Dúvida....


Recommended Posts

Olá a todos! :arrow:

 

Vou agora montar um aqua de 90l para um ciclídeo jóia (Hemichromis bicamulatus) que me foi oferecido por a pessoa não ter condições para o ter. Ao princípio não achava muita piada ao bicho mas aos poucos afeiçoei-me a ele e por isso é que vou montar um aqua maior para ele.

 

Mas concentrando-me no que me levou a escrever este post a minha dúvida prende-se se posso por algum ciclídeo para além do jóia. Isto tudo porque andei a pesquisar na net e como 2 machos se podem matar (e eu não quero isso e pelo menos é o que li se estiver errada por favor corrijam-me! :arrow: ) e como também não sei se o que tenho cá em casa é macho ou fêmea :roll: (apesar de estar desconfiada que é macho) será que poderei por outros ciclídeos? Estava a pensar nos shell dwellers já que andei a ler sobre eles e fascinam-me... Acham que dá? Senão o que ponho? Outros jóia? Quantos?

 

O aquário deve ser montado com areia da praia ou de coral (qual o melhor?), com muitas pedras cálcarias e esconderijos? Senão como?

 

Se me pudessem responder a estas questões agradecia ou se existisse um bom site para me tirar estas dúvidas também era bom!

 

Desculpem o post ser tão longo :arrow: mas não queria fazer asneira :roll: !

 

Agradeço desde já a paciência de quem me responder! :oops:

 

Este mundo dos ciclídeos é mesmo fascinante! :arrow:

 

Cumprimentos a todos! :lol:

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu tenho joias há muitos anos (muitas criacções inclusive(de um casal cheguei facilmente aos 30 peixes), um casal compativel desova com muita frequência) e num aqua desse tamanho podes colocar 3 ou 4 joias mas eu se fosse a ti optava por um casal (é facil de distinguir o macho é mais colorido e com as barbatanas pontiagudas) porque não tarda nada tens filhotes e aqui só tens que prestar atenção ao comportamento do macho com a fêmea se não é demasiado agressivo, de resto eles protegem os filhotes como ninguém.

Eles gostam de uma água ligeiramente alcalina (7.5 ph) e mais de pedras do que plantas, mas podes colocar algumas "rijas" de preferencia.

Se puseres outro ciclideo opta por algo "resistente" como os jóias

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Já comprei o aqua e optei por um mais pequeno por o espaço onde o vou por não ser muito. Só tem 50l. Na loja onde comprei o aqua disseram-me exactamente isso e talvez ponha só mais um jóia senão fica sozinho.

 

Obrigada pela resposta. Ajudou-me muito. :roll:

 

Cumprimentos a todos! :arrow:

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Para os joia é preferivel utlizares a areia da praia, o ph pode variar entre os 6,5 e os 7,5. Estes ciclidios chegam a ser encontrados em águas salobras. Para decoração podes utlizar troncos e plantas resistentes.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O tronco comprei-o hoje com o aqua mas obrigada pela dica. :D

 

Quanto ás pedras quais as melhores? Podem ser seixos daqueles de rios? Ou aconselham outros?

 

Quanto ao areão usei daquele de rio e metade desse vem do aqua principal para acelerar o ciclo do aqua. Quanto ás plantas por agora só tenho umas elódeas mas durante o fim-de-semana vou arranjar mais. :)

 

Agradeço imenso aos dois a ajuda e outras opiniões serão sempre bem-vindas. :)

 

Cumprimentos a todos! :)

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselhava mais utilizares areia, pois os detritos eram mais facilmente limpos. Já que utilizas-te areão do rio, posso-te dar uma sugestão, podes sempre misturar areia, a combinação dos dois fica muito engraçado e bastante natural.

Quanto aos seixos, os redondos de rio de que falas são optimos, Têm só o inconveniente de serem muito volumosos e te retirarem preciosos litros de água , ao aquário, já de si pequeno para manteres um casal de Hemichromis bimaculatus.

Quanto á filtragem não sei o que tens em mente, mas como é a primeira vez que tens ciclidios, não te aconselho a usar placa de fundo, se não tiveres disposta a comprar um filtro exterior, uma cabeça motorizada com um copo de prefiltragem é o suficiente, os filtros de cascata são tambem boas opções.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Por acaso não é a primeira vez que tenho ciclídeos pois cá em casa tenho 5 escalares no comunitário. :D Este aqua só não é maior por questões de espaço... Porque se dependesse de mim seria maior. :)

 

Quanto à areia assim que me for possível ir buscá-la vou seguir a tua segestão e juntá-la. :wink: Até pode ser que aos poucos vá substituindo o areão de rio e ponha só areia. Os seixos eu vou tentar arranjar os mais pequenos possíveis porque realmente concordo que retiram muito espaço.

 

De filtragem tenho o filtro interno que vem com o kit e um de cascata para auxiliar. Placa de fundo já desisti à muito tempo é uma grande porcaria. :lol:

 

Muito obrigada pelas sugestões quanto a por uma fêmea para fazer casal (sim, porque pelo que andei a pesquisar tenho quase a certeza de o ser) ainda ando a ponderar pois não estava interessada na reprodução.

 

Uma última dúvida: Será que posso por alguma "equipa de limpeza" :?: Se sim quais as espécies :?:

 

Mais uma vez agradeço as sugestões. :D

 

Cumprimentos a todos! :)

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu geralmente até me esqueço que os Escalares são ciclidios :oops: , assim como os Discus, mas vais começar a perceber isso, até porque queres saber se podes por alguma equipa de limpeza. Com joias nunca mantive equipas de limpeza, penso que um pleco ou um limpa vidros, não haverá problema, mas com as corydoras, já não tenho a certeza, eu não arriscava. Aliás de momento não mantenho nehum dos tão afamados limpadores, seja de algas ou de fundo nos meus aquários de ciclidios.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pois eu não estava a pensar em corydoras estava a pensar em limpa-vidros ou um dos L's mais pequenos. Mas amanhã vou a 2 ou 3 lojas de aquariofilia de confiança para saber mais coisas e depois pergunto aqui se o que me disserem é o mais acertado. :oops:

 

Quanto a ciclídeos a "sério" eu e o meu namorado estamos a pensar em montar um ou do tanganyca ou do malawi mas antes de nos "atirarmos" de cabeça andamos a pesquisar e a perguntar. :D Qualquer dia faço aqui perguntas sobre isso se ele se decidir a montar um (que eu vou fazer de tudo para que sim :lol: ). Até lá.... Pesquiso! :wink:

 

Mais uma vez obrigada pelos esclarecimentos. :wink: Ajudaram-me muito. :wink:

 

Cumprimentos a todos! :D

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais