Recommended Posts

Publicado

Boas ... estando em vias de mudar de casa, queria comprar um aqua com as condições minimas para montar um bom plantado.

Tenho-me deparado com o problema de a maioria dos aquários não terem o rácio minimo de 0,5W por litro de àgua !

EX: um aqua de 120lt deve ter no minimo 2x30W (60W) certo ?!

É que tenho visto muitos de 120 litro com apenas 2x20W !

1ª pergunta : 0,5W por litro chega para manter um aquário bem plantado ? Com plantas de já algum elevado requesito de luz ?

2ª pergunta : que marcas de aquários têm esta preocupação em mente ? Ou seja, ter um bom rácio de W / Lt àgua ?

É que queria comprar um aquário que não precisa-se de "mexidelas" nas calhas ( pois de electricidade não percebo nada ! :D ) e que me garanti-se uma boa manutenção de plantas.

Publicado:

Resposta à 1ª pergunta: não é suficiente para um plantado, embora haja plantas de se dão bem com 0,5W/L.

Resposta à 2ª: Poucas ou nenhumas conseguem ter uma boa iluminação no aquário. Normalmente as tampas vêm equipadas com lampadas fluorescentes, o que por exemplo para um aquário de 1,2m terá no máximo 2x30, se considerar-mos que o akuário tem 250L dá 0,24W/L.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Então não existem no mercado aquários com iluminação de origem suficiente para um bom plantado ?

É que não queria mexer nisso ... :roll:

Publicado:

Olá JVidia

Actualmente disponho de um aqua da Eiheim de 60L e confesso que depois de muito estudo e opiniões muito válidas aqui do forum, cheguei à seguinte opinião sobre o sub-dimensionamente luminoso dos aquas:

- Os aquas originais nunca tem luz suficiente, nem Lumens, nem Kelvins nem Watts suficientes para quem queira seguir a filosofia dos aquas holandeses ou japoneses (muito plantados e com espécies exigentes).

- Se te adaptares à realidade do aqua, conseguirás criar plantas menos exigentes, de crescimento lento e pouco mais.

- Podes optar por aquas que á partida tenham calha dupla e algum espaço adicional para adicionar lampadas Power Compact. No meu caso passei de 15W para 34W (respeitando o racio 0.5W por litro). Como sempre há sempre um senão. Agora tenho luz a mais, queimo as plantas em cima e só se desenvolvem por baixo). Optimo teria sido 24W. Enfim, cuidado com os exageros. As adaptações caseiras são muito válidas, mas é preciso ter a certeza do objectivo, senão sai muito caro.

- Outra possibilidade é o sistema de aqua aberto em que terás que comprar luminárias externas e até prefazer os Watts necessários. Este sistema é o mais pratico. Caso te aborreças podes vender ou retornar o aqua à forma inicial, sem grande despesa ou trabalho.

- Por ultimo se fores comprar um aqua, preveligia o que tiver mais calhas, com lampadas T5. Obtens valores mais altos que as vulgares T8.

Se pesquisares no forum por T5 ou T8 encontras muita informação.

Saudações amigas

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!