carpa koi muda de cor


Recommended Posts

Olá Gonçalo,

 

Aparentemente está tudo bem com a tua carpa.

Exemplares de Koi ( Cyprinus carpio ) ou Peixe Vermelho ( Carassius auratus ) que pertencem às variedades “ coloridas “ em resultado da selecção humana não pertencem a uma linhagem com características consolidadas como as variedades “ selvagens “.

Isto quer dizer que independentemente do graus de “ pureza “ da referida linhagem há altas probabilidades de mudanças de colorido até certa idade do indivíduo.

O caso em particular apenas quer dizer que se trata de um exemplar “ impuro “ de variedades como a Hikgarimono ( Nezu Ogon ? ), Kohaku ( Sandan Kohaku ), mas apenas através de uma observação directa seria mais fácil a identificação.

Não fiques chocado porque é muito raro aparecerem em Portugal exemplares à venda de variedades “ puras “.

Geralmente são infelizmente o refugo ou os indesejáveis das produções industriais estrangeiras, quando não são “ híbridos “ de diferentes variedades. Estes rafeiros merecem no entanto todo o nosso carinho e estima pois também têm o mesmo encanto dos animais de maior pureza.

De toda a forma continuo a preferir as formas selvagens, não deixando no entanto de reconhecer um certo fascínio pela obra humana.

Todas as variedades actuais descendem da variedade selvagem a que os Japoneses denominam Magoi.

As primeiras mutações coloridas desenvolvidas por selecção humana começaram a consolidar-se apenas no século XIX, o que em termos evolutivos é um insignificante lapso e não nos permite alcançar a perfeição genética dos antepassados selvagens resultantes sabe-se lá de quantos milénios de evolução.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta tambem nao sou daqueles fanaticos que procuram as variedades super raras que custam rios de dinheiro,so as tenho pq gosto de carpas e das suas belas cores tanto que tenho 3 brancas com manchas vermelhas e pretas, 2 vermelhas salpicadas de preto uma preta e prata,e a dita branca e laranja que agora é branca e um peixe dourado adoptado branco com manchas vermelhas, se alguem souber o nome das variedades agradecia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo,

 

Aqui vai a minha dica :

 

brancas com manchas vermelhas e pretas – Taisho Sanke ? Kanoko-goi ?

vermelhas salpicadas de preto - Bekko

preta e prata – Kin Ki Utsuri ? Hikarimono ( Ogon ) ?

branca e laranja que agora é branca - Hikgarimono ( Nezu Ogon ? ), Kohaku ( Sandan Kohaku ? )

 

Publica umas fotos claras dos animais vistos de cima e de lado e pode ser que apareçam os verdadeiros conhecedores aqui no fórum a dar-te resposta.

Eu não domino esta área mas à falta de outras respostas nessa altura posso tentar fazer o meu melhor, partindo sempre do princípio que não devem ser exemplares “ puros “.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gonçalo, para saber te saber dizer as variedades que tens, precisas de por umas fotos, só com a descrição é impossivel.

Para te dar um exemplo: carpa vermelha salpicada de preto, tanto pode ser uma bekko como uma utsurimono, depende qual das cores é a predominante.

Para alem da côr ainda é necessário ver as escamas, se são metálicas, se não têm escamas, etc.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo,

 

Concordo com o Rui e já o tinha afirmado antes.

Se não tens um programa de fotografia usa o " Paint " do MS Windows para diminuir as fotos até serem aceites pelo sistema.

Creio que dessa forma fica o problema resolvido à falta de melhor opinião.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais