Co2, fertilizante etc


KoL

Recommended Posts

Boas,

 

sou novo por aqui e neste mundo da aquariofilia. Tenho lido diversos tópicos e vou repetir um pouco as perguntas porque ainda não percebi certas coisas.

 

C02, O2 e outros como regulo isso? Como sei se preciso de algo, tenho visto várias pessoas a falar de C02, mas como sei se preciso no meu Aqua? O oxigenio podera estar em falta e outros?

 

As minhas plantas tem alguma dificuldade em manter-se, no inicio inseri um fertilziante debaixo da areia, mas como sei que será preciso outro tipo cuidados? As plantas tem por costume ficar amareladas, vão-se mantendo e tendo algumas novas folhas mas acabam por ficar amareladas.

 

Gostaria mesmo de saber se um peixe, género do NEON mas castanho, que não tem rabo se este volta a crescer ou se haverá algum tratamento? Este peixe está assim desde que tenho o AQUA +-2 meses.

 

Tenho um AQUA de 220 litros, a temperatura ronda sempre os 29 30 graus, será demais? O que tenho visto falarem ronda sempre os 26.

 

Mudas de água, até agora só fiz uma, qtas aconselham para este AQUA?

 

Os peixes parecem estar todos de boa saúde, apesar da alimentação deles ser pouco variada. Por exemplo as cory só comem akeles comprimidos de fundo e o limpa vidros? Aos outros dou-lhes os flocos e uma lagartas congeladas vermelhas.

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O2: raramente precisas de te preocupar com o O2, porque desde que tenhas um filtro a funcionar e a superfície da água agitada ligeiramente, as trocas com o ar fazem-se e o O2 dissolvido na água é suficiente para os peixes e para a filtração

CO2: O CO2 é usado com 2 objectivos: crescimento de plantas e estabilização do pH. A maioria dos aquários não necesita de CO2 por uma razão muito simples: são sistemas muito caros. Se és novo em aquariofilia, ganha experiência primeiro com os sistemas normais: luz, areão, filtragem e abalança-te depois para CO2 se achares necessário

PLANTAS amarelas: pouca luz ( qualidade mais do que quantidade ) e excesso de calor. Provavelmente se comprasses um sistema de CO2 continuavam na mesma

TEMPERATURA: 29 a 30º é temperatura para aquários de discos, regula para 26 º

CAUDA: só às lagartixas volta a crescer o rabo ;) , peixe sem rabo tem várias causas, geralmente outros peixes ou doenças.

COMIDA: a regra de ouro: dar POUCA comida

MUDANÇAS DE ÀGUA: a regra é 20% de 15 em 15 dias, ou 50% de semana a semana, ou todos os dias ou, como é o meu caso, de ano a ano

No entanto a verdade é que mudanças regulares de parte da água são benéficas.

PERGUNTAS: que tipo de luz tens? lâmpadas, watts, graus kelvin

que tipo de filtro usas?

que areão tens?

que plantas tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e obrigado desde já pela resposta.

 

Luz... não sei as especificações, mas parece-me que tenho uma luz razoável. Penso que se abrir a calha deve dar para ver não?

 

Filtro é um EHEIM 440L/H;

 

Areão é uma areia branca fininha.

 

Plantas:

Tenho o musgo de Java e depois tenho 2 tipos diferentes que não sei os nomes.

http://www31.brinkster.com/realitykrash/6630Aqua2.jpg

http://www31.brinkster.com/realitykrash/6630Aqua5.jpg

 

 

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha 2 termoestatos no aquario, um tem a temperatura para eu poder regular o outro nao tem nenhuma indicação. Para já desliguei-o.

A temperatura estava nos 30º, vamos ver se passar para 26 os peixes nao se resentem...

 

a outra planta está neste foto do lado esquero atrás junto ao filtro etc.

http://www31.brinkster.com/realitykrash/6630Aqua7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a ver as fotos:

1º as plantas que tens são vendidas em lojas de aquários MAS não são plantas de aquário, isto é, não estão preparadas para crescer submersas.

Experimenta ir ao site da tropica, www.tropica.dk, que tem informações sobre as plantas que vende e que encontras em muitas lojas de aquários

2º a areia que tens NÃO serve:é demasiado compacta para as plantas, não permite passagem da água, toda a sujidade fica ao de cima, a ver-se

O areão deve ter uma granulagem média de 4mm. podes misturar arão com compostos de laterite que são os substratos usados para as plantas de aquário.

3º O filtro está OK

4ºOs peixes não sofrem com a descida, 26 é boa temperatura. O que distingue um biotipo tropical de um temperado é a temperatura constante ao longo do dia e do ano: se fores ver ribeiros do Alentejo, a sua temperatura é superior em certas horas a 30º e noutras alturas gelam!

5º Luz: se a tua calha levar duas lâmpadas, coloca uma lâmpada de luz solar e outra para plantas: a ideia é misturar as diferentes lâmpadas que há no mercado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se conseguir enfiar a imagem, tens uma vista lateral do meu aquário,

as dimensões são 100x60x50 ( mais fundo do que alto) e nesta altura, há 2 anos, era iluminado por 3 fluorescentes de 30 W e uma de 18 w com espectros de luz diferentes, temporizador para 10 horas de iluminação, aquecimento normal e com resistência de fundo(25º), filtro da heim, injector de CO2 com controle por medidor de pH( só isto foi mais caro que tudo o resto e custou-me então, 500 euros) laterite e areão. As plantas que vês são, da esquerda para a direita, uma relva brasileira,dificil de crescer, ludwiga( tem as folhas castanhas), echinodorus, cryptocorine vassillae, hidrocotilidoneas( ao canto com folhas redondas, estas acabaram por crescer até à superficie e cobriram o aquario todo). actualmente estou em fase de desleixo, mas como todos os sistemas são automaticos menos a comida dos peixes, este aquario está montado há 4 anos e continua a rodar

aquario.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado, depois o teu aqua está XULENTE!

 

 

Agora a única dúvida:

 

2º a areia que tens NÃO serve:é demasiado compacta para as plantas, não permite passagem da água, toda a sujidade fica ao de cima, a ver-se  

O areão deve ter uma granulagem média de 4mm. podes misturar arão com compostos de laterite que são os substratos usados para as plantas de aquário.

 

Esta areia poderá ser a causadora do insucesso das minhas plantas? Se misturar pedrinhas resolve?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela tua fotografia fiquei com a ideia de que tens realmente areia no teu tanque, o que não é próprio para um aquário. O areão de aquário tem grãos de cerca de 4 mm, o que permite a circulação de água entre os grãos, se juntares areão à areia, vais ter a areia a "tapar" os espaços entre o areão. A solução é mudares a areia. Mas não te assustes: a aquariofilia é um hobby de experimentação, e não vás a correr mudar o teu aquário só porque não é o correcto. Qual as desvantagens da areia? tipo químico: se tens areia calcárea, vais ter pH altos, próprios para ciclídeos do Maalawi e Tanganika

tipo biológico: plantas de raíz não vão "pegar" na areia, e o facto de não haver trocas de água entre a areia e o resto do aquário levaram ao apodrecimento das raízes

Tipo práctico: a sujidade é mais visível e vão-se formar algas na superfície da areia.

Solução para plantas sem mudar de areia para areão: plantas de crescimento rápido, que usem a areia como suporte e não como fonte de alimentação: higrofilas, eloedeas, etc.- ver trópica: são as plantas que se usam nos aquários de montagem recentes em que é necessário plantas rápidas para evitar as algas

Luz :se o teu aquário tem 220 litros corresponde a qualquer coisa como 100 cm x 40 x 50, uma luz de 30 w é insuficiente, pelo menos 2 de 30 w,

se tem uma luz montada na própria tampa vais ter dificuldade em colocar mais luz. Se não conseguires mais luz, não te preocupes com areão, CO2 ou outras "modernices", porque o essencial para o crescimento das plantas é a luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desliguei a bomba de ar e passadas cerca de 30 horas os peixes estavam todos na superficie, voltei a ligar a bomba... O que terei de fazer ou ter para manter a bomba desligada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquário tem uma tampa, o que significa que a temperatura durante o verão é alta. Se monitorizares a temperatura, vais verificar que, provavelmente tiveste temperaturas superiores a 30º, mesmo com termostato regulado para mais baixo. O que se passa é que o conteúdo de O2 dissolvido na água depende da temperatura, e quanto maior a temperatura, menos O2 se dissolve nela. Ao combinar-se a paragem do difusor com dias de calor, criaram-se as condições para a baixa de O2 e a subida dos peixes. Embora quase todos os livros de aquário digam para não usar difusores, a verdade é que, em circunstâncias específicas, podes ter necessidade de aporte extra de ar. A alternativa é usares gelo :lol: para baixares a temperatura e virares a saída do filtro para cima de modo a fazer um "chuveiro".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a temperatura no meu aquario nao varia mto, neste momento esta nos 26/27 e oscila so dentro destes valores. O aqua esta numa parte da casa relativamente fresca...

 

 

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais