pulgas de água?


NMSGonçalves

Recommended Posts

Boas a todos.

 

N tenho tido problemas com doenças no meu aquario.

 

Mas há já algum tempo que ando intrigado com uma coisa que ainda não parece ter sido aqui discutida.

 

Tenho um aquário com discus, tetras e outros peixes ( comunitário)

 

O filtro é daqueles de decantação interno.

 

Reparei há uns tempos que, à tona da água, (no compartimento do filtro e apenas aí) se encontram uma espécie de insecto minusculo de cor esbranquiçada que salta como se fosse uma pulga! muito pequeno mesmo, até pensei que fossem salpicos minusculos de água!

 

Se alguém já lidou com esta situação gostaria de um esclarecimento, pois tenho medo que esteja algo errado .

 

 

Um abraço a todos,

 

Nuno Gonçalves

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

O meu aquario tanbem sofre do mesmo problema.

Tenho uma maternidade, com platys e musgo de java.

Um destes dias fui alimentar os alevins e a superficie da agua da maternidade parecia 7up, depois é que olhei com atenção e vi uns minusculos seres que saltam :)

 

São inofensivas :) ou são um bom alimento..isto é se os peixes as virem..

 

Abreijos

NJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho desses bichinhos há algum tempo.Eles alimentam-se de alguns restos de comida que ficam nos bordos da tampa, onde o acesso para limpar é um pouco mais difícil, na zona onde costumo abrir para dar comida aos peixes.mas n fazem mal. quando limpo as tampas de vidro deixo sempre alguma parte menos limpa de propósito porque já por mais que uma vez vi os meus Carnegiella strigata todos divertidos a comê-los...sempre é alimento vivo!!!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tentei tirar fotos outra vez e não consegui..vi-os com a lupa e têm antenas pequeninas e um esqueleto externo como o das joaninhas.mas não é redondo.é estreito. e são brancos...mas quase que parecem transpatentes quando os vemos...Ah, e conseguem andar sobre a água, dadas as reduzidas dimensões que têm... e aí é que os peixes se divertem...tenho um corydora albino que passa montes de tempo na zona onde eles andam a tentar apanhar algum...além de outros...

 

Espero que esta descrição tenha ajudado mais um pouco...até conseguir titar a foto...

Abraço....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

 

Descobri este tópico, depois de usar o search devido a um problema de pulgas no meu aquario. Alguem já sabe como remover esta praga ? Ou se fazem mal ou não ?

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem springtails, se realmente forem alimentam-se de restos e sao inofencivos experimentem apanhar alguns e colocar numa caixa com carvao e cascas de fruta em especial banana dao uma bela fonte de comida viva (ja agora depois mandem um starter deles para mim) hehehehe deixo aqui uma foto, este esta muito ampliado.

 

collembola_jpg.jpg

 

Ricardo Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Eu também tenho esses bichinhos no meu aquário, mas FELIZMENTE não tenho tido nenhuma doença há anos.

 

Por uma pesquisa que fiz, encontrei a seguinte informação:

 

Collembola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Isotoma_Habitus.jpg

 

Classificação científica

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Subfilo: Hexapoda

Classe: Entognatha

Ordem: Collembola

Lubbock, 1869

 

Subordens

Arthropleona

Symphypleona

 

A ordem Collembola é constituída por pequenos artrópodes ápteros e hexápodes, encontrados em todo o mundo, podendo viver no folhiço, no solo, em árvores, em troncos em decomposição etc. Possui aproximadamente 2.000 espécies.

 

Caracterização

 

São animais ametábolos pequenos, geralmente medindo de 1 a 3 mm. Apresentam peças bucais alongadas do tipo mastigadoras, em forma de estilete e escondidas na cabeça (entognatos). Sua cabeça é pequena, disposta de ocelos laterais, porém sem olhos compostos. Possui antenas com 4 a 6 artículos.

 

O nome é derivado do grego colla = cola + embolon = pino, inserção, e significa "cauda que salta", pois seu apêndice traseiro funciona como uma espécie de catapulta — a fúrcula — impulsionando o corpo para um grande salto. O abdome possui, no máximo, 6 segmentos; no lado ventral do primeiro segmento abdominal, existe uma estrutura em forma de tubo bilobado, conhecida como colóforo, cuja função é a de absorção de água.

 

São conhecidos por atuarem como dispersores de fungos, auxiliando na decomposição da matéria orgânica, juntamente com outros invertebrados. Alimentam-se também de bactérias, fezes de artrópodos, pólen, algas, entre outros tipos de matéria orgânica. Pode haver canibalismo.

 

http://pt.wikipedia.org

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais