PAFS

Regulação / Calibração de CO2

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Bom dia,

 No seguimento do meu anterior tópico :

Decidi elaborar mais este em complemento e atendendo a muitas duvidas que vou vendo por aí.

Porque cada aquário tem as suas particularidades e vida própria, acertar o CO2 depende de muitos factores, como sendo logo à cabeça a qualidade do material que temos em mãos, a força do filtro a provocar corrente/caudal (como lhe quiserem chamar, é-me indiferente desde que percebam que estamos a falar da velocidade de água que circula pelo aquário e assim transporta CO2), a construção que fizeram, o tipo de plantas, a luz etc.

Pretendo com este post ajudar a clarificar ideias e tentarei aqui reproduzir de forma mais fiel possível apenas um método que possa ser utilizado por quem se inicia, e que de alguma forma dê garantias de menor erro neste âmbito. Quando falamos de humanos há sempre o fator erro associado por mais que tentemos dar uma explicação o mais detalhada. E ler é uma coisa ouvir é outra, e ver fazer então seria o ideal mas não é possível.

E digo para os que se iniciam porque os mais experientes fazem a seu gosto e encontram uma metodologia com que se adaptam.

Não recomendo seguir a dualidade PH/KH porque embora esta temática/quadros permaneça nos milhentos sites da web, contem erros já clarificados também na web mas não em todos os sites o que ainda leva muita gente a percorrer penosos caminhos de aprendizagem. Nem usem a técnica do copo invertido.

Assim e partindo do pressuposto que temos o equipamento mínimo necessário:

Botija/Extintor de CO2

Regulador de Pressão

Válvula Solenoide

Tubo rígido e macio

Conta Bolhas

Difusor

Reagente

Drop Checker

Temporizador

 

Primeiro aspeto:  Reagentes são um elemento chave neste processo. Pessoalmente não confio em soluções caseiras 4Dkh. Não corro o risco de deitar tudo por terra para poupar 5 a 10 euros num reagente. Um reagente mal produzido/calibrado pode equivaler a uma enormíssima dor de cabeça e no limite até à obrigatoriedade do aquariofilista ter que recomeçar do zero e deitar tudo fora ou o mais lamentável neste oficio, a morte da fauna por nossa culpa.

De todos os que já testei até hoje e já foram bastantes aquele que mais garantias me deu de fiabilidade foi o da JBL.

2 ML ou 35 Gotas deste reagente puro para dentro do DropCheker. Mudo de 2 em 2 meses mais coisa menos coisa.

 

Calibração /Regulação do Co2:

 

Acertar o CO2 é como andar de carro. Quanto mais injeção lhe dermos mais ele acelera. Entendam o aquário como sendo o carro e a injeção é o acelerador. E aqui cabe a cada um ter consciência das suas habilidade de condução e quais os riscos que pretende correr.

Eu recomendo uma velocidade cruzeiro e é a que se segue.

Nota 1 – Fazer isto ou num fim de semana ou para os que não têm um Sabado e Domingo completo em casa, tentar coordenar folgas ou como conseguirem para estarem sempre presentes em casa. Este procedimento obriga a estar em casa. Não há volta dar. Quem o quiser fazer sem este principio está ( mais uma vez) por sua conta.

Nota 2 – Marcar no GPS do carro que o destino principal é que uma hora após as luzes ligarem o reagente no drop checker esteja de acordo com a sua função. Se for o JBL referido lá atrás deverá estar numa cor verde normal o que equivalerá a uns 20 PPM.

Agora claro está dependendo do reagente que forem usar pode ser uma cor verde normal, ou verde claro porque aí não sei quantificar e lá está mais uma vez é uma das razões de terem que estar em casa para monitorizar o que vai acontecendo nesse dia. Mas este procedimento sustenta-se sobretudo no reagente da JBL. Que isso fique claro.

Depois de tudo instalado é hora de dar ignição ao motor e clicam no punho do extintor. Ligaram a máquina.

Agora vão através da valvula de regulação injetar CO2 para o aquário. E aqui tenham calma porque se aceleram demais o mais certo é na primeira curva estarem a chamar o reboque. Vamos lá meter isto em velocidade de cruzeiro.

Portanto depois de aberto vão abrindo a válvula de injecção até aparecerem as bolhas no conta bolhas. E aqui vão ter que ter paciência para ir ajustando até conseguirem ter 1 a 2 bolhas por segundo no conta bolhas. Sugiro duas. Esforcem-se! Arranjem maneira de afinar isso para duas.

De cada vez que mexerem no ajuste (botão) têm que esperar um bocado até o efeito dessa mexida se reflectir ao que está no conta bolhas. Há sempre um retardamento (delay).

Se fecham ou abrem um bocadinho a válvula de ajuste, se aceleram ou desaceleram portanto, tal como o carro a aceleração é evolutiva e a desaceleração igualmente inversa mas não imediata também o mesmo acontece quando mexem no botão do CO2.

Mexeu no botão? Aguarde uns 2 minutos até poder contar as bolhas que estão lá dentro com alguma certeza.

Acelerem e desacelerem com calma até dominarem a caixa de velocidades e terem 1 a 2 bolhas por segundo. Não há pressa. 

Uma vez acertada a velocidade (Injecção) vamos ao passo seguinte. Um bocadinho como faz um piloto de automóveis.. a afinar a máquina antes de ir para a estrada.

