As plantas e a àgua fria


Fernando Leite

Recommended Posts

Olá ! Aconteceu-me uma coisa engraçada. Deram um pequeno tronco que vinha cheio de musgo colado a ele. Qdo cheguei a casa vi que não havia espaço dentro do meu aqua actual e então resolvi coloca-lo numa grande bacia de agua onde tenho um tronco que esta a ser preparado para colocar num novo aqua maior. Pensei logo que passado uns dias o musgo iria morrer pois a bacia esta com a agua à temp ambiente ( uns 7 ou 8 graus ) e está num wc onde so tem luz de vez em quando :wink:

 

Para meu espanto o musgo continua intacto não perdeu o aspecto verde e acho mesmo que vai resistir à quarentena.

 

Mais um caso que contraria as regras :):lol:

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Para alem de musgo tambem tenho Hygrophila Diformis, Riccia, Lemna Minor e 1 anubia em agua fria e qualquer uma das plantas desenvolve-se.

Tenho é 1 lampada fluorescente compacta de 6200K.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Se por acaso o teu tronco está coberto por Musgo de Java estás cheio de sorte. ;) É absolutamente espectacular e dá um efeito lindíssimo a um aquário. Tens é que ter cuidado pois terá tendência para dominar o aquário. Há quem use resina para circunscrever o seu crescimento. Eu simplesmente deixo-o crescer e retiro manualmente alguns excessos(quando se agara a outras plantas, por exemplo).

Pessoalmente, acho que um tapete de Musgo de Java (se for esse o caso) é lindíssimo e até ajuda algumas espécies, como os barbos, a desovar.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Se por acaso o teu tronco está coberto por Musgo de Java estás cheio de sorte.  ;) É absolutamente espectacular e dá um efeito lindíssimo a um aquário.

 

É verdade Ni ! A corrente provocada pelo filtro faz o musgo dançar ao som da corrente dando um aspecto 5 estrelas ao aquario. Qto ao prende-lo no tronco podes consegui-lo comprando um bom bocado de musgo e juntando a um tronco (fora do aquario). Assim a correnteza ou os peixes não o vão tirar do sitio... Qdo ele agarrar ao tronco ai sim podes colocar no aquario. Tb ha quem o amarre com fio de nylon.

 

Abraços !

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Fernando, felizmente que o seu musgo se está a dar bem, mas este caso é tudo menos uma contradição das regras. Os musgos não necessitam quase luz nenhuma e dão-se em todos os climas e temperaturas. Estranho era se não se aguentasse :x

Onde ele é capaz de se dar mal é no aquário... dependendo do musgo. Se fôr o musgo de java do comércio, não terá problemas, mas se fôr um outro musgo qualquer existente na natureza no nosso país, o mais provável é que morra todo devido ao excesso de temperatura e luz.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb ha quem o amarre com fio de nylon.

 

O musgo, tal como os fetos de java, as anubias ou qualquer outra planta que enraize no tronco é sempre preso com linha de algodão, de preferência da cor do tronco para disfarçar. O algodão apodrece em poucos meses e o resultado fica mais natural. Apenas a riccia que não adere naturalmente às superfícies é amarrada com nylon.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais