Recommended Posts

Publicado

estou em vias de montar outro reef, mas desta vez com sump e como tal estou indeciso se vou fazer dsb ou bare-bottom, quanto mais leio mais confuso fico. :)

agradeço as vossas opinioes bem como pontos fortes e fracos de cada um destes sistemas.

Publicado:

Boas Senna

DSB no aquário

Pontos Fortes:

- Muito Mais vida no aquario (Milhares e Milhares de seres a passear pelo fundo do aquário)

- Desnitrificação em grande ;) (Muitos autores defendem que a desnitrificaçao na DSB é muito mais efectiva que a propria Rocha viva)

- Aspecto estético muito mais Natural

Pontos Fracos:

- Esquema de circulação tem que ser muito bem feito para que a areia não se levante

- Preço da Areia

- Sem uma Equipa de Limpeza muito boa (muitos nassarios, ermitas turbos etc) a DSB pode levar a um crash a longo Prazo. Com uma boa equipa de limpeza tás a vontade

bare-Bottom

Pontos Fortes:

- Podes Por um volume de circulação Brutal :) (proprio de um aquario de SPS)

- Aspecto mais limpo

Pontos Fracos:

- Não contas com a disnitrificaçao no substrato precisando assim de um grande volume de rocha viva

- Aspecto muito Artificial e pouco natural

-A bicharada fica toda restringida á rocha viva e deixas de poder manter alguns Corais que gostam de ser colocados na areia, bem como alguns peixes e outros invertebrados

Tens ainda a hipotese de fazeres a DSB na Sump e o Bare bottom no aquario principal. EU pessoalmente nao gosto do bare bottom ;) Já nao imagino o meu aquario sem DSB. è incrivel a vida que diariamente descubro na minha areia

Fiz uma DSB no refugio e tenho uma DSB no aquario Principal

Mesmo alterando o aquario principal retirando a DSB, deixava sempre uma camada de areia com 2 ou 3 cm.

O bare-Bottom agora é a moda nos States...Muito devido ao facto de existirem historias e o conceito que as DSB´s acabam por crashar. MAs uma analise mais profunda conclui-se que com uma boa equipa de limpeza, renovaçao parcial de ano a ano de uma percentagem de areia na DSB e o cuidado com precipitaçoes de calcio, levam uma DSB a durar muitos muitos muitos anos :)

Quem nao cumprir estes requesitos passado uns anos pode ter problemas claro ;)

Publicado:

Viva miguelpereira

realmente tambem não gosto de ver um aquario sem areia.

se calhar so vou por 1 ou 2 cm de areia, apenas para tapar o fundo do aqua que achas?

será boa ideia pôr entao no refugio uma boa camada de dsb?

local esse que a meu ver é que deve fazer o trabalho "sujo" ja que é aí que ficam muitas das coisas desagradaveis à vista.

acho que tratar da desnitrificaçao na sump ate sai mais barato porque cobrir uma area de 200x70x60 com vários cm de altura sai muito caro, e os euros estão dificeis de se ganhar, e em vez de areia compro mais rocha viva, mesmo assim o aqua de inicio vai parecer um deserto :)

obrigado pelo teu esclarecimento

um abraço

G.P

Publicado:

Concordo com o Miguel.

Eu tenho um aqua da nossa costa, sem qqr rocha viva e, graças a um escumador fatela e à minha DSB (ainda por cima com areia siliciosa da nossa costa) mantenho 0 em todos os compostos azotados.

As DSB são bestiais, mas ao contrário do que se poderia pensar, precisam de algum cuidado. Desde que haja sempre muita vida: Gamarideos, bivalves, vermes, etc, não há grandes possibilidades de um crash.

Além disso, se usares um esquema em que parte da DSB possa ser eliminada em caso de necessidade (sump bipartida ou dsb no principal e na sump) em caso de inicio de crash, podes salvar o sistema e começar uma nova DSB.

BareBottom é menos natural, menos interessante e muuuuuito mais caro. É um sistema bom para quem tem montes de guito para utilizar em ozonizadores, giga escumadores, aditivos, osmoses topo de gama e alimentação cuidadosamente calculada.

Para um sistema Lowtech, mais baseado em TPAs e sem stresses, a DSB é preferível. è só ter cuidado de arranjar algumas espécies "canário" para apanhares um eventual crash na raiz e manter sempre tudo bem vivo!

Cumps

DIY or die trying

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Publicado:

Eu estive no mesmo dilema e não concordo muito contigo Allaphor porque acho que um barebottom não é necessariamente mais caro, antes pelo contrário.

De resto concordo com tudo.

Depois de muito pensar, ler e ver optei por um escumador venturi bem "granjolo", rv quanto baste e sump com DSB e macro-algas. Areia em cima só para efeito estético.

Agora uma coisa é mais do que certa. Vou dar um mínimo de 4 meses até colocar peixes e vou dar o meu melhor para inocular a DSB com areia viva de alguns aquários de colegas nossos no fórum.

O bare bottom é muito feio embora pense que o grande erro que se comete é utilizá-lo com esquemas de aquascaping clássicos (o ideal era cobrir praticamente todo o fundo com rocha em cima do starfoam e usar corais moles de crescimento rápido nas zonas em que o fundo é visivel (zooanthidios, star polips, Xenia, etc...)

Publicado:

Apisto se vieres cá este sabado arranjo-te um bocadinho da minha para essa inoculação :roll: tenho a areia cheia de bicharada :lol: