Carassius Auratus


Recommended Posts

Isto é uma história um bocado estranha.

 

Ao ir a um casamento onde o tema era o mar :oops: e a decoração de cada mesa era um ridiculo pote minúsculo com 2 Carassius Auratus em cada perfazendo um total de uns 40 peixes. Obviamente os pequenotes estavam alinhados para uma triste vida dentro das suas redomas sem ventilação, filtragem ou qualquer tipo de cuidado mínimo.

 

Obviamente isto não podia ser tolerado, e depois de muitas manobras ninja eu e os meus "cúmplices" resgatámos 12 e levei os bicharocos para casa.

 

Nunca pensei que pudesse gostar tanto de peixe (sem estar cozinhado) de modo que logo no dia seguinte fui munir-me do equipamento necessário para poder dar aos meus novos hóspedes uma existência saudável e condigna.

 

Infelizmente no transporte um deles (um braco com uma mancha vermelha na "testa" que já tinhamos chamado de gorbachov) morreu.

De modo que fiquei reduzido a 11. Apesar dos meus cuidados uma semana mais tarde o primo do gorbachov também deu de sí, ficando assim a contagem actual em 10 animais.

 

Abraçando esta minha nova paixão pela aquariofilia, li e li e li na internet sobre a espécie e apercebi-me que o meu mísero aquário de 60L está muito aquém das necessidades dos meus queridos dourados.

 

Assim sendo venho consultar-vos, como criadores mais experientes acerca do que vou precisar para lhes dar um lar onde possam proliferar.

 

fica aqui uma foto de alguns deles (mesmo depois de muita conversa não os consegui convencer a posar para a foto), numa altura em que estava com problemas com a filtragem pelo que a água estava um bocado verdosa:

 

fish9xo2gn.th.jpg

 

Cumprimentos e aguardo as vossas sugestões/comentários,

pC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pC, o ideal para esses dez meninos, era mesmo um tanque, um aquário com medidas para os albergares convenientemente, talvez ainda te fique despendioso.

 

Quanto á filtragem, é na verdade o assunto mais importante, pois são peixes que degradam rapidamente a qualidade da água. Não sei que tipo de filtragem tens, mas se for placa de fundo, não conseguirás manter esses peixes vivos durante muito tempo, aconselhava-te a comprares um filtro externo de copo.

É conveniente fazeres mudas de água semanais (água sem cloro), na ordem dos 10 a 30 % do volume total do aquário.

 

Na alimentação tenta evitar os flocos, e alimenta-os com granulado, suja-te menos e água e a comida é com certeza 100 % aproveitada.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tu resposta RCorreia (o C de pC tb é Correia :?:

 

Uma vez que vivo num apartamento a hipótese do tanque parece-me bastante remota, mas vou rebecer uma doação de um aquário de 100L de amigo, ando a congeminar um projecto megalómano que nem sei se é sequer exequível.

 

deixo aqui um esboço do que ve vai nas ideias:

 

aqpsico7yn.th.jpg

 

Se conseguisse fazer isto ficava com 1 duplex de 160 litros para os 10 peixes o que era uma melhoria bastante considerável, mas tendo em conta as leis da física o aquario maior não podia estar completamente cheio senão a gravidade forçaria a água a ficar nivelada entre os 2, logo devo ter uma perda de uns 10/15L de capaciade.

 

O meu sistema de filtragem é um filtro interior de esponja com uma capacidade de 200L/H acho eu, mas isso é a primeira coisa que vou mudar. Tenho que investigar que tipo de sistemas de filtragem é que há e ver como se enquadram no meu orçamento.

 

As mudas de água já as faço semanalmente, com água del cano que deixo durante uns 2/3 dias num recipiente que agito para oxigenar a água e para que o cloro se decomponha e disperse. Antes de ir para o aqua leva tb com tratamento para eliminar outros compostos que há na água e as correcções necessárias de ph.

 

Não é por falta de vontade que eles não estão melhor :oops: simplesmente ainda sou um iniciado.

 

cumps,

pC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que andei hoje a lker na net deveria ter pelo menos 40L de água por peixe o que no meu caso daria um simpático total de 400L...

 

a não ser que dedique uma divisão inteira da minha pequena casita não vejo como isto será possível...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pC

 

Os meus parabens e profunda admiração por teres salvo esses peixinhos.

 

Sou um apaixonado recente, mas muito convicto em relação aos Dourados.

 

Quase todo o pessoal deste forum prefere filtros externos... e tem muita razão.

 

Eu tenho esse tópico exaustivamente discutido e concordo plenamente.

Com essa variedade de peixes (porcalhõezinhos... :lol: ), só mesmo filtro externo.

 

Silênciosos (só oiço a vizinha de cima... :wink: ), água ultra limpa, ciclo do azoto rápidamente estabelecido e de facto a filtragem biológico ganha verdadeira expressão.

 

Tenho um aqua de 60L e uso uma Eihem Ecco 2233 (existem muito boas marcas) e tenho um débito de 400L/Hora.

Equilibrio perfeito.

 

Outro aspecto a considerar é o plantio e a luz, que te desafio a ler o que está escrito neste forum.

 

Passo a "gràxa" ao lado, mas este forum tem malta espectacular que te poderá ajudar.

Aguarda por mais respostas...que nos serão uteis.

 

 

Cumprimentos

 

Snan.

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se conseguisse fazer isto ficava com 1 duplex de 160 litros para os 10 peixes o que era uma melhoria bastante considerável, mas tendo em conta as leis da física o aquario maior não podia estar completamente cheio senão a gravidade forçaria a água a ficar nivelada entre os 2, logo devo ter uma perda de uns 10/15L de capaciade.  

 

 

Sim o projecto é ambicioso, para fazeres a ligação entre os dois aquários, terás de arranjar passa muros bem grandes de modo a que os peixes passem tambem por eles.

 

Um conselho: fica-te mais barato comprar vidro de 8mm para fazeres um aquário de 200 litros, eessas peças de Pvc são realmente caras, e no diâmetro que queres, ainda o devem ser mais.

 

Para resolveres o problema da gravidade umas placas de esferovite por baixo do aquário mais pequeno, resolvem o problema.

 

Se te vão oferecer um aqua de 100 litros, esse vai chegar por mais uns bons meses, por isso pensa é em adquirir um bom filtro exterior, não te serve de nada dar mais espaço aos peixes se a qualidade da água, os fizer constantemente ficar doentes.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Para já, meus parabén pela tua atitude de salvar os peixes.

 

Como não tens espaço para todos os peixes, acho que podias tentar vender alguns por uma quantia amigavél.

 

Quem sabe alguém que tenha um lago fique-te com eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais