Recommended Posts

Publicado

Vou montar um aqua de 150x50x50, com uma sump de 80x35x40 com 4 divisórias.

o que tenho de pôr na sump? e que quantidades?

o aqua vai ser de agua doce ...

Cmpts

Ana

Publicado:

Bom dia Ana.

Devias dizer que tipo que aquario vais fazer e que tipo de especies pretendes introduzir pois isso vai fazer diferença nos materiais que deves por na "sump".

Cumprimentos.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

olá,

Na sump metes o que colocarias num simples filtro externo.

Eu colocaria 1ºPerlon, depois esponja,ceramica, bioballs, algum substracto especial(substractos do tipo Ehfisubstrat da Eheim/substractos que retiram nitratos da água e outras substâncias nocivas) e se for necessário podes colocar turfa. :roll:

Se não fosse pedir muito, gostava de ver um esquema da tua sump... :D :?

Publicado:

Ana,

eu tive um sistema de 400 litros em que a sump não tinha nada a não ser plantas iluminadas em contra-ciclo com o aquário.

Foi um sucesso principlamente porque eram plantas de crescimento rápido e porque os peixes que mantinha não eram demasiado "pesados" em termos de poluição.

É uma solução em que a biologia se sobrepõe à tecnologia.

A ideia do contra ciclo da luz é ter as plantas de cima a produzir CO2 para as de baixo e vice versa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!