Nuno Prazeres Publicado Julho 29, 2005 Publicado Julho 29, 2005 Tinha escrito isto como resposta a outro assunto deste sub-fórum mas o tema pareceu-me tão apaixonante que decidi criar um assunto próprio. Há empresas que apregoam qualidades milagrosas dos substratos que vendem mas tenho sérias dúvidas que o efeito destes no equilíbrio químico da água seja muito significativo. Os processos biológicos serão sempre mais relevantes. Ter SPSs e LPSs ou mesmo coralina a desenvolver em força só com base na solubilidade do substrato só pode ser uma miragem a não ser que, como se está a testar nos Estados Unidos, se façam injecções controladas de CO2 no próprio substrato. A ideia é ter um reactor de cálcio no próprio aquário. De facto isto faz todo o sentido e não tenho dúvidas de que mais dia menos dia algum génio (e há muitos e bons neste fórum) arranjará uma solução e vamos passar a injectar água rica em CO2 no próprio aquário porque se conseguirá (por exemplo com difusão pela parte inferior do substrato) fazer com que a água mais ácida percorra uma quantidade suficiente de aragonite para ser eficiente a produção de Ca e bicarbonato dissolvido, conseguindo-se um efeito equivalente ao dos reactores "clássicos". Outra via bem mais bela é proporcionar bio-actividade não fotossintética suficientemente intensa (respiração) fazendo com que o subproduto desta (CO2 dissolvido) tenha o máximo de contacto possível com o substrato. Assim ficamos com um reactor de calcio natural e de certa forma auto-regulável. As experiências que estão a ser feitas passam por usar sistemas de tubos ocos, tipo serpentina, colocados por baixo do substrato com água a circular lentamente e potenciar a sua colonização por organismos de elevado metabolismo. A concentração de CO2 na água que circula nessas tubagens será suficientemente maior para que o pH baixe para níveis próximos dos reactores de Ca na saída do tubo. Depois estará uma quantidade suficiente de aragonite (o próprio substrato) que ao ser atravessada por água com um pH baixo dissolverá aumentando a concentração de Ca e Carbonatos na coluna de água. Resultados destas experiências não tenho mas vou mandar um email ao autor e depois comento no fórum. Vai ser difícil é arranjar um bicharoco que sirva estes propósitos... As bactérias serão sempre o principal candidato mas claro que também têm de conseguir desenvolver-se em número suficiente para, à custa do que comem no aquário, produzir o CO2 necessário. Se calhar não será possível resolver esta parte... Se isto acabar por resultar poderemos estar prestes a viver mais um belo momento na evolução da aquariofilía de reef. Depois do escumador, da rocha viva, da kalk, das HQIs e T5, o que virá a seguir? Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Recommended Posts