Aquario em declinio


Recommended Posts

Boa noite a todos, 

tenho um aquário com 65 litros, estabelecido a vários meses,  com filtragem supostamente adequada, temperatura rondava os 26ºC. 
Testes dentro dos parâmetros normais a excepção da dureza da agua um pouco acima da media.

plantas artificiais, tenho 10 tetras neons, um betta macho ,  dois '' limpa vidros'' e dois ''limpa fundos''

a uma semana morreu me  um '' limpa fundos'' , sem causa aparente,  não apresentou comportamentos estranhos  e sem sinais  a nível do corpo e escamas. Simultaneamente o betta começou a ficar com uma espécie de manchas, como se fosse uma descoloração  e salientes,  começou também a ficar cada vez mais tempo escondido entre as rochas  e com comportamento mais prostrado. 
 

uns dias depois reparei que tinha um neon com ictio,  separei o betta num aquário diferente e fiz um tratamento com sal, segundo umas guidelines que encontrei por aqui também.   
piorou, pensei que fosse da desidratação do sal  e que melhorasse com o a permanecia de volta ao aquário principal. 

desde à tres dias para ca aumentei a temperatura desliguei as luzes permanentemente, e fi comecei um tratamento com esha exit e esha 2000. 

dai ate agora morreram 3 neons, e creio que o betta não vai aguentar ate amanha. 

os três neons que infelizmente nao aguentaram nao tinham sinais no corpo, e neste momento nenhum dos neons vivos tem pintas de ictio. 

o betta continua com as tais manchas e saliências e saliências descoloradas, come muito pouco, e mantém se a tona da agua, fazendo descidas de vez em quando. 
os neons também estão de momento a comer pouco.  e  antes dos tratamentos alimentavam-se normalmente tendo ate comportamentos agressivos contra o betta ( o que acho estranho).

a minha namorada acha que o betta tem a barriga inchada, o que pode indicar hidropsia... mas não é ainda muito acentuada, e o peixe ja esta muito mal. 

não percebo o porque, se sera um surto de ictio, se será do aumento brusco da temperatura, ou do tratamento... ambos os tratamentos estão nas quantidades certas.

Preciso de ajuda meus senhores e desde ja um obrigado pelo tempo perdido. 
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Julio Correia

Olha para que te possam ajudar melhor,devias colocar o Setup do teu aquário,para a sim com mais clareza dar as opiniões mais acertadas fica aqui

esta aqui como o fazeres.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Álvaro diz precisas de nos dar mais informações de modo mais imediato que filtro tens? Quais são as espécies de limpa vidros e fundos e respetivo tamanho?
Há algumas espécies que vendem como limpa vidros que não comem só algas e atacam os peixes (pelo que tenho lido o comedor de algas chinês é assim). Quanto a limpa fundos os que se vêem mais à venda em lojas que não são da especialidade são plecos e esses comem tudo o que lhes cabe na boca, crescem muito e sujam muito.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já um muito obrigado aos dois. 

o filtro é um marina com capacidade de 400L/h, disposto de forma a que quando repoe a agua favoreça a maxima oxigenação. substrato inerte, é um aquario muito artificial e muito ''amador'', com medidas de 70x30x35. nao sei que termostato tem mas creio que é adequado á quantidade de agua pois a temperatura tem se mantido nos 29 graus desde que aumentei com suspeita de ictio),

quanto a especie de limpa fundos nao consigo precisar, mas nao mostram indicios de ataques a outros peixes. todos os peixes tem as barbatanas intactas. 

de ontem para hoje a população de tetras decresceu mais, estão todos no fundo do aquario com respiração ofegante, creio que vao todos morrer. o betta por estranho que pareça esta mais vivaço no entanto apresenta ainda as manchas acima descritas no corpo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Julio Correia

Tens que concordar que não ficamos a saber muito do que tens para te poder ajudar melhor,mas qualquer das maneiras vou tentar,

se de facto os peixes estão com ictio  deves colocar a temperatura a 30 graus durante 22 dias,que e o tempo que demora o parasita

(Protozoário) a morrer,e porque deve haver ovos no aquário que com essa temperatura irão morrer,a partir desse tempo,começas a

baixar gradualmente a temperatura ate ficar nos 26 graus,podes fazer um TPA,mas a água terá que esta com a mesma temperatura 

da água do aquário,sobre o filtro,dizes que e um filtro Marina de 400L/hora,deduzo que e um filtro de mochila,não sei se será suficiente 

para esse aquário,alguém deve dizer qualquer coisa sobre o filtro,devias começar a pensar em colocares plantas naturais,pois ajuda e

em muito toda a biologia do aquário,e tens plantas muito bonitas,de baixa exigência que podes ver aqui,http://tropica.com/en/plants/

haverá mais para dizer mas falta muita informação  da tua parte,boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.