Plantado (?) 50L de principiante


pedrosousasilva

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Sou um membro recente, descobri este fórum há uns dias e estou completamente fascinado com este maravilhoso mundo!

 

Comprei um aquário há pouco e estou na minha primeira tentativa de estabelecer um micromundo. Gostaria de pedir a vossa ajuda, pois ao fim de muito ler neste fórum percebi que cada caso é um caso e que, felizmente, há sempre gente disponível para orientar pessoas perdidas (como eu).

 

O meu setup é o seguinte:

 

Aquário de 50 L (61x31x38)

Iluminação 1000k

Aquecedor de 100W

Filtro Interior 300 l/h

Bomba de Ar 30-100 l/h

Temperatura 27º

Ph 8

 

Montei-o há 4 dias, coloquei uma camada de ca. de 1 cm de substrato granulado, outra camada de areia da praia (previamente fervida e lavada) de ca. de 1 cm, e por cima de tudo uns grãozinhos coloridos. Como decoração coloquei uns seixos recolhidos na praia (previamente fervidos).

 

Para já tenho 3 plantas (não sei os nomes mas deverão ver as fotos aqui abaixo). Os futuros habitantes deverão ser um cardumezito de tetras e um par de outros maiores que se dêm bem com os tetras (sugestões?).

Segundo creio ter percebido, o melhor é estabelecer a flora em primeiro lugar e por isso peço as vossas sugestões quanto a plantas a adquirir.

 

Tenho também algumas dúvidas quanto à utilização da bomba de ar. O filtro interior (que deixo sempre ligado) também insere ar mas não creio que este seja suficiente para oxigenar a água. No entanto o débito da bomba de ar parece-me excessivo para o tamanho do aquário, pelo que só o tenho ligado à noite.

 

Por agora é tudo, aguardo as vossas críticas/sugestões.

 

IMG_6039.jpg

 

Nymphaea lotus (zenkeri)?

IMG_6045.jpg

 

IMG_6051.jpg

 

Cumprimentos

 

pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem vindo ao fórum!!!!!!!!!!!!!!1 :shock::shock::twisted:

 

 

 

hhmmmm...

1° o seu aqua não precisa de bomba de ar, basta levantar mais a saída de água do filtro, assim ele fica rente à água, produzindo a corrente necessária, bomba de ar no seu caso é um gasto a mais;

 

2° no seu "micro mundo", caso vc tente copiar as formas e cores naturais, deva retirar as pedras coloridas, trocando pelas mais naturais;

 

3° poria uma plantas altas para fechar a saída do filtro...

 

4° BOA SORTE :twisted:;)

há uma luz no fim do túnel a não ser que esteja apagada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bemvindo,

 

O débito do filtro não me parece excessivo. A oxigenação estaria assegurada pelas plantas e pelo filtro, mas é sempre melhor ter cabeça motorizada .

Poria plantas mais altas para tapar o fundo e o filtro (egerias, por exemplos). O resto é deixar à imaginação. os gouramis não se dão mal com tetras, bem como coridoras.

 

alento,

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bemvindo,

 

O débito do filtro não me parece excessivo. A oxigenação estaria assegurada pelas plantas e pelo filtro, mas é sempre melhor ter cabeça motorizada .

Poria plantas mais altas para tapar o fundo e o filtro (egerias, por exemplos). O resto é deixar à imaginação. os gouramis não se dão mal com tetras, bem como coridoras.

 

alento,

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

o pH 8 é capaz de ser muito alto para os tetras, acho que não se vao dar bem com esse valor. a areia de praia e aquela pedra com veios brancos devem estar a influenciar o pH. na minha opiniao nao foi boa ideia usa-las. se tiveres oportunidade faz o teste de reacçao aos acidos com a pedra e com um bocadinho de paciencia pegas numa colher e tiras a areia de praia :shock:

quanto as plantas depende da luz. mas parece-me que nao tens muita potencia por isso vais ter que optar: ou aumentas a potencia e podes plantar a vontade, ou entao mantens a potencia e escolhes plantas menos exigentes como as anubias e fetos de java(parece-me que ja tens aí um).

 

como ja foi dito podes aproximar a saída do filtro da superfice para criar uma maior circulaçao de agua nessa zona.

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais gostava de agradecer a todos pelas respostas.

 

Já corrigi a situação do filtro que agora está meio dentro/meio fora de água. A bomba de ar vai ficar encostada até ser necessária por qualquer motivo.

 

Efectivamente a planta alta parece ser um feto de java, pelo menos é parecida com as fotos que tenho visto (alguém sabe o nome científico?). A propósito, uma das folhas acordou com as pontas negras, alguém sabe de que se tratará? Vi várias mensagens a relatar esse problema no fórum, mas ninguém a esclarecer.

As outras são, aparentemente, Nymphaea lotus e pelos vistos darão uma flor à superfície!

Parece-me que o próximo passo será meter plantas altas. Do que vi gosto das Shinnersia rivularis 'Weiss-Grün' e das Hygrophila polysperma ''Big leaf'' mas não faço ideia se serão fáceis de encontrar ou as mais adequadas...

 

Quanto ao ph, vou esperar para ver que acontece com mais plantas. Não me parece que seja da areia e das pedras pois a cor que obtenho no teste é igual com a água do aquário e com água da torneira. Provavelmente vou fazer um reator de co2 caseiro, o que irá fazer baixar o ph (certo?).

 

Cumprimentos

 

pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais