gostava de saber que iluminaçao e mais adequada


Recommended Posts

gostava de saber que iluminaçao e mais adequada num aqua de 100 cm de comprimento 60 de altura e 40 de largura.. queria (palavra corrigida) por discus e um plantado no mesmo (palavra corrigida) aqua queria (palavra corrigida) que me ajudassem a escolher a iluminaçao para os ter

e se podessem dar mais umas dicas sobre os dicus agradecia..

 

 

 

cumprimentos ao ppl obrigado pelo tempo despensado

joao silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Visto os discus não gostarem de muita luz ... aconselhava-te a introduzires uma relação de 0.5w/L ou seja tens 240 L ... basta 120W ...

 

em relação a plantas tens as echinodorus , vallisnérias, fetos de java etc ...

 

pH - entre 6 e 7

temperatura - entre 28º e 32º

 

Fica bem

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

Visto os discus não gostarem de muita luz ... aconselhava-te a introduzires uma relação de 0.5w/L ou seja tens 240 L ... basta 120W ...

 

não quero contrariar as habituais "verdades absolutas" dos discos mas isto tem muito que se lhe diga....

tenho um plantado com discos, com uma relaçao potencia/volume de 1.3W/L e os peixes não têm vergonha nenhuma.andam pelo aquario todo e ate me deixam tocar-lhes e vêm comer à minha mao. acho que o mais importante é terem um ambiente calmo à volta, uma agua de qualidade e companheiros pacificos.

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Space ... tá certo, tudo bem ... eu sei que muitas vezes a "regra" de eles não gostarem muito de luz não se aplica a todos ... mas tudo isso se trata de habituação ...mas, em condições normais o ambiente natural dos discus , não existe muita luz, as águas são mais escuras e com muitas sombras ... por isso se quizeres fazer um aqua para discus e que seja tipo biotopo amazónico ... para quê ter 1.3W/L, nenhuma planta do meio ambiente deles exige tanta luz ??? nem em qualquer aqua com qualquer tipo de planta não precisas 1.3W/L, isso só é bom para uma coisa ... algas!!! o que qualquer aquariofilo não pretende ter no aqua :D

Espero ter-me feito entender !! :wink:

 

Fiquem Bem

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para um aquario de 240L 1.3W/L é demasiado mas o objectivo do joao_silva é fazer um plantado, não um biotopo. portanto acho que deve ter uma luz forte se quer manter plantas exigentes.no meu caso justifica-se perfeitamente a potencia, para o bom crescimento da glossostigma, que ocupa a maior parte do aquario.

desde que aumentei a potencia e a injecçao de CO2 nunca mais tive algas e a taxa de fotossintese é bastante elevada(o aquario parece uma garrafa de espumante depois de aberta :( )

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ... cada um tem a sua experiência de sucesso ... mas para ter um aquario bem plantado não é preciso chegar a esses valores ... e tenho a certeza que quanto mais potência de luz ... mais probabilidades existem do aqua ficar com algas ... além de na carteira pesar muito ... porque a iluminação é do material mais caro que existe num aqua plantado ... por isso e por o membro João querer introduzir discus ... logo não ser preciso muita iluminação (não quer dizer que não resulte com muita iluminação), mas o que aconselho ao membro João é comprar uma calha Lifetech 1.00m com 4x36W = 144W ou mesmo uma HQI 150W

 

Na minha opinião não será preciso mais que isto para ter um aqua bem plantado e cheio de saúde ...

 

Nota : Ao fazeres o up-grade á iluminação tens de introduzir o sistema CO2. Pode ser caseiro ou de botija ... agora tu é que sabes até onde podes ir :(

 

PS : Se precisares de algum esclarecimento extra ... estás á vontade em contactar-me por mp ou mesmo via MSN ... ajudo-te naquilo que souber ...

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas sugestoes acho ke fikei esclarecido agora tenho e uma ideia em relaçao ha luz digam la o ke acham..

 

ligava 4 power compact de 36watts durante 6 horas

quando as 6 horas acabassem e as power compact desligassem automaticamente um HQI de 150 watts ligava por umas 3 a 4 horas.. ke acham comentem..

 

cumprmintos e mais uma vex obrigado pelas sugestoes

 

joao silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.