Visitante Publicado Junho 30, 2003 Publicado Junho 30, 2003 Tenho um aquário de 112 litros, quais as lampadas que devo instalar? Disseram-me que são as Live. Está correcto? e quantos Watts? Obrigado pela Ajuda. Citar
David Pereira Publicado: Junho 30, 2003 Publicado: Junho 30, 2003 Oi elio, Para qualquer aquário em relação à iluminação utiliza-se sempre a razão de 0.5 wattsl/litro até 1Watt/litro, sendo se quiseres manter um plantado re aconselho uma iluminação mais perto de 1Watt/Litro. Podes escolher entre lâmpadas flurescentes comuns ou as HQI, embora estas últimas sejam bastante caras e normalmente só são usadas em aquários com altura superior a 50cm, pois as flurescentes nessas alturas já não conseguem que os seus raios chegem com uma intensidade desejada ao substracto. Eu por experiência prórpia recomendo as flurescentes, sempre as usei e tive sempre bons resultados. Quanto aos tipos de flurescentes, existem aquelas nas lojas de aquariofilia especiais, mas no meu entender pedem o valor abismal por elas, por isso eu uso as da Osram, a Daylight (luz do dia, que imita a luz solar) e Fluora (especial para as plantas), que podes encontar em qualquer loja de material electrico, por uns 5 eur cada. Fica bem... Citar
Visitante Publicado: Julho 3, 2003 Publicado: Julho 3, 2003 As plantas crescem rápido com essas lampadas? Citar
David Pereira Publicado: Julho 3, 2003 Publicado: Julho 3, 2003 Oi elio, Eu até hoje não tenho tido problemas, as plantas crescem bem rápido, mas também nunca esquecendo a injecção de CO2. Passadas 2 ou 3 horas da iluminação estar ligada é um festival, só bolhas de O2 a sairem das plantas, resultado da fotossintese!!! Para mais informações sobre estas lâmpadas consultar o tópico: http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...topic.php?t=309 Fica bem.... Citar
Visitante Publicado: Julho 7, 2003 Publicado: Julho 7, 2003 Boas, Para quem quiser saber mais sobre iluminação: http://www.alexkawazaki.hpg.ig.com.br/Arti.../IlumiAqua.html Citar
Recommended Posts