Recommended Posts

Publicado

Olá eu ando a pensar montar um plantado de 100L vai ser o meu primeiro plantado.

Que teste se deve ter obrigatoriamente?

Alem do PH.

Obrigado cheers

Publicado:

Precisas essencialmente do teste para os nitritos(NO2) e para a amónia(NH3/NH4).

Se quiseres tb podes obter os teste do kh/gh (verificar a dureza da água) e dos nitratos.

Claro os primeiros são importantes pk podem matar os peixes se estes tiverem niveis muito altos.

Pic_6212_10.jpg
Publicado:
Olá eu ando a pensar montar um plantado de 100L vai ser o meu primeiro plantado

Primeiro plantado!?

Então será com "plantas de facil manutenção" certo? :oops:

Se for assim não precisas de teste nenhum!!!

Depois, mais tarde podes ter um teste de pH e se estudares um pouco do que representa o ph em água percebes as reacções que se estão a dar de acordo com os valores do teste.

Ou seja, o oxigenio varia na sua dissolução de acordo com o pH e temperatura assim como o CO2, a dureza da água provoca precipitações de sais de acordo com a presença do ácido carbónico e temperatura, os compostos orgânicos tendem a acidificar a água (exemplo acidos humicos e fluvicos), etc

Como vês terás de perceber um pouco destas coisas e isso virá com o tempo. Começa com manutenções faceis de peixes e plantas, não cometas excessos...e se cometeres podes sempre fazer trocas parciais de água para corrigir os erros.