Recommended Posts

Publicado

oi...

tenho um aqua de um metro e a calha só dá para lampadas de 30w, será que dá para fazer uma alteração naquela calha de maneira a por mais do que 1 lampada?

:wink::roll:

...há uns dias li num dos topicos que as lampadas normais tambem davam para aquas, então queria a vossa opnião sobre quais as melhores,e mais fixes para o afeito, uma vez que são bem mais baratas. :P

Lena Serra

Publicado:

se tiveres espaço e o souberes fazer, claro que dá....se precisares de ajuda, é pesquisar em diy iluminação, que por cá andam uns quantos exemplos, e assim como, não sendo a pessoa mais indicada, pois andam pelo forum verdadeiros mágicos no que diz respeito a iluminação, te posso ajudar se precisares, aqui, por mp ou no msn, como preferires...

já agora, qual o setup do aqua? e o que pretendes fazer com ele? isso é bastante importante para escolheres a potencia que vais colocar...

quanto ás lampadas fluorescentes, diats normais, elas dar, dão, mas regra muuuito geral, não são as mais apropriadas por varias razões, assim de repente aqui vão duas:

:roll: não têm o grau de eficiencia que as lamp proprias para aqua tem, pelo que libertam mais calor, que se transmite á agua, o que ai em portalegre deve ser util no inverno, mas no verao nem por isso :P , e isto á custa de uma menor eficiencoa em termos de 'luz'

:wink: os espectros em que essa 'luz' é emitida normalmente não é o mais adequado , quer aos peixes, quer ás plantas,

finalmente, no teu caso, e se pretendesses um boost de potencia, acho que o melhorr seria adaptares essa calha de modo a lá instalares umas pc's (power compact), com, ou sem a t8 que actualmente ai tens...

foi um pouco, massudo, eu sei, mas lê, 'desmoi' e depois poe duvidas, ok?

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Oi... :wink:

O aqua tem:

compri. / larg. / altura - 120*30*40

fauna:

3 discus

15 neon

2 coridaras

2 palhaços

Flora:

anubias

o resto não sei o nome de cor

Mas é para ser tudo removido e colocar riccia e musgo de java, quando vier de férias.

Pelo que li não são muito exigentes. :lol:

A iluminação é que é muito fraca só tem 30w e tenho a á 2meses mais ou menos e já tá bué fraca.

...então pensai em mudar mesmo tudo. :roll:

Quanto á calha já tenho quem ma altere, só não sei que lampadas devo colocar uma vez que as proprias são muito caras e duram pouco.

Qual a melhor para o efeito? :wink:

Lena Serra

Publicado:

ola lena

antes de mais um reparo, a riccia é bastante exigente em termos de luz, para crescer em condições é até das plantas mais exigentes...tanto que me atrevo a dizer que tal iluminação não se adaqpta aos discus...ou discus, ou riccia...quanto ás anubias que ai tens, e ao musgos de java, esses sim, são apropriados para os discus, pois são plantas menos, ou pouco exigentes em termos de luz. outra plantas poderás consultar no site da tropica (www.tropica.com)

quanto ás luzes:

tens varias hipoteses, mais ou menos dispendiosas:

:crazyeyes: a mais em conta será, caso tenhas espaço, por outra lampada igual á que já tens. é só mais uns suportes (+-3 €), um balatro (normal é +- 5€, electronico anda na casa dos 20€, o 'arrancador' e o suporte para este (+-2€)

bigsmile podes optar pelas t5, para esse tamanho tens as de 39 watts t5 HO, que medem 84,9 cms e custam-te na ordem dos 14 € cada, o grande inconveniente é que tinhas obrigatoriamente de optar por balastros electronicos, que custam a modica quantia de 22€ de for para uma lampada e 26€ para duas..., os suportes andam entre os 5€ e 10€, caso sejam normais ou estanques, e ficas livre dos arrancadores...

:D por ultimo, sempre podes por as pc's (power compact's), para essa calha, e dependendo da largura dela, podes um monte de configurações, podendo, no maximo e pelas minhas contas , no caso de se conseguir colocar uma ao lado da outra, ao maximo de 2X 55w pc (mede 53,3 cada) + 2X 24 w pc (mede 31,7cms cada lamp), portanto, 148w... é claro que neste caso corrias o risco de fritares a solhas, mas é só para ters uma ideia do que poderás, no maximo, ai por.

Já agora, as pc's tambem requerem balastro(ou tranformador, tambem serve) apropriado ás potencias das lampadas, dispensam arrancadores (já os têm incorporados)e orçam as de 55w entre 16€(4200k) e 20€(6500K) e as de 24 w entre 12€(4200k) e (6500k)...

:!: atenção que estes preços são preços referencia, podes sempre tentar encontrar mais barato, certamente que poderás encontrar, por exemplo, algumas desta coisas em grandes superficies comerciais, a preços mais em conta...como disse, é uma referencia que eu tenho, se vier mais barato, melhor...

:idea: podes sempre, é claro, tentar combinações destes tipos de lampadas...

miga lena, toma lá mais um testamento, espero que te sirva para alguma coisa, qualquer duvida apita, se quiseres adiciona o msn, que isto de fazer testamentos é xato... :shock:

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!