maria-mar Publicado Setembro 26, 2016 Publicado Setembro 26, 2016 Olá, Recentemente morreu-me a minha fêmea guppy favorita, parecia nadar meio desnorteada e às tantas ficou com a barriga lisa. No dia seguinte, morreu. O macho era um pouco obcecado por ela (apesar de na altura ter 4 fêmeas) por isso até pensei que tivesse sido ele a esgotá-la. Hoje detectei outra fêmea com os mesmos sintomas! Urgente então tratar o que quer que lhes esteja a acontecer (poderá ser uma bactéria pelo que pesquisei por aqui?) INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO: Volume: 60 litros Filtro(s): Boyou SP-601E Matérias filtrantes: esponja filtrante Iluminação: Não tem PARÂMETROS DA ÁGUA: Temperatura da água (ºC): Termostato a 26º pH:_ Amônia:_ Nitrito:_ Nitrato:_ ^ Não sei! Encomendei tiras de teste, devem chegar quarta feira. TPA's (Trocas Parciais de Água): 25% da água de 15 em 15 dias. A água usada é repousada e leva um pouco de anti-cloro. Esponja do filtro lavada todas as semanas. INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS: Fauna: 5 neons 1 macho guppy 3 fêmeas guppy 1 otto 20 bebés guppy em maternidade Aspecto físico: Todos os peixes têm as escamas brilhantes e de cor viva. A fêmea em questão parece agora ter as escamas mais "despenteadas". Aspecto comportamental: Todos os peixes estão a nadar normalmente, excepto a fêmea guppy em questão, que parece um pouco desequilibrada, mas ainda consegue nadar onde quer. Aspecto das fezes: Fezes compridas de cor clara Alimentação: Flocos e granulado micro, ambos marca DAJANA Flora: Um musgo java, algumas daquelas folhinhas pequenas flutuantes, e uma planta mais resistente de folha larga, pequena. OBSERVAÇÕES: Antes de morrer a fêmea guppy com os mesmos sintomas, morreu também a minha corydora, mas com sintomas diferentes. Ficava de barriga pra cima. Dei ervilha cozida e pareceu melhorar durante um dia, depois apareceu morta. Gostava de compreender o que se passa no meu aquário, como tratar e prevenir, e como faze-lo sem prejudicar os alevinos guppy que estão todos de boa saúde para já. Obrigada! 1
Alvaro Silva Publicado: Setembro 26, 2016 Publicado: Setembro 26, 2016 Boas maria Dizes que lavas a esponja,como,com que água? se lavares com a água da TPas,esta correto,agora se lavas com a água da torneira,estas a matar todas as bacterias que tinhas na esponja,uma vez que tu não tens mais nada no filtro,aliás devias de arranjar um filtro extrior um pouco mais potente. Cump: Álvaro Silva
maria-mar Publicado: Setembro 27, 2016 Autor Publicado: Setembro 27, 2016 Lavo com água da torneira sim... damn. Será esse o problema? Acham que este filtro não é suficientemente bom? E será que não posso fazer mais nada, pôr algum remedio na agua, para ajudar a resolver o problema?
maria-mar Publicado: Setembro 27, 2016 Autor Publicado: Setembro 27, 2016 Uma amiga concordou com o diagnostico do Álvaro e aconselhou-me a fazer TPA's de pelo menos 50% diários durante uma semana, para depois voltar ao ritmo normal. Estou agora a fazer o primeiro. Não me parece que se vá salvar a fêmea, mas se safar o resto dos bichos já fico contente. Isto quer dizer que por algum tempo, ficará o macho guppy só com duas fêmeas. É problemático, ou seria pior agora adicionar uma nova fêmea antes de a situação estar estabilizada?
TiagoDias_8030 Publicado: Setembro 27, 2016 Publicado: Setembro 27, 2016 Uma amiga concordou com o diagnostico do Álvaro e aconselhou-me a fazer TPA's de pelo menos 50% diários durante uma semana, para depois voltar ao ritmo normal. Estou agora a fazer o primeiro. Não me parece que se vá salvar a fêmea, mas se safar o resto dos bichos já fico contente. Isto quer dizer que por algum tempo, ficará o macho guppy só com duas fêmeas. É problemático, ou seria pior agora adicionar uma nova fêmea antes de a situação estar estabilizada? Olá Maria, Tal como disse o Álvaro, cada vez que lavas a esponja com agua da torneira (que tem cloro) estás a matar as bactérias que vão filtrar a amónia e os nitritos. TPA's de 50% todos os dias é um bocado exagerado e stressante para os peixes. O melhor é 20% ou 30% no máximo todos os dias, ou de 2 em 2 dias. Quanto a adicionar mais peixes, nem vale a pena pensar nisso. Sem teres o aquário ciclado quanto mais peixes lá tiveres pior. A solução agora é tentar remediar, fazer uma ciclagem com peixes e ir fazendo TPA's regulares para controlar o estrago. Assim que tiveres os testes também vai ser mais facil de controlar e ter uma ideia da situação. Também existem nas lojas, batérias à venda que ajudam a acelerar o processo. Devias pensar num upgrade ao filtro, um externo seria melhor porque com esse vai ser sempre mais dificil.
Alvaro Silva Publicado: Setembro 27, 2016 Publicado: Setembro 27, 2016 Boas maria Olha acho que devias comprar um filtro de muchila, vê aqui como e http://www.acuariosdepared.com/Filtro-Saco-JEBO-500-para-aquario-tropical-e-marinha muito mais fácil de limpar,e deve ser mais potente ao que tu tens,quanto mais água passar pelo filtro, melhor será a filtração,agora tudo tem a haver com os €,boa sorte. Cump: Álvaro Silva
maria-mar Publicado: Setembro 28, 2016 Autor Publicado: Setembro 28, 2016 Ok, obrigada pelos conselhos! O filtro que eu tenho é fraquinho porque na altura foi comprado para um aqua muito mais pequeno, de 12L (só tinha um betta). "Filtro de muchila" é este tipo de filtro, assim de fora do aquário? Se o preço for como no site, fica ao mesmo preço do que já tinha comprado. Entretanto já tinha feito o TPA de 50% aconselhado pela minha amiga (ela até disse 75%, mas não me atrevi a tanto), hoje fiz apenas 20%. A peixita não se safou... mas o reito dos peixes parece fixe, até os bebés.
Alvaro Silva Publicado: Setembro 28, 2016 Publicado: Setembro 28, 2016 Boas maria Tens aqui mais filtros de mochila,um pouco mais caros,mas também com mais poder de filtragem tens este http://www.tiendanimal.pt/filtro-mochila-aquaclear-p-1190.html e tens mais estes http://www.aquacomets.net/category/filtros-externos-em-cascata-mochila agora e veres o qual tu podes chegar na questão dos €, não te esquecendo que um filtro e por a sim dizer,o coração do aquário,por isso quanto melhor for o filtro, melhor estará o sistema no aquário. Cump: Álvaro Silva 1
maria-mar Publicado: Outubro 4, 2016 Autor Publicado: Outubro 4, 2016 Chegaram finalmente as tiras de teste de ph do aquário, parece estar a 7, isto é ok? Também ja tenho um novo filtro (Multilayer Powerful filter, GLB-1000) mas ainda estou a montar. De resto, tenho feito os TPAs de 20% e todos os peixes parecem bem...
TiagoDias_8030 Publicado: Outubro 4, 2016 Publicado: Outubro 4, 2016 Chegaram finalmente as tiras de teste de ph do aquário, parece estar a 7, isto é ok? Também ja tenho um novo filtro (Multilayer Powerful filter, GLB-1000) mas ainda estou a montar. De resto, tenho feito os TPAs de 20% e todos os peixes parecem bem... Olá Maria, Quanto ao ph está ok, mas era importante fazer testes aos outros parâmetros da agua também (amónia, nitritos, nitratos)
maria-mar Publicado: Outubro 4, 2016 Autor Publicado: Outubro 4, 2016 Se os encontrasse a (muito) menos de 25 euros... Já para achar o teste de ph a preço decente foi complicado! Posso perguntar onde os costumam comprar e por que preços?
maria-mar Publicado: Outubro 4, 2016 Autor Publicado: Outubro 4, 2016 É este o filtro, tem 3 materiais filtrantes, já deve fazer diferença! http://www.aquarium-solution.com/3-in-1-jeneca-aquarium-multilayer-powerful-internal-filter-for-fish-tank-submersible-with-spray-bar_p0680.html
Alvaro Silva Publicado: Outubro 5, 2016 Publicado: Outubro 5, 2016 Boas maria Esses filtro internos tem uma coisa muito má, que e quando fores para o limpar,ao retirares do aquário,uma grande parte do lixo sai todo para o aquário,enquanto os filtros de muchila, são muito práticos na limpeza,e não suja a água,e fica de fora do aquário,e menos uma coisa lá dentro. Cump: Álvaro Silva 1
maria-mar Publicado: Outubro 6, 2016 Autor Publicado: Outubro 6, 2016 Pois, mas este foi oferecido... Além de que da maneira que eu tenho o aquário encostado à parede seria complicado ter do lado fora. O gato também lhe poderia achar piada fora. Este não é ainda assim um filtro bem melhor que aquele que eu tinha?
Alvaro Silva Publicado: Outubro 6, 2016 Publicado: Outubro 6, 2016 Boas maria Como diz o ditado,(cavalo dado,não se olha os dentes) um filtro dado,sempre fica mais barato,mas olha eu também tenho um gato e ele não liga nada,os meus dois aquários são tapados,mas eu com o tempo quente abro as tampas,mesmo a sim ele não liga,agora de facto um filtro de mochila fazias melhor o trabalho que esse, mas tudo bem,ate pode ser que esse dei. Cump: Álvaro Silva
maria-mar Publicado: Outubro 10, 2016 Autor Publicado: Outubro 10, 2016 Para já, tenho feito simplesmente os TPA's diários de 20%, filtro ligado e a criar oxigenação com movimento à tona da água, e uma rodela de penino às vezes ao otto, e parecem todos de boa saúde! Vamos ver... se voltar a morrer algum com esses sintomas revejo a situação, mas para já parece tudo porreiro! Aliás já estava há uns meses, acho que o problema surgiu mesmo com a limpeza do filtro de esponja com água da torneira, pois antes de o fazer não tive problemas. Tenho umas plantas de rio em quarentena para aí há um mês, apanhei-as antes de este problema surgir (nunca entraram no aquário, têm estado de molho em água dos TPAs). Mais uma ou duas semanas e entretanto posso pôr um bocadinho da planta a ver se todos se dão bem não é?
Recommended Posts