longevidade raças de peixe dourado


Recommended Posts

Tenho trabalhado bastante com peixes de água fria, mas sempre jovens. Uma questão que me intriga e que gostaria de ver respondida é se a longevidade de Carassius auratus das raças com 2 caudas é inferior às raças mais próximas do peixe original selvagem, ou seja de uma cauda monocolor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola e bem vindo :wink:

 

Pela minha parte q ja tive das 2 especies penso q é mt identica, eu compro os meus peixes sempre mt jovens, e eles crescem e chegam a viver mais de 10 anos, neste momento tenho peixes caudas de veu c 4 anos, mas sei de peixes c caudas simples q ja duram a mais de 6 anos, alem do comportamento destes ser mais energico do q o de caudas de veu.

 

DiDi :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Os meus peixes são mantidos com uma temperatura entre 20ºC e 26ºC. Com esta temperatura eles crescem o dobro do que cresciam se a temperatura fosse mais baixa. Pelo que eu li o peixe vermelho vive até 10 anos e as carpas até 20 anos cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás !

 

Qto ao tamanhho destes peixes varia com a temp, o tamanho do aquario e a alimentação fornecida.

 

qto mais alta a temp mais crescem e tb ficam maiores se o aquario for de maiores dimensões. A comida sendo bem variada incluindo (flocos, alimentos vivos) dados em pequenas quantidades algumas vezes por dia tb lhes favorece o crescimento.

 

Qto à longevidade um peixe dourado bem tratado pode chegar até aos 20 anos. Há dias li num livro só sobre peixes dourados que o recorde mundial de logevidade de um peixe dourado em cativeiro pertence a um Britânico. O peixe morreu com 42 anos :!::!::!: Surpreendente !!!

 

Os dupla cauda têm menor longevidade pois não podemos esquecer que são resultados de cruzamentos feito pelo homem... Qto mais exôtico a especie do peixe mais sensivel é ele a doenças diminuindo assim a sua esperança de vida.

 

Abraços ! cheers

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nao esquecer nunca q qt maior é a temp , mais facil é o tratamento de certo e determinadas doenças, acontece q em simultaneo o metabolismo de todos os peixes de agua fria aumenta e mt, o q resulta numa longevidade menor.

 

DiDi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 9 meses depois...

Não se assustem... mas a carpa mais velha até hoje tinha mais de 200 anos!!! mas em geral podem viver até aos 60 anos, mas é em condições ideais, ou seja, rio ou lago de água fria.

 

Os kinguios podem chegar aos 30 anos.

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Caros amigos,

 

A longevidade destas espécies depende da constante boa qualidade da água onde vivem, ( entenda-se não só a ausência de contaminações e a pureza mas também os parâmetros químicos e a ausência de substâncias como o cloro ou vestígios do metal das canalizações ), ausência de agentes patogénicos ou a sua existência até valores que o organismo do peixe possa combater de acordo com a sua condição física no momento, uma alimentação saudável e equilibrada para os parâmetros da espécie, a herança genética do indivíduo ou da sua linhagem, o espaço, as temperaturas da água ( reparem que eu não digo a temperatura mas considero aqui a gama térmica a que o peixe é sujeito e as variações diárias ou sazonais ), a manipulação do animal ( entenda-se capturas e outras que tais ), os factores locais de “ stress “, a ausência de predadores ou espécies agressivas que possam provocar ferimentos e ansiedade... entre outros menos importantes.

Na natureza a longevidade é difícil de calcular devido a todos os factores que podem colocar em risco a vida do animal entre eles a predação.

O Carassius aurtatus em cativeiro se conservado em condições muito próximas do ideal pode de facto ultrapassar 20 anos embora um pouco menos para as variantes resultado de selecção antrópica. Neste caso quanto mais “ sofisticada “ for a variedade menos longevidade e resistência apresenta.

O Cyprinus carpio pode de facto ultrapassar um século de existência como os exemplares mantidos em lagos profundos alimentados por nascentes em jardins muito calmos do Japão, onde são venerados com grande reverência e lhes dedicam todos os cuidados e “ mimos “.

Os peixes na generalidade crescem durante toda a vida. Os anciãos destas espécies não se tornam contudo monstros de vários metros porque o ritmo de crescimento varia com a longevidade e com as condições de vida que lhes proporcionamos, por isso não é viável estabelecer « o ritmo » de crescimento e uma tabela de valores, embora tal seja prática das culturas industriais porque os animais estão sob a influência de uma dieta e de factores controlados que permitem a quantificação e a previsão aritmética do seu desenvolvimento.

Quanto à temperatura e ao facto do visitante Paulo afirmar com muita segurança « Os meus peixes são mantidos com uma temperatura entre 20ºC e 26ºC. Com esta temperatura eles crescem o dobro do que cresciam se a temperatura fosse mais baixa »... convinha que todos vós fizessem uma pesquisa sobre os inúmeros tópicos em que esse assunto foi alvo de excelentes intervenções.

Talvez o Paulo mude um pouco a sua atitude quando compreender os efeitos desse procedimento a longo termo.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez o Paulo mude um pouco a sua atitude quando compreender os efeitos desse procedimento a longo termo.

É claro que já mudei de ideias ao fim de dois anos. :wink: Eu sei que em temperaturas superiores a 24 ºC os peixes dourados apresentam um metabolismo muito maior e ficam mais vulveráveis a doenças e stress.

A longo termo morrem mais depressa... :roll:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais