Recommended Posts

Publicado

Segundo li no v/forum a iluminação para aquários plantados deve ser de 1w por litro de água, pergunto se há lampadas de 45 cm de pelo menos 30 w,pois que o meu aqua é de 60 l e so tenho uma calha com uma lampada de 15w.Obrigada e parabens

Publicado:

tita, antes de mais benvinda ao forum, e já agora um pedido/conselho: actualiza o teu perfil com mais alguns dados, vais ver que será util no teu relacionamento aqui...

posto isto, e não sendo eu um perito na matéria, (e por aqui há uns quantos que certamente te vão ajudar mais), desde já te digo que esta regra dos 1w/lt é meramente indicativa e pode ser condicionada por muitos factores: o principal dos quais será se pretendes plantar o aqua, ou não..e mesmo plantado, poderás sempre optar por plantas que sejam pouco exigentes em termos de luz, as quais podes escolher, por exemplo em www.tropica.com

depois, além da litragem, outro factor muito importante é a altura do mesmo, pois aquas muito altos (60 ou +) já requerem um potência diferente, nomeadamente em termos de indices de penetração, pela litragem que indicaste não deve ser este o teu caso, mas sempre fica a ideia.

por último, e respondendo á tua pergunta, sempre te digo existirem lampadas até esse tamanho - 45 cms- mais potentes, como é o caso da power compact de 36w, que mede exactamente 41,1 cms, só que suspeito que te estejas a referir ás lampadas fluorescentes normais t8, cuja lampada de 15w mede 43,7 e não 45, e o que pretendias era trocar uma por outra... neste caso não é possivel, pois que eu conheça não existe lampada t8 mais potente, pois a cada medida de lampada corresponde uma determinada potencia. para colocares a power compact que te falei terias de alterar a calha, nomeadamente em termos de suportes/caixilhos e balastros/transformadores...até nem é de muita ciência, mas é preciso perceber um pouquito da coisa.

se tiveres mais duvidas apita, e estou certo que melhores opiniões aqui chegarão...

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!