Mudança de cor [FOTO]


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho este especime de água fria, num aquário de água quente ( 26º) e 140 lt, ele tem-se dado muito bem e agora não tenho coragem de o tirar de lá :shock: , mas o estranho é que a côr na zona da cabeça tem-se alterado, quando mo deram era todo vermelho, ficou mais tarde com a zona da cabeça toda preta e agora está de novo a perder essa parte preta tendo apenas o resto preto que se ve na foto!!!

 

Será normal esta mudança da cor da cabeça nesta especie?terá a ver com o aquário onde está?

 

Peço que se alguem souber que me ajude

 

Pic_4833_13.jpg

 

Obrigaod desde já!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Brunes,

 

Em primeiro lugar convinha termos sempre em consideração que as variedades de Carassius auratus criadas em cativeiro com coloração, barbatanas ou formato do corpo diferente dos seus antepassados originais não estão devidamente “ fixadas “, caso contrário ao regressarem alguns desses exemplares à natureza não davam origem a peixes de aspecto e coloração original em poucas gerações.

Isto acontece mesmo em criações domésticas onde aparecem sempre alguns exemplares que são “ eliminados “ por não cumprirem os requisitos de pureza dos seus progenitores ou até por apresentarem o tal “ retrocesso “.

Durante muitos anos o comércio em Portugal era abastecido quase exclusivamente por exemplares considerados impróprios para outros mercados pela sua falta de “ qualidade “.

Um dos parâmetros que muitos criadores particulares tiveram nas suas selecções era precisamente o tempo que os respectivos exemplares levavam para adquirirem a coloração esperada, pois se quase todos lá chegavam ou muitos apresentavam variantes que ficavam perto disso, outros demoravam por vezes dois anos ou nunca perderiam a típica coloração dos animais selvagens seus antepassados.

Tudo isto para alertar para o facto de que podem ocorrer mudanças de coloração entre o nascimento e um período que pode chegar aos dois ou mesmo três anos e muito raramente mais.

Quanto à temperatura convinha que todos lessem os tópicos onde esse assunto foi debatido.

Por vezes ficamos com a impressão que se cometem os mesmos erros de sempre porque ninguém se dá ao trabalho de pesquisar através do botão com a lupa no cabeçalho.

Se precisas de coragem para mudar o teu peixe para o ambiente mais adequado então pesquisa e descobre que podes estar a cometer um erro que vai diminuir-lhe muito a longevidade e o conforto porque, como tu próprio começas por escrever... « Tenho este espécime de água fria, num aquário de água quente ».

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais