Duvidas de povoamento de aqua 170l


Recommended Posts

Comprei a pouco um aqua Magnum em que as dimensoes eram 120c/40l/50a, mas fora os plasticos e a espessura dos vidros as medidas reais sao 117c/39l/41.5a o que da 189l, mas como e aconselhavel colocar cerca de 6cms de areao ou substrato fertil passa para 161l.

Com esta reducao significativa tive que reduzir na lista de peixes pensados para o aquario.

Assim tava a pensar colocar:

- 1 casal de gourami perola - 24cms

- 1 casal de gourami de 3 pintas - 20cms

- 4 corydoras - 24cms

- 1 pleco - 28cms ou 2 ancistrus - 24cms

- 1 casal de ramirezis - 15cms

- 6 neon - 20cms

- 4 cardinais - 16cms

- 4 peixes machado - 16cms

 

Com a soma de cms destes peixes da 163cms, como o aquario e de 161cms da perto de 1l por cada cm de peixe, o que e recomendado.

 

Como ainda nao esta decidido, existem outros peixes que podem substituir os acima referidos:

- 2 escalares - 30cms

- 2 barbos cereja - 10cms

- 2 kuhli - 20cms

- casal de melanotaemia boesemani - 30l

- 2 botia palhaco -24cms

- 2 tetra imperador - 10cms

- 2 tetra limao - 8cms

- 2 tetra incandescente - 8cms

 

Pretendo colocar o ph nos 6.5, temp de 26º e agua macia

Relativamente as plantas pretendo colocar com luz 2x36

- anubias

- valisnerea gigantea

- planta espada amazona

- musgo de java

- feto de sumatra

- ceratophillum demersum

- hydrocotyle leucocephala

 

Relativamente ao filtro tava a pensar num Eheim 2213 classic.

Agradecia imenso que colocassem as vossas criticas porque apesar de ter um aqua de 54l ainda sou novo nisto e tenho bastantes duvidas.

Relativamente ao substrato, o que aconselham? Areia, areao ou substrato fertil? Obrigado pelas vossas eventuais respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ram.

 

Com a soma de cms destes peixes da 163cms, como o aquario e de 161cms da perto de 1l por cada cm de peixe, o que e recomendado.  

 

Esta é uma regra muito complicada, que deve ser SEMPRE conjugada com outra: a do bom senso. No caso dos peixes que relacionaste, é verdade que atingem essa marca, mas é igualmente verdade que são, na sua maioria, peixes de pequeno calibre. Ora, como colocar, por exemplo, 30 cms de neons ou cardinais é totalmente diferente de teres um oscar de 30 cms, quer em termos de sujidade produzida, quer em termos de niveis de stress devido á ocupação territorial do aquario, na minha opinião poderás colocar esses peixes, podendo ainda, caso o entendas, aumentares o numero de individuos, nomeadamente nas especies mais pequenas, ou ainda colocares tambem algumas das especies de tetras que relacionaste como alternativa, se bem que como reparo, nunca deves manter o numero de individuos de um cardume de tetras abaixo dos 6. Outra das coisas positivas nas especies que escolheste é a sua localização no aquário, umas são de fundo, outras de meio e meio/topo. Desta forma não se vão posicionar todos no mesmo local, o que beneficia o bom viver dentro do aqua.

 

Relativamente ao substrato, o que aconselham? Areia, areao ou substrato fertil?

 

Uma vez que vais plantar, sugiro a utilização de uma camada de cerca de 2 cms de substrato fertil, depois pelos menos mais 4 cms de areão por cima. Prefiro o areão á areia, pois esta tem tendencia a compactar, e os dejectos, no areão, infiltram-se melhor, não sendo necessário tanta manutenção.

 

Boa sorte para o teu aqua, e qualquer coisa já sabes...

VIVÒ'S TETRAS!!!!

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

nessa escolha de plantas não me parece que sejam muito exigentes quanto ao substrato por isso deves-te safar com areao normal.com o tempo o areão ficara fertilizado pelos peixes e não tens que te peocupar com isso. quanto à escolha das ceratophyllum não te aconselho pois apesar de apesar de terem fama de precisarem de pouca luz a realidade as vezes torna-se diferente. ficam sujas muito facilmente e assim rapidamente se perdem :shock:

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o membro F.Vicente disse: "Ora, como colocar, por exemplo, 30 cms de neons ou cardinais é totalmente diferente de teres um oscar de 30 cms, quer em termos de sujidade produzida, quer em termos de niveis de stress devido á ocupação territorial do aquario" tem toda a logica e por acaso nunca tinha pensado nisso.

 

Relativamente ao substrato fertil tava a pensar por SERA FLOREDEPOT, e colocar uma rede para separar do areao (cor escura e de cerca de 4mm).

 

Relativamente a filtragem tava a pensar colocar 2 filtros JBL CristalProfi120 com as seguintes caracteristicas:

 

Technical data JBL CristalProfi 120 up to 120 liters content

Power connection: 230 V/50 Hz 12 W

Pump output: 600 l/h

max. pump height: 1,7 m/WS

Filter volume: 5,0 Liter

Filter insets: 2 filter baskets

Dimensions: 190x190x360 mm (length x width x height)

(height incl. Hose connections)

 

ou

 

2 filtros EHEIM classic 2213 com as seguintes caracteristicas:

 

EHEIM external filter for aquaria up to 250 liters content.

Pump output: 440 l/h,

filter volume: 3 liters,

delivery head: 1,5 m/WS,

power consumption: 230V/8 watts,

dimensions: (diameter x height) 160x355 mm,

hose size: pressure and suction side 12/16.

 

Relativamente a iluminacao tava a pensar comprar uma vulgar calha que se vende nos hipers e depois colocava as lampadas adequadas. Como o aquario tem tampas de vidro por cima acho que nao haveria grandes problemas com a humidade. Acho que uma calha com 2x36 seria suficiente.

 

Pretendo instalar o aquario quando tirar estas duvidas para mais tarde nao me arrepender e ter que o instalar de novo. Sei que em aquariofilia e tudo muito complexo e ha sempre coisas a melhorar, mas se conseguisse reduzir ja era bom. Desde ja agradeco ao membro F.Vicente e ao membro Space Cowboy pelas suas criticas e se mais alguem me pudesse ajudar agradecia muito. Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

o ideal era encontrares um filtro com um copo da capacidade do 1º mas com o caudal do 2º. mas caso não encontres entao aconselho a 2º escolha, 2 filtros de 600L/H para um aquario da dimensao desse parece-me exagerado visto que queres ter plantas e não as queres muito agitadas.

quanto à calha, se vier com luzes brancas não precisas de mudar.

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à filtragem, tens aí duas boas opções, qualquer delas é valida, a uma maior potencia na bomba contrapoe-se uma melhor eficiencia na filtração do eheim, embora o jbl não seja de menosprezar em nada....bem eu no teu caso deixava, nesse caso, os €'s falarem, e optava pelas hipoteses mais em conta, embora caso não houvesse grandes diferenças optasse pelos eheim, ou fluval (hipotese que não consideraste), pelo silencio de funcionamento, factor que é fundamental para mim. Mas é uma questão de gosto pessoal.

 

Já quanto á calha, aqui já discordo. Ou não. Se fores 'engenhocas' e conseguires aumentar a potencia da calha, de um modo radical, então tudo bem, mas olha que não é facil, nessas calhas...metem-se mais meia duzia de watts, mas muito mais do que isso, é extremamente complicado... caso contrário, aconselho-te a investires logo em algo melhor, com (muito) mais potencia. E por mim falo, pois aquando da aquisisão do aqua de 460 lts, veio tambem uma calha, + ou - desse tipo que descreves, com 150 cms e duas lampadas de 36 cms.... custou-me 130 euros, para passados uns meses ter adquirido uma coisa 'á séria', com 354 watts. E não 'choro' o dinheiro desta ultima, que como é obvio, foi bastante mais cara. Choro sim, o dinheiro da primeira, que está guardada a apanhar pó, com dois meses e meio de uso, e a qual só adquiri por falta de informação, planeamento, e por ter sido mal informado

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o F.Vicente tem razão no que diz ,segundo o que deduzi da sua resposta, pois quem entra no mundo das plantas mais cedo ou mais tarde vai querer ter plantas mais ou menos exigentes e de crescimento rapido. sendo assim, a longo prazo, a melhor soluçao era uma calha potente na casa dos 150W (aconselho-te a fazeres uma DIY com 4 lampadas fluorescentes de 1.2m). quanto à calha do hipermercado, continuo a achar que é a sua potencia é a mais adequada às necessidades das plantas que queres manter, embora com uma calha mais potente possas sempre desligar ou tirar algumas lampadas.