O ligar o CO2 uma ou duas ou três horas antes e desligar não sei quantas antes também antes da luz apagar é muito relativo. Não tem que ser uma ou duas até pode ser três ou quatro. Tudo depende dos imensos factores abordados logo no inicio e o débito que está a ser efectuado.

Lembrem-se : O nosso destino (Objéctivo) principal é que uma hora após as luzes ligarem o reagente no drop checker esteja de acordo com verde normal! Se passar ligeiramente disso ninguém morre nem há acidentes. Mas esse é o objectivo. Amarelado nunca! (Ver notas no fim)

E uma hora depois porquê? Porque a maioria dos reagentes tem também um “delay”. Não é estalar os dedos e já está a marcar. Não é começar a entrar CO2 para a água e pensar que o reagente acusa ou indica de imediato a volumetria/débito injetado.

E medimos uma hora depois porque pelo menos assim temos uma garantia que se uma hora depois das luzes ligarem já tivermos o reagente com uma coloração adequada, significa isso que À HORA que as luzes ligaram lá atrás (uma hora antes) já tinhamos CO2 a nível dentro do aquário. Ou seja a hora que o Timer abre o Solenoide está boa.

Portanto para atingir este objectivo é por tentativa e regulação. Mas com um ponto de partida de 1 a 2 bolhas por segundo no conta bolhas acredito que num fim de semana ou mais tardar em três dias isto esteja afinado.

Assim, já com o reagente dentro do aquário e tudo a postos, num dia regulam o reostato/timer para que o CO2 ligue uma hora antes das luzes. Nesse dia e uma hora depois das luzes ligarem vão verificar o Drop. Se estiver com um verde normal ou ligeiramente mais claro é como referi lá atrás. Está correcto.

Duas horas depois verificam se continua com verde normal ou ligeiramente mais claro. Se assim for não mexe mais. Significa que está no ponto. O CO2 que entra está a ser consumido e mantém-se a nível porque a côr do reagente à uma hora atrás é a mesma que está agora. (verde normal ou claro conforme visualização)… Será uma sorte acertar à primeira.. Sorte de principiante mesmo.

Se não estiver verde normal ou claro uma hora depois das luzes ligarem, nesse dia não mexe mais e deixa isso correr assim. Recomendo assim para não mexerem no débito e por conseguinte a aceleração.. se já tiveram o trabalho a afinar a máquina é preferível mexer apenas no Timer.

Apenas irão alterar a regulação do timer para que o CO2 no dia seguinte ligue não uma hora antes mas sim duas horas antes. E nesse dia voltar a verificar as cores do Drop tal como descrito antes. E repetir isto até acertar. No limite à terceira tentativa isso estará no ponto. A partir daí o meu amigo não mexe mais na válvula de regulação nem no conjunto do CO2.

Perigo:

Inversamente pode suceder que o reagente duas horas depois das luzes ligarem esteja mais amarelado que verde e aí estará em excesso. - Ver comportamento da Fauna - Nesta situação temos mesmo que desacelerar e teremos que reduzir ligeiramente o débito de entrada (mexer na válvula) e no dia seguinte repetir tudo.

Porque certamente que está a debitar mais que o necessário e embora esteja com 1 a 2 BPS pode estar a debitar muito. Dependendo dos equipamentos pode suceder que no limite 2 BPS seja demasiado. (Aconteceu-me com um regulador que tive antes deste)

Não é comum mas pode acontecer. Fica o reparo. O regulador era usado e por isso nunca consegui ter total confiança comprei um novo.

Ou não estão a contar bem as bolhas… há conta bolhas e valvulas e ajustes finos “danadinhos” e até o utilizador estar familiarizado com o equipamento que tem, os erros podem suceder por isso muita atenção ao Drop e à Fauna. 

No caso de excesso de CO2 sugiro desligar o equipamento e tomar atenção à Fauna. Se reacções estranhas começarem a suceder com os vivos é de efectuar imediatamente uma TPA de 30% 

Com 2 BPS isto não é suposto acontecer. Só se houver algo de errado com os equipamentos e/ou erro humano.

Mas nunca é demais avisar já que aqui não temos luz vermelha no painel de instrumentos nem aviso sonoro. 

Por isso é altamente recomendável a quem nunca afinou um sistema de CO2 que esteja por casa, que veja como os equipamentos trabalham, e se familiarize com a coisa.

Mas joguem sempre pelo seguro: Afinem o motor para 1 a 2 BPS e não haverá riscos maiores. 

Com o tempo e domínio do sistema  poderá o aquariofilista quando se sentir mais à vontade mexer no débito e assim alterar toda a cadência do circuito. 

Se me escapou  alguma coisa acrescentem que é para isso que o forum serve. 

Espero que vos seja útil.

Abração a todos.

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Boas Paulo

Está muito bom, tudo bem explicado.
É de tópicos assim que a malta precisa quando está a começar e tudo parece um bicho de 7 cabeças...
Obrigado pela partilha

Abraço

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há 18 minutos, Filipe Sampaio disse:

Boas Paulo

Está muito bom, tudo bem explicado.
É de tópicos assim que a malta precisa quando está a começar e tudo parece um bicho de 7 cabeças...
Obrigado pela partilha

Abraço

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Olá Sampaio, 

De nada meu amigo. Temos que ajudar a rapaziada. 

Grande abração. 

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Como sempre mais um bom tópico, obrigado Paulo.

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Já com o drop dentro do aquario a cor é outra...

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