Componentes filtrantes para uma SUMP


Recommended Posts

Malta

 

Tenho o meu aqua há 1 mês. Tem 300L brutos mais uma sump de 100L. Comecei primeiro com uma boa quantidade de plantas e agora pus 2 neons chineses para confirmar que o aqua estabilizou e não há mortos.

O meu problema é que desde o primeiro dia que nunca consegui água cristalina. Em 3 ou 4 dias fico com a água tão turva que só vejo a primeira metade do aqua! Faço TPAs de 100L todas as semanas.

Primeiro pensei que fosse falta de Luz (1 calha T5 com 2 x Aquamedic 39W). Por isso improvisei 2 reflectores duplos com 4 x 29W (lampadas económicas Phillips Master 4200ºK). As plantas estão com um bom crescimento, mas continuo com a água super turva.

A minha teoria no momento tem a ver com a capacidade filtrante da sump. Penso ter o esquema convencional, i.e. lã de vidro no 1º estágio, 2º estágio em branco, bolinhas filtrantes no ultimo estágio. O que eu acho é que, como a lã de vidro não consegue ser completamente estanque (no sentido em que a água tem sempre por onde escapar se passar pela lã) a água nunca fica limpa. Noto que o 2º estágio cria sempre detritos no fundo.

 

Alguém tem sugestões sobre que outros materiais podemos por no 1º estágio de filtragem duma sump?

Ou alguém consegue sugerir o porquê da acelarada mutação da qualidade da água?

 

Obrigado (desculpem lá o longo discurso)

ds9

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

Eu tenho um aquário de água doce com uma sump de 100l.

Para esse problema da coloração da água basta pores uma resina no ultimo sector da sump, a resina que eu uso é a Chemipure é excelente passado dois dias notas logo a diferença na água, fica logo cristalina.

O esquema da minha sump é o seguinte:

1º parte tenho umas pedras porosas com a cerâmica e lã de vidro na passagem para o outro sector da sump;

2º parte tem umas bolas castanhas (que eu não me lembro do nome

bigsmile ) que serve para as bactérias se "agarrarem" e tenho também lã de vidro na passagem para a ultima parte da sump, e por baixo da lã tenho 3 sacos com resina;

3º parte tenho só a bomba.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão activado pode tornar a água mais cristalina. Se puderes coloca-o durante umas duas semanas.

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João

 

Aqui estão duas fotos do sistema:

 

Dá para ver bem a sujidade que passa para o segundo estágio, bem como a transparencia da água (ou falta dela...) :roll:

 

Montagem geral:

Pic_5857_8.jpg

 

Detalhe da sump:

Pic_5857_7.jpg

 

A bomba é uma JBL de 1500 lt/h. Com uma coluna de 1,5 mts deve estar a bombar para ai uns 900 lt/h. Quando montei o aqua ao inicio, tinha uma bomba de 2500 lt/h mas a torbulência provocada pela força do jacto era tão grande que troquei por uma menos potente.

Não me lembro bem da marca das bolinhas mas são da JBL assim como a argila que adicionei por cima das bolinhas (cristalMec será?).

 

 

obrigado!

JRosa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

1º não precisavas ter tanta lã no 1º estágio, é um exagero;

2º no 2º compartimento coloca uns 2 ou 3 kilos de cerâmica, essa bolinhas que tens aí entre o 2º e o 3º estágio podes tirar, e se forem biobolas o melhor é colocares em cima da lã no sitio onde cai a água, as biobolas imersas pouco ou nada fazem;

3º no compartimento da bomba podes meter um saco de carvão nesta fase enquanto a água está turva, depois podes tirar.

4º se quiseres limpar o aquário em 1 ou 2 dias coloca um fluval 4 plus aí a bombar que isso desaparece mais depressa do que apareceu :roll:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.