hatchim Publicado Setembro 12, 2005 Publicado Setembro 12, 2005 Olá a todos Estou-me agora a aventurar pela primeira vez nos plantados e como não podia deixar de ser tenho aquelas duvidas de principiante. Ora cá vão elas: 1- Vejo algumas pessoas na confecção de CO2 caseiro introduzir bicarbonato de sódio e outras não porq? Será que o bicarbonato serve para compensar a queda de PH? 2- Como pretendo ter condições de água com PH, kh e Gh baixos introduzi turfa na zona de filtragem do meu filtro. A minha duvida é a seguinte: vou ter que utilizar sempre a turfa, ou só até conseguir os valores desejados, mas qundo retirar a turfa os valores não vão subir outrvez?? 3- Tenho um filtro JBL cristalprof 250 e na saida de agua ele têm duas opções, uma parece uma colher e outra um tubo perfurado, qual a melhor opção?? 4- A bomba de ar é necessária? É tudo por agora, obrigada pela vossa colaboração Paulo Citar
Fausto Vicente Publicado: Setembro 12, 2005 Publicado: Setembro 12, 2005 Vivas, Paulo. Ora vejamos... 1º O bicarbonato nessa formula tem como principal função o elevar a caracteristica tampão da agua, de modo a torná-la menos sensivel ás variações do pH, elevando a dureza da agua, pode, tambem, ser usado para elevar o pH da agua, nos casos em que o mesmo já vem acido, com a introdução de co2, vai baixar drasticamente, pelo que pode ser elevado com recurso ao bicarbonato; 2º Turfa everytime, senão, upa lálá com o pH, tão mais rápido quanto menor for a capacidade tampão da tua agua (tás a ver o ponto n.º 1?); 3º Desculpa, não conheço...mim ser fluval man...; 4º Se quiseres ter fauna, é essencial, pois o oxigenio produzido pela fotossintese não é suficiente para a maior parte dos bichos... é claro que depende da quantidade/qualidade de plantas e da quantidade/qualidade de fauna...se não quiseres por a bomba, sempre podes por a saida do filtro a movimentar a superficie da agua e por uns anabantideos, por exemplo, mas eu pessoalmente punha qualquer coisita mais... no meu caso tenho uma bomba de ar, a saida do filtro a mover a superficie da agua, e uma powerhead de +-300lts/h a oxigenar a agua... mas tenho maningo muito de peixes, e um aqua plantado de 400 litros uteis... bem, foi o meu contributo, mas certamente outros melhores e mais especificos que o meu virão (estou a adivinhar o contributo do noss quimico de serviço???) fica bem Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Recommended Posts