Mais duvidas de principiante


Recommended Posts

Olá a todos

 

Estou-me agora a aventurar pela primeira vez nos plantados e como não podia deixar de ser tenho aquelas duvidas de principiante.

Ora cá vão elas:

 

1- Vejo algumas pessoas na confecção de CO2 caseiro introduzir bicarbonato de sódio e outras não porq? Será que o bicarbonato serve para compensar a queda de PH?

 

2- Como pretendo ter condições de água com PH, kh e Gh baixos introduzi turfa na zona de filtragem do meu filtro. A minha duvida é a seguinte: vou ter que utilizar sempre a turfa, ou só até conseguir os valores desejados, mas qundo retirar a turfa os valores não vão subir outrvez??

 

3- Tenho um filtro JBL cristalprof 250 e na saida de agua ele têm duas opções, uma parece uma colher e outra um tubo perfurado, qual a melhor opção??

 

4- A bomba de ar é necessária?

 

É tudo por agora, obrigada pela vossa colaboração

 

Paulo :shock:

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas, Paulo.

Ora vejamos...

 

1º O bicarbonato nessa formula tem como principal função o elevar a caracteristica tampão da agua, de modo a torná-la menos sensivel ás variações do pH, elevando a dureza da agua, pode, tambem, ser usado para elevar o pH da agua, nos casos em que o mesmo já vem acido, com a introdução de co2, vai baixar drasticamente, pelo que pode ser elevado com recurso ao bicarbonato;

 

2º Turfa everytime, senão, upa lálá com o pH, tão mais rápido quanto menor for a capacidade tampão da tua agua (tás a ver o ponto n.º 1?);

 

3º Desculpa, não conheço...mim ser fluval man...;

 

4º Se quiseres ter fauna, é essencial, pois o oxigenio produzido pela fotossintese não é suficiente para a maior parte dos bichos... é claro que depende da quantidade/qualidade de plantas e da quantidade/qualidade de fauna...se não quiseres por a bomba, sempre podes por a saida do filtro a movimentar a superficie da agua e por uns anabantideos, por exemplo, mas eu pessoalmente punha qualquer coisita mais... no meu caso tenho uma bomba de ar, a saida do filtro a mover a superficie da agua, e uma powerhead de +-300lts/h a oxigenar a agua... mas tenho maningo muito de peixes, e um aqua plantado de 400 litros uteis...

 

bem, foi o meu contributo, mas certamente outros melhores e mais especificos que o meu virão (estou a adivinhar o contributo do noss quimico de serviço???)

fica bem

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.