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois!

Só a titulo de explicação, quando disse que discordava quanto á calha, ainda não tinha lido a resposta do Space Cowboy, portanto não é da opinião dele que discordava, até porque está correcta para os plantas que enumeras-te (quase todas), mas sim da aquisição de uma calha desse tipo.

Como bem disse o Space C., quando se entra com umas plantitas mais resistentes e pouco exigentes, acaba-se (normalmente) por se tomar o gosto á coisa, e dai a querer fazer tapetes de riccia é um tirinho.

Quanto á potencia, os cerca de 150watts sugeridos são o minimo aconselhável para um aqua com plantas pouco e médias, em termos de exigencia de luz, mas ainda assim, aconselhava um pouco mais caso quiseres trabalhar com plantas mais exigentes - por exemplo, plantas que formam tapetes ou plantas coloridas (red ou rubias), ou ainda as de crescimento rápido, fundamentais, por exemplo, num aquario com discus.

Resumindo, caso tenhas possibilidade, tenta uma calha o mais potente possivel, com hipotese de a ligares por sectores...ou então, boa sorte nas engenhocas....

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que realçar que o tamanho do aquario que vem referido na caixa é de 120/42/51.5 de capacidade 208litros. Os 170 litros que calculei sao ja sem a espessura dos vidros, com uma camada de areão de 7cms... Acho que as minhas contas estão correctas. A ideia dos 2 filtros é para os poder lavar com um intervalo de cerca de 15 dias.

 

Relativamente aos filtros estava mais inclinado para os 2213 da EHEIM. Como pretendo que o ph seja de 6.5 acho que tenho que colocar turfa nos filtros e colocar como decoração troncos de turfa para ajudar a manter os parametros. Ja agora, aconselham que os filtros contenham as mesmas massas filtrantes, ou um é para a filtragem mecânica( atraves de esponjas ou lã filtrante) e outro para filtragem biologica (através de massas filtrantes e turfa).

 

Relativamente à calha devo então comprar uma 4x36 (144W) e se não for preciso para coloco apenas 2 lâmpadas.

 

Relativamente ao que o membro Space Cowboy disse: "quanto à calha, se vier com luzes brancas não precisas de mudar" não compreendi muito bem. Pensava que para os aquários eram precisas lâmpadas especiais ex: Sera Plant Color ou Sera Tropic Sun, cada uma com intensidades luminosas diferentes.

 

E relativamente ao substrato fértil qual é o que me aconselham? Tava a pensar no Sera Floredepot, que me dizem?

 

Mais uma vez obrigado pelas respostas. Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as lampadas especias para plantas estão a cair em desuso visto que cada vez mais gente repara que consegue o mesmo(ou quase igual) crescimento de plantas usando lampadas comuns para uso corrente em casa. essas lampadas sao as chamadas Daylight com uma temperatura de cor na ordem dos 6500ºK. a grande vantagem é a do preço: uma lampada de 1.2m 36Wdaylight da ORSAM custa menos que 2€ enquanto que uma lampada especial para plantas é capaz de custar 10x mais....

quanto ao substrato da Sera estas mesmo decidido a usa-lo :roll: ja ouviste a minha opinião la em cima(não uses substrato fertil)

 

 

Pedro

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, Space Cowboy, confesso que estava a ser um pouco teimoso, mas convenceste-me :roll:

Já agora sabes-me dizer qual o tamanho do areão aconselhavel? Pelo que tenho lido é aconselhavel 2/3 mm para facilitar o enraizamento das plantas.

 

Quanto ao membro F.Vicente obrigado pela ajuda. Vou analizar a situação e também vou ver melhor uma calha num hiper que me tinha agradado à primeira vista.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem podes usar uma camada fina de areao fertil com o areao inerte por cima, se começares a ver algas a crescerem no substrato é porque a coisa está a dar po torto e o substrato fertil não está a ser aproveitado pelas plantas. acho que essa granulometria do areao é boa, eu não tenho a certeza das dimensoes do meu mas deve andar a volta dos 4/5mm.

 

boa sorte

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.