bela duma "floresta". Por agora, tenciono comprar umas plantas mais robustas, tipo musgo e feto de java, etc, e para iniciar o ciclo que peixes recomendam?

 

Obrigado pelas respostas!

Cumps

 

À partida não deverás utilizar o carvão activado permanentemente. Este meio filtrante serve para situações em que pretendes remover medicamentos da água, tornar a água mais cristalina,etc. mas não te recomendo a sua utilização permanente. Aliás, não te recomendo a sua utilização de todo, excepto em situções muito particulares.

 

Esponja e cerâmica pode ser boa ideia. A esponja remover-te-á particulas em suspensão e a cerámica permitirá o estabelecimento de uma cultura de bactérias que te fará o ciclo do azoto e outras funções importantes.

 

Como peixe para fazeres o ciclo, recomendo-te o coridora aeneus (acho que é assim que se escreve), mas se este peixe não faz parte do teu plano de povoamento do aquário não o utilizes. Outras hipóteses saõ raposas voadoras, ancistrus, etc.

 

Faz um plano daquilo que queres, e a partir daí já vês melhor o que podes fazer e dentro de que espécies te queres situar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.