TGV_23 Publicado Julho 2, 2005 Publicado Julho 2, 2005 boas tenho "andado" às voltas aqui no site a tentar descobrir quais as plantas faceis de manter e que cresçam rapido eu tenho vallisnerias , musgo de java e elodeas que tao a desaparecer . (axo que é o musgo que ta a tentar "mata-las" :D O que é que axam que pode tar a acontecer? gostaria de saber tambem que outras plantas é que sao faceis de manter e que cresçam rapido. fiquem bem
TGV_23 Publicado: Julho 2, 2005 Autor Publicado: Julho 2, 2005 boas aqui ta uma lista que escolhi com as plantas que axo que sao faceis de manter: Bacopa caroliniana Cabomba caroliniana Ceratopteris thalictroides Heteranthera zosterifolia Hygrophila corymbosa Hygrophila difformis Hygrophila polysperma Ludwigia repens Sagittaria subulata Vallisneria musgo de java elodea posso tar enganado podem-me ajudar? ha mais plantas faceis de manter ?
peixe_mario Publicado: Julho 3, 2005 Publicado: Julho 3, 2005 todos os seres vivos são "faceis de manter" desde que dentro dos seus limites de tolerancia e isto aplica-se a todos os parametros. eu tenho vallisnerias , musgo de java e elodeas que tao a desaparecer se é assim com estas, então algo de mal se passará ai no aquario (e não é o musgo) Tens de pensar em todo o sistema e perceber as necessidades que os seres que queres têm. Depois sim eles serão "faceis de manter" Por exemplo: as vallisnereas gostam do subtracto enriquecido. Será que só tens areão? Será melhor tentares indicar o material que tens e pedir sugestões para especies que queiras!
TGV_23 Publicado: Julho 3, 2005 Autor Publicado: Julho 3, 2005 boas tenho o areao axo que normal com um da scalare branco e tenho umas pastinhas de fertilizante as medida do aquario onde as elodeas tao a desaparecer sao: 60*30*30 cm
peixe_mario Publicado: Julho 3, 2005 Publicado: Julho 3, 2005 esse areão é bom para essa lista que fazes. Menos para a vallisneria. Para essas plantes é melhor fertilizante liquido em vez de pastilhas. Como têm crescimento rápido, também têm necessidades de luz que devem ser consideradas.
TGV_23 Publicado: Julho 3, 2005 Autor Publicado: Julho 3, 2005 boas as minhas vallisnerias têm-se aguentado bem, vao crescendo pouco a pouco, e de vez em quando meto umas pastinhas , o meu problema agora é com as elodeas elas tavam a cresçer rapido e saudaveis e agora tao a desaparecer, ixto ja me aconteceu uma vez há uns anos atrás o resto do aqua tá bom as vallisnerias crescem e o musgo tambem não sei o que se passa
pegasus-net Publicado: Julho 3, 2005 Publicado: Julho 3, 2005 Caro amigo, Quando pretendemos manter algumas plantas nos nossos aquas, há umas poucas consideração a levar em conta..., isto é, de acordo com o tipo de plantas que queremos manter no nosso aqua poderemos ter mais ou menos considerações a levar em conta... Para além do substrato, do fertilizante, temos a questão da iluminação que é muito importante, e é um aspecto que não referes. Considero as elodeas plantas fáceis de manter no aqua... e acredito que com as condições mínimas, rapidamente terão que ser podadas. Outra planta de crescimento rápido e de fácil manutenção é a Ceratophylum Dermersum... Geralmente, quem gosta de ter o aquário bem plantado tem que fazer uso de um princípio básico, pelo menos 1w/lt. mas 0,5w/lr é mais que suficiente para grande parte de plantas. Outro aspecto é o tempo que a luz está acesa...; as plantas amazónicas estão expostas à Luz solar bem 12 horas/dia (corrijam-me se estiver a dizer alguma asneira). Aí temos que jogar entre a iluminação que temos no nosso aqua e o tempo de exposição e o tipo de plantas que temos... No meu caso, tnho 0,5w/l, uma exposição de 10 h/dia e plantas não demasiado exigentes . E depois, as plantas precisam de diferentes tipos de "alimentação", como sejam "macro elementos" e micro "elementos", mas aí já entramos numa fase bem mais avançada, e existem no fórum companheiros de hobbye que são autênticos mestres nessa área. Não desanimes portanto..., pois toda a caminhada, por mais longa que seja começa sempre pelo primeiro passo..., continua a pesquisar, a fazer experiências, e a recompensa surgirá... Abraço João Correia
TGV_23 Publicado: Julho 4, 2005 Autor Publicado: Julho 4, 2005 boas uma lampada é de 18 w (axo) e a outra é de 20w as medidas dos 2 aquas são 60*30*30 cm 54 litros
Luis Rodrigues Publicado: Julho 4, 2005 Publicado: Julho 4, 2005 Boas parece uma questão de iluminação. Mete mais luz e co2 que ate podes por plantas mais dificies. Abraço
TGV_23 Publicado: Julho 4, 2005 Autor Publicado: Julho 4, 2005 boas obrigado pelas dicas o CO2 arranja-se agr tenho é k convencer o meu pai a arranjar outra cena para as lampadas (o balastro e cenas parecidas que dê para 2 lampadas )
Recommended Posts