rafaelbento

Começar do zero

Recommended Posts

Bom dia. Anteriormente a coisa não correu lá muito bem então resolvi investir num aquariozinho de 100L. Comprei em segunda mão, o rapaz deu me a decoração, filtro (interior) e motor de ar..

O filtro não sei a marca, mas é provisório porque a ideia mais tarde é comprar um melhor e exterior (já agora depois aconselhem-me um porreiro)

Vamos ao que interessa:

ontem lavei o aquário, os acessórios, pedras, etc, enchi de água, pus o filtro a trabalhar e fiz o teste do pH mas para ser sincero ainda n percebi bem quais os valores “ideais” ...

Queria estabilizar a água para começar a ciclar o aquário. 

As minhas questões são:

Que valores a água deve ter?

Que peixes de água quente recomendam para esta litragem?

Gostava de ter um “nemo” é uma “doris”, existem destes peixes de água doce ?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Rafael eu bem sabia que tu querias um Nemo xDD

Bem vamos lá então fizeste a medição do pH e qual é o valor do pH? Isso interessa saber

A água não tem valores perfeitos, isso varia dependendo das espécies que pretendes albergar daí que nem todos os peixes são compatíveis embora sejam de água doce pois podem necessitar de algum parâmetro diferente.

O filtro já sabes é curto, não sei se é potente se não, sei vai ser curto das duas formas, portante enquanto não tiveres um externo optava por peixes de fácil manutenção(poucos não te iludas pelo tamanho do aquário pois o filtro é pequeníssimo) quantos mais peixes mais cedo vais precisar de trocar a água, e com um filtro desses todas as semanas vais ter de trocar água e limpar o filtro se não mais tarde ou mais cedo vai morrer 1 depois outro e tu nem percebes porquê até morrerem todos, devesse à poluição em excesso daí que se deve trocar sempre entre 10 a 20% da água semanalmente.

Substrato que tipo de substrato é esse que o aquário trazia?

A bomba de ar vai ser boa para ocupar espaço nas gavetas(a não ser que gostes do aspeto das bolhas de ar a sair de dentro do aquário não têm outra utilização, pelo menos não nesse aquário, é opcional mas não penses que isso ajuda a oxigenar a água porque manda oxigénio porque as trocas gasosas acontecem na tona da água)

Nemos e Doris não puderás ter são peixes de água salgada e não de água doce meteres nesse aquário acredito que se sobreviverem durante 1 hora já me surpreenderam mas vão morrer garantidamente em menos de um dia, e aquários de água salgada se tivesse no teu lugar não me queria meter já nisso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quanto a peixes que te recomendam já sabes que vai ser preciso o valor do pH saber que substrato tens também será interessante para saber se tem ou não efeito no pH e a decoração também tens rochas? Conchas? Madeira? Folhas secas? Todos estes tem efeito no pH uns deixam mais ácido outros mais alcalino, eu diria que para si o melhor seria um pH neutro ou ácido, pH alcalino por norma exige aquários ainda maiores porque para já grande parte dos peixes de água alcalina são peixes de porte média/grande e ativos daí precisarem de mais litragem e depois a amónia é ainda mais tóxica em pH alcalino o que exige um aquário grande com uma filtragem potente carregada de midias biológicas, se tiveres um pH ácido perfeito se não tiveres provavelmente a melhor opção seria trocar o substrato por um substrato ativo, um substrato que acidifique e amacie a água, encher já aquário pode vir a dar algum trabalho(falo por experiência própria, trocar o substrato por exemplo é bom mas dá bastante trabalho quando já temos o aquário cheio porque é preciso esvaziar trocar o substrato e encher tudo de novo)

Share this post


Link to post
Share on other sites

ph ontem medi e deu-me 6.8, hoje irei medir outra vez. 

em relação ao substrato tenho uma pedras pretas e areia, decoração tenho um barco, um pote, a planta artificial que é do motor de bolhas e um búzio

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Rafael

O ph de 6.8 não e mau,o que não quer dizer que ao fim do ciclo do azoto o ph fique por ai,ate pode baixar,ou ate subir um pouco,acho que ainda não te deves preocupar com o ph.

Sobre as decorações do que tens para mim,e na minha opinião só se aproveita as pedras,e essas se não forem calcarias,tudo o resto e lixo, e porque e que e lixo porque um aquário com isso de plantas de plástico e búzios e outras tretas e muito arteficial,um aquário no mínimo tem que estar o mais natural que for possível.

Cumprimentos  

Share this post


Link to post
Share on other sites

6.8 é pH ácido dá para um largo leque de peixes, pesquisa por peixes para água ácida evita peixes muito grandes porque poluem bastante e não tens filtro para isso peixe pequenos não exagerar na quantidade pelo mesmo motivo

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Podes comprar plantas Low Tech(fácil manutenção) ou High Tech(Manutenção difícil), como não tens substrato fértil nem botija de injeção de CO2, nem vais fazer fertilizações o melhor será plantas Low Tech, provavelmente Fetos Anúbias, um fator importante para as plantas é a ilumianação ainda não disseste se tens iluminação se não tens que tipo de iluminação é que potência tem etc, no entanto Fetos e Anúbias dão se bem até com uma luz mais fraca.

Sem mais informações da iluminação é complicado mas Cryptocorines, Rabo de Raposa, Elódias também são plantas fáceis.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now