Ajuda para peixe dourado doente


Sandra Almeida

Recommended Posts

Boa noite!

Preciso de ajuda para um peixe dourado que se encontra doente. (Deixem-me já avisar que não percebo nada de peixes…, mas gosto muito deste em particular). Há cerca de uns 17 dias ( ou até mais) apareceu, de repente, muito inchado e com as escamas eriçadas. Em termos comportamentais está normal, sempre pronto a comer, nada normalmente…Transferi-o imediatamente para outro aquário (deve estar aí com uns 14 l de água e apenas com um «borbulhador») e iniciei tratamento com terramicina (isto após ter feito uma pesquisa na net) e dupliquei a dose de sal grosso. Ao fim de 12 dias, o peixe não melhorava, pelo que passei a tratá-lo com JBL furanol  Plus 250. Contudo, ainda não se veem melhorias. Como a amónia estava elevada, já mudei a água quase toda e voltei a fazer o tratamento. Li na bula que o condicionador pode reduzir o efeito do furanol. Posso aplicar água da torneira sem o condicionador? Se sim, como o faço? Deve ficar em repouso? Conhecem outro tipo de tratamento para este caso?

Desde já, extremamente grata pela vossa atenção!

 

Sandra 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Sandra Almeida

Em primeiro lugar sejas bem vinda ao Fórum, o que o teu peixe tem e Hidropsia,em geral essa doença aparece por a água do aquário não esta nas melhores condições,e deves ter um filtro muito fraco para um aquário que tem um peixe que sujam muito,e tudo junto acaba em doenças,Vou-te deixar aqui um texto que talvez te posa ajudar,http://www.aquahobby.com/articles/b_dropsy.php ,tirando isto gostava de saber há quanto tempo tens o aquário,e se fizestes o ciclo do azoto,e se fazes tpa,s semanais,ou quanto em quanto tempo.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Álvaro, muito obrigada pela rápida resposta.

Tenho este peixe há uns 3 anos, mas estava num aquário mais pequeno. Há cerca de 1 mês e meio ou dois, talvez, comprei outro aquário um pouquito maior (25 litros) e comprei-lhe um companheiro. Não fiz o tal ciclo de azoto (ignorância pura, não sei o que é...) e fazia TPA's todas as semanas e a amónia estava sempre elevada. Agora já está a estabilizar, mas também só lá tem o peixe novo (saudável até à data). Tenho que confessar que antes de comprar o novo aqua negligenciei um pouco as TPA's no velho aquário… creio, aliás, que foi isso que levou à morte de um outro peixe que tinha. O filtro que tenho é um de esponja (?). Disseram, na loja que mo venderam, que era bom para um aqua pequenito como o meu.

Amanhã leio o texto que indicou.

 

Muito obrigada, mais uma vez!

 

Cump,

 

Sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sandra

Pois eu já calculava que tinha havido ai um descuido de TPA,s,esses peixes sujam muito,e não sei se sabes que esses peixes crescem muito,pode demorar mas crescem,e precisam de um aquário grande,e então sobre filtro,esse e muito mas muito curto para a sujidade que esse peixe provoca,e um bom filtro num aquário,e os pulmões e ao mesmo tempo o coração do aquário,sem isto quase sempre as mortes dos peixes da-se,ate podem durar uns tempos (ano)mas o fim esta sempre perto,agora sobre o ciclo do azoto,o não saberes não e ignorância,pois ninguém nasce encinado,e não sabemos tudo,vai aqui como se faz o ciclo,

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.