Ictio


Recommended Posts

Oi gente, tudo bem? Eu tive algumas criações há muitos anos atrás, aquário de ciclídeos, lagostins, mas passei mais de 10 anos sem nada. Esse mês ganhei um aquário de 500L (mais 125L de sump) e decidi fazer a criação de neocaridina e coloquei alguns tetras e guppies. 
Meus peixes todos desenvolveram ictio e alguns começaram a morrer, pelas minhas pesquisas eu vi que os camarões não desenvolvem a doença, mas são portadores. O que me deixou com algumas dúvidas, vocês poderiam me ajudar?
- Caso eu remova os camarões do aquário e trate os peixes, em quanto tempo eu posso devolver os camarões para o tanque maior? E existe a possibilidade dos camarões passarem ictio de novo para os peixes?
- Se os peixes do aquário morrerem todos e o tanque passar um tempo só com os camarões. Eu posso introduzir peixes novamente? O ictio é resistente no ambiente sem um hospedeiro?
Aqui é muito difícil de conseguir produtos.
Muito obrigada!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luciana

Bem vinda ao Fórum.

Se queres que te diga essa de os camarões passarem ictio aos peixes para mim é nova.

O ictio é um protozoário que pode ser introduzido no aquário a quando colocamos algum peixe novo que tenhas comprado e que já venha com a doença,e pega a todo os outros peixes,esta é uma forma,mas há outras como por exemplo fazeres uma mudança de água muito brusca e a temperatura cai muito.

Se houver Amónia e nitritos também pode fazer aparecer o ictio,e se os peixes estão com o sistema imunológico debilitado é quase de certeza o ictio ataca.

Para tratamento do ictio é elevares a temperatura gradualmente entre os 28ºgraus e os 30ºgraus durante quatro dias,ate se quiseres podes desligar a luz,ao fim dos três dias se já não houver peixes com ictio,então vais gradualmente reduzindo a temperatura para a que tinhas antes do ictio aparecer.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Luciana

Bem vinda ao Fórum.

Se queres que te diga essa de os camarões passarem ictio aos peixes para mim é nova.

O ictio é um protozoário que pode ser introduzido no aquário a quando colocamos algum peixe novo que tenhas comprado e que já venha com a doença,e pega a todo os outros peixes,esta é uma forma,mas há outras como por exemplo fazeres uma mudança de água muito brusca e a temperatura cai muito.

Se houver Amónia e nitritos também pode fazer aparecer o ictio,e se os peixes estão com o sistema imunológico debilitado é quase de certeza o ictio ataca.

Para tratamento do ictio é elevares a temperatura gradualmente entre os 28ºgraus e os 30ºgraus durante quatro dias,ate se quiseres podes desligar a luz,ao fim dos três dias se já não houver peixes com ictio,então vais gradualmente reduzindo a temperatura para a que tinhas antes do ictio aparecer.

Saudações

Oi Álvaro! Muito obrigada pela sua resposta. Eu fiquei um pouco confusa com essa informação a respeito de os camarões serem portadores também. Já comecei a elevar a temperatura do tanque e vou ver a resposta deles 🙏🏻

Muito obrigada!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.