Novo projecto para reprodução


Ana Catarina Peres

Recommended Posts

Boa Tarde,

 

estou a iniciar um aquário onde irei pôr casal de Ancistrus para reprodução, será o meu terceiro aquário. Já tenho um nano e um de 450L, o que se passa é que sempre iniciei com ciclagem de 30 dias tudo direitinho, neste momento estou à espera de um casal e queria evitar os pôr no comunitário (450L).

 

Existe alguma maneira de fazer uma TPA ao de 450L e pôr já no novo a água retirada e o tempo de ciclagem ser mais curto ? Ou isto será impossível para o bem estar dos peixes?

 

Refiro que apenas a água seria a mesma, filtro, termostato e cascalho será novo.

 

Como é óbvio caso isto não seja possível irei os pôr no comunitário e só posteriormente os transferir para o de reprodução.

 

Gostava de uma ajuda vossa, obrigada :)

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tenho um aquário, ou seja não tenho nenhuma experiência para te auxiliar na tua dúvida, mas creio que poderás iniciar o novo aquário imediatamente, ou quase imediatamente, se puseres a água do maior no novo e os materiais filtrantes (esponjas e/ou cerâmicas) dos filtros "ciclados" no novo...

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que o grande tem dois filtros um eheim professional 4+600 e o JBL green line 701 o novo terá um eheim ecopro 200, as matérias filtrantes penso que não são compativeis, penso eu ... mas ainda não tenho o ecco pro aqui para confirmar só na quarta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre meter já o novo filtro a trabalhar no aquário grande. E talvez raspar alguma nanha de um dos filtros e colocar no filtro novo.

Ou substituir a lá em um dos filtros e colocar no novo. Sem deixar secar para as bactérias não morrerem, e pelo sim pelo não sem luz direta a apontar pois existe quem defenda que as bactérias são fotossensíveis.

 

A água da tpa acho que é uma boa hipótese é tem lógica de ser mais maturada. Podes também utilizar aceleradores biológicos mas talvez não seja necessário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver e talvez dê para mudar do eheim que já tenho para o novo as materias filtrantes excepto as esponjas e a lã, substituo o que dá deixo a trabalhar no grande uns dias e depois transfiro para o pequeno com porção de agua.

 

E a nível de cascalho novo talvez lavar muito bem com água do aquário já existente .. talvez resulte ...

 

será que alguém já experimentou fazer isto ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ter em atenção que o aqua/substrato/flora/pedras também têm de desenvolver algumas bactérias...

porem, se não quiseres pôr no comunitário junta as dicas que te deram:

-filtro novo a funcionar(tipo já) no comunitário;

-agua de TPA;

-usa materia de um filtro usado no novo;

-se fores pôr flora,transfere alguma de um dos aquas para o novo;

 

a ideia é obviamente passar o máximo de bactérias para o novo...

e poem o novo a ciclar o máximo de tempo antes dos "miúdos" chegarem...(pk o BUMMM de bactérias pode até ser em demasia)

 

de qualquer modo, aguarda por mais uns feedbacks,

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca o novo filtro a bombar para dentro do aqua já existente pelo menos 3 a 5 dias.

Enche o aqua novo com agua do aqua velho em cerca de 30% (ou mais) completa com agua que tenha estado em repouso (se vier da torneira). Muda o filtro novo para o aqua e pronto, 1 ou 2 dias depois já tens o aqua 100%.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.