plantas que cresçam rapido e fáceis de manter?


TGV_23

Recommended Posts

boas

 

tenho "andado" às voltas aqui no site a tentar descobrir quais as plantas faceis de manter e que cresçam rapido

 

eu tenho vallisnerias , musgo de java e elodeas que tao a desaparecer :) . (axo que é o musgo que ta a tentar "mata-las" :D

 

O que é que axam que pode tar a acontecer?

 

gostaria de saber tambem que outras plantas é que sao faceis de manter e que cresçam rapido.

 

 

fiquem bem :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

aqui ta uma lista que escolhi com as plantas que axo que sao faceis de manter:

 

Bacopa caroliniana

Cabomba caroliniana

Ceratopteris thalictroides

Heteranthera zosterifolia

Hygrophila corymbosa

Hygrophila difformis

Hygrophila polysperma

Ludwigia repens

Sagittaria subulata

Vallisneria

musgo de java

elodea

 

posso tar enganado

 

podem-me ajudar? ha mais plantas faceis de manter ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

todos os seres vivos são "faceis de manter" desde que dentro dos seus limites de tolerancia :wink: e isto aplica-se a todos os parametros.

 

eu tenho vallisnerias , musgo de java e elodeas que tao a desaparecer

 

se é assim com estas, então algo de mal se passará ai no aquario (e não é o musgo)

 

Tens de pensar em todo o sistema e perceber as necessidades que os seres que queres têm. Depois sim eles serão "faceis de manter"

 

Por exemplo: as vallisnereas gostam do subtracto enriquecido. Será que só tens areão?

 

:roll: Será melhor tentares indicar o material que tens e pedir sugestões para especies que queiras!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tenho o areao axo que normal com um da scalare branco

 

e tenho umas pastinhas de fertilizante

 

as medida do aquario onde as elodeas tao a desaparecer sao: 60*30*30 cm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse areão é bom para essa lista que fazes. Menos para a vallisneria.

 

Para essas plantes é melhor fertilizante liquido em vez de pastilhas. Como têm crescimento rápido, também têm necessidades de luz que devem ser consideradas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

as minhas vallisnerias têm-se aguentado bem, vao crescendo pouco a pouco, e de vez em quando meto umas pastinhas ,

 

o meu problema agora é com as elodeas elas tavam a cresçer rapido e saudaveis e agora tao a desaparecer, ixto ja me aconteceu uma vez há uns anos atrás

o resto do aqua tá bom as vallisnerias crescem e o musgo tambem

 

não sei o que se passa

:twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo,

Quando pretendemos manter algumas plantas nos nossos aquas, há umas poucas consideração a levar em conta..., isto é, de acordo com o tipo de plantas que queremos manter no nosso aqua poderemos ter mais ou menos considerações a levar em conta... Para além do substrato, do fertilizante, temos a questão da iluminação que é muito importante, e é um aspecto que não referes.

Considero as elodeas plantas fáceis de manter no aqua... e acredito que com as condições mínimas, rapidamente terão que ser podadas.

Outra planta de crescimento rápido e de fácil manutenção é a Ceratophylum Dermersum...

Geralmente, quem gosta de ter o aquário bem plantado tem que fazer uso de um princípio básico, pelo menos 1w/lt. mas 0,5w/lr é mais que suficiente para grande parte de plantas. Outro aspecto é o tempo que a luz está acesa...; as plantas amazónicas estão expostas à Luz solar bem 12 horas/dia (corrijam-me se estiver a dizer alguma asneira). Aí temos que jogar entre a iluminação que temos no nosso aqua e o tempo de exposição e o tipo de plantas que temos... No meu caso, tnho 0,5w/l, uma exposição de 10 h/dia e plantas não demasiado exigentes .

E depois, as plantas precisam de diferentes tipos de "alimentação", como sejam "macro elementos" e micro "elementos", mas aí já entramos numa fase bem mais avançada, e existem no fórum companheiros de hobbye que são autênticos mestres nessa área.

Não desanimes portanto..., pois toda a caminhada, por mais longa que seja começa sempre pelo primeiro passo..., continua a pesquisar, a fazer experiências, e a recompensa surgirá...

 

Abraço

João Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

obrigado pelas dicas :lol:

 

o CO2 arranja-se

 

agr tenho é k convencer o meu pai a arranjar outra cena para as lampadas

(o balastro e cenas parecidas que dê para 2 lampadas )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais