o meu primeiro aquário ! dicas e problemas


Recommended Posts

boas malta, tive a possibilidade de adquirir ( isto é como quem diz porque foi grátis) um aquário com o material todo respectivo e prometi cuidar o melhor possível destes amiguinhos ! sempre me despertou curiosidade a aquariofilia e então passado una anos cá estou !

Passo a informação do material:

Aquário 60x30

Filtro/bomba de agua : Atlas liquid filter at 1200f

iluminação: Juwel monolux 60 (15watt)

Alimentador automático Juwel

decorações artificias ( o que pretendo mudar )

Pedras coloridas como "areia"

 

também trazia peixes mas quanto a esses vou postar algumas fotos porque não os sei identificar a todos !

image_zps4b7uoayr.jpeg

IMG_7958_zpssemlydim.jpgimage_zps4kkgjbor.jpegIMG_7965_zpshef4bb83.jpgIMG_7964_zps3ukwasah.jpgIMG_7969_zpsehcoivin.jpg

 

IMG_7972_zpscb08sdld.jpg

 

 

é isto malta !

Não sei se os peixes é a melhor escolha ( entre eles ) mas já vinham !

 

A minha intenção é "trabalhar " o aquário o mais natural possível então as pedras ( que como já vi por aqui são muito claras, é para trocar , tentar pôr plantas se der , mudar a iluminação, também aplicar oxigénio ( que tenho um como esta na imagem mas faz um ruído tremendo e esta velho) se me puderem ajudar nestes aspectos todos seria brutal !

 

Problema :

Desmontei tudo , limpei tudo e pus agua limpa porque aquando do transporte veio com a pouquinha agua .

Passado dois dias a mesma já cheira mal quando lhe abro a tampa , e ja me morreu dois peixes dos pequeninos ! :/

que estou a fazer mal ?

como disse o lavei tudo inclusive o filtro que estava um nojo , ambas as esponjas interiores lavei-as e substitui uma nova que tinha disponível mas penso que o cheiro possa vir dai mesmo não sei ??

também penso que o filtro dê demasiado caudal de agua não sei se é normal ou não porque não percebo nada , verdade seja dita.

agora ponho uma foto do resultado final .

desde já obrigado

image_zpswug4sqoy.jpeg

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Carlos, primeiro que tudo bem vindo a este mundo da aquariofilia que é lindissimo. Vou dar as minhas opiniões mas apenas sei um pouquito deste extenso hobby.

 

Em relação ao aquário e segundo o que disseste, de quereres colocar o mais natural possível, vou dar-te as minhas opiniões pessoais e muito provavelmente irás ouvir estas mesmas opiniões de mais pessoas.

Em termos de layout (decoração do aquário) substituia o substrato, pedrinhas coloridas não é natural, tens muitos substratos à escolha, eu por exemplo tenho areão e manado, mas há muitos outros no mercado. A imagem de fundo, trocava por uma de fundo simples, sem muitos desenhos ou até nenhuns por exemplo preto, branco semi transparente, etc.

As plantas colocava naturais, de fácil manutenção.

Ao usares materiais coloridos os peixes e as plantas que lá colocares vão passar despercebidos, não vais conseguir captar a beleza deles pois o teu olhar será distraido pelas centenas de cores à volta formando muito "ruido".

 

Agora vem a parte de te dizer que devias ter pesquisado melhor antes ou quando te deram o aquário e de ter falado melhor com a pessoa que to deu.

O pior erro foi teres lavado o filtro, e devias ter utilizado a água onde vinham os peixes, e teria sido bom teres ficado com mais um ou dois garrafões de água do aquário antigo.

 

Um aquário precisa de cerca de 1 mes sem peixes para maturar, criar bactérias que são necessárias à sobrevivencia da fauna, procura pelo ciclo do azoto nos foruns e google. Se quem te deu o aquário havia desmontado à pouco tempo antes de to dar, o filtro e a água, em principio, traziam essas bactérias, podias sim lavar o aquário, sem detergentes, colocar água, como disse acima, teria sido melhor teres ficado com um ou dois garrafões da água antiga do aquário, mas não tendo sempre seria melhor água nova, com acondicionador, mas sem encher totalmente pois terias de deixar espaço para a água onde os peixitos estavam, e para os peixitos, e ligar o filtro como estava, sem o lavares. Ao lavares tudo mataste as bactérias, logo os problemas começaram.

 

Como nunca passei por uma situação dessas o que te posso dizer é que sei que há umas bactérias que se compram para apressar o ciclo do azoto, não sei se irão ajudar, mas seria bom que alguém com mais experiência te pudesse encaminhar melhor do que eu.

 

Aguarda outros comentários, e entretanto convém pesquisares pois os foruns contêm muita informação util em todos os aspetos.

Espero ter ajudado um pouco, se disse alguma baboseira, por favor corrijam-me, e que alguém te dê alguma dica para resolveres esse problema.

 

Enviado do meu K1 turbo através de Tapatalk

Editado por AFJR
  • Votar + 2

Cumps,

Ana Filipa

Ativos: um passo para a utopia / mundos paralelos

Desativados: tjukurrtjanaRolling on the River

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

 

Já te falaram no ciclo do azoto.

Como hoje é fim-de-semana e o pessoal por vezes tem mais tempo, aconselho que coloques esses peixes à venda (classificados) aqui no fórum por um preço simbólico, antes que morram.

Até porque o teu aquário é pequeno para ter escalares.

Que produto estás a utilizar para tratar a água?

Estás a adicionar bactérias.

 

Queres ter um aquário com plantas de exigência média, ou queres algo avançado?

 

Cumps

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Carlos,

 

realmente não começaste da melhor forma, segue o conselho do Bringer e "vende" esses peixes a quem possa tratar deles.

 

A montagem de um aquário é um processo que demora pelo menos um mês, o meu último projecto começou em Março e ainda não tem vivos....

 

O ideal é desmontar tudo, procurar um substrato natural - nem que seja areia - arranjar umas plantas de baixa manutenção - tens vários tópicos com este tema - e começar tudo de novo com muita calma.

 

Daqui a um mês, começas a introduzir uns peixinhos, com muita calma, e vais vendo o teu projecto a evoluir lentamente - este é o verdadeiro "gozo" da aquariofilia.

 

O importante é não desanimar, estamos cá para ajudar.

 

Um abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Carlos, primeiro que tudo bem vindo a este mundo da aquariofilia que é lindissimo. Vou dar as minhas opiniões mas apenas sei um pouquito deste extenso hobby.

 

Em relação ao aquário e segundo o que disseste, de quereres colocar o mais natural possível, vou dar-te as minhas opiniões pessoais e muito provavelmente irás ouvir estas mesmas opiniões de mais pessoas.

Em termos de layout (decoração do aquário) substituia o substrato, pedrinhas coloridas não é natural, tens muitos substratos à escolha, eu por exemplo tenho areão e manado, mas há muitos outros no mercado. A imagem de fundo, trocava por uma de fundo simples, sem muitos desenhos ou até nenhuns por exemplo preto, branco semi transparente, etc.

As plantas colocava naturais, de fácil manutenção.

Ao usares materiais coloridos os peixes e as plantas que lá colocares vão passar despercebidos, não vais conseguir captar a beleza deles pois o teu olhar será distraido pelas centenas de cores à volta formando muito "ruido".

 

Agora vem a parte de te dizer que devias ter pesquisado melhor antes ou quando te deram o aquário e de ter falado melhor com a pessoa que to deu.

O pior erro foi teres lavado o filtro, e devias ter utilizado a água onde vinham os peixes, e teria sido bom teres ficado com mais um ou dois garrafões de água do aquário antigo.

 

Um aquário precisa de cerca de 1 mes sem peixes para maturar, criar bactérias que são necessárias à sobrevivencia da fauna, procura pelo ciclo do azoto nos foruns e google. Se quem te deu o aquário havia desmontado à pouco tempo antes de to dar, o filtro e a água, em principio, traziam essas bactérias, podias sim lavar o aquário, sem detergentes, colocar água, como disse acima, teria sido melhor teres ficado com um ou dois garrafões da água antiga do aquário, mas não tendo sempre seria melhor água nova, com acondicionador, mas sem encher totalmente pois terias de deixar espaço para a água onde os peixitos estavam, e para os peixitos, e ligar o filtro como estava, sem o lavares. Ao lavares tudo mataste as bactérias, logo os problemas começaram.

 

Como nunca passei por uma situação dessas o que te posso dizer é que sei que há umas bactérias que se compram para apressar o ciclo do azoto, não sei se irão ajudar, mas seria bom que alguém com mais experiência te pudesse encaminhar melhor do que eu.

 

Aguarda outros comentários, e entretanto convém pesquisares pois os foruns contêm muita informação util em todos os aspetos.

Espero ter ajudado um pouco, se disse alguma baboseira, por favor corrijam-me, e que alguém te dê alguma dica para resolveres esse problema.

 

Enviado do meu K1 turbo através de Tapatalk

Olá AFJR desde já obrigada pela ajuda.

Como disse todo o material a parte do alimentador automático e o novo filtro que comprei ontem tudo foi dado grátis por uma menina que ao que parece não se interessava muito e foi ela própria que me incentivou a trocar toda a água do aquário porque ao momento do transporte do aquário ela deixou 1/4 da água.
E como ela me tinha incentivado a trocar a água já que iria trocar lavava todo material inclusive o aquário e o filtro pois quando o aquário chegou tinha um cheiro que não se podia.
Quando lavei o filtro onde tem duas esponjas filtragem estavam cobertas de excrementos e mais sei lá o quê. Cheirava tão mal que dá vontade vomitar e eu não sou uma pessoa susceptível a esse tipo de coisa. Pensando que estava a fazer tudo bem ficou tudo limpo e montado mas passado um dia e meio água já cheirava mal além de que não parecia estar a fornecer oxigénio ( o filtro ) pois todos os peixes estavam no topo do aquário constantemente. Então decidi adquirir o filtro novo (Eheim 100) mas entretanto já morreram três peixes, quanta as pedras vou troca las sim pois não me parece natural. A imagem de fundo também vou trocar la por preto ou qualquer outra cor ou mesmo transparente e tentar pô-la mais natural possível. Estou a informar-me acerca do ciclo de azoto a ver se consigo ajudar de alguma maneira tenho aqui ao lado de casa uma loja relativamente grande mas todos os empregados são filipinos estão ali para vender e não propriamente por saberem do que falam ( julgando pela 2x que já lá fui pedir informações ou comprar algo )
Quero tentar deixo simples,natural e bonito se possível sem muita manutenção pois metade do mês estou fora de casa :/
Com este texto não quero sacudir culpas heheh sou um total nabo no que diz respeito á aquariofilia mas quero aprender hehe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

 

Já te falaram no ciclo do azoto.

Como hoje é fim-de-semana e o pessoal por vezes tem mais tempo, aconselho que coloques esses peixes à venda (classificados) aqui no fórum por um preço simbólico, antes que morram.

Até porque o teu aquário é pequeno para ter escalares.

Que produto estás a utilizar para tratar a água?

Estás a adicionar bactérias.

 

Queres ter um aquário com plantas de exigência média, ou queres algo avançado?

 

Cumps

 

José

 

 

olá José , sim já estou a informar-me a cerca do ciclo de azoto.

infelizmente quanto aos peixes não os vou puder vender porque vivo no Dubai .

como disse sou um total nabo e leigo , ou seja , não estou a tratar com bactérias nem nada mais porque não estou informado acerca delas e nem na loja me ajudaram creio.

Então antes de fazer algo mal outra vez tinha de me informar ( aqui no forum /net) e ontem nao tive em casa.

quanto as plantas quero plantas simples, bonitas Q.b. de fácil manutenção porque metade do mês estou fora :/

quanto aos peixes já vinham todos incluídos lol assim que será melhor desfazer me do escalar ?

obrigado

 

sim nascido em lisboa , vivi torres vedras , caldas da rainha e lisboa , mas agora vivo no dubai !

Editado por Carlos Freitas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Carlos,

 

realmente não começaste da melhor forma, segue o conselho do Bringer e "vende" esses peixes a quem possa tratar deles.

 

A montagem de um aquário é um processo que demora pelo menos um mês, o meu último projecto começou em Março e ainda não tem vivos....

 

O ideal é desmontar tudo, procurar um substrato natural - nem que seja areia - arranjar umas plantas de baixa manutenção - tens vários tópicos com este tema - e começar tudo de novo com muita calma.

 

Daqui a um mês, começas a introduzir uns peixinhos, com muita calma, e vais vendo o teu projecto a evoluir lentamente - este é o verdadeiro "gozo" da aquariofilia.

 

O importante é não desanimar, estamos cá para ajudar.

 

Um abraço

pois se calhar vai ter de ser isso , como o bringer ( José ) disse o aquário é pequeno para ter escalares .

do mínimo que entendo os peixes tem que ser escolhidos em função da agua , do aquário e com quem vão partilhar casa , tinha e tenho duvidas se estes todos seriam apropriados para estas condições.

Mas já começo a ver que não e que a menina tinha isto pa decoração da sala talvez ..

obrigado um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

Vê se a Seachem tem importador no Dubai e compra Seachem Prime e Seachem Stability.

Senão compra algo do género: um líquido para remover cloro, cloraminas e aglutinar metais, é um líquido que contém bactérias para acelerar o ciclo.

Mesmo assim vai ser complicado safar os peixes.

 

Cumps

 

José

Quis dizer "e um líquido..." e não "é um líquido.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

Vê se a Seachem tem importador no Dubai e compra Seachem Prime e Seachem Stability.

Senão compra algo do género: um líquido para remover cloro, cloraminas e aglutinar metais, é um líquido que contém bactérias para acelerar o ciclo.

Mesmo assim vai ser complicado safar os peixes.

 

Cumps

 

José

Quis dizer "e um líquido..." e não "é um líquido.."

ok vou verificar e vou já ali ha loja a ver se tem disso , vamos tentar o nosso melhor , já que o pior já esta feito .

obrigado ja digo alguma coisa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem missão cumprida , ali na loja ao lado, que me parece ter uma amplia gama de producots e peixes, tinham o que precisava.

a questão é o senhor aconselhou-me a meter uma tampa de cada um , cada vez que mudar de agua !? é isso jose´?

 

image_zpscrwuci8a.jpeg

Editado por Carlos Freitas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se procurares o nome do produto no Google, em princípio vais ter ao sítio do fabricante.

Lá tens as características e instruções.

Mas suponho que estejam na embalagem.

Entretanto coloca já a dose recomendada no aquário.

Se tiveres dúvidas podes colocar 3 gotas por cada 5 litros do Prime e umas duas tampas do Stability para a água toda.

 

Eu costumo tirar a água para o aquário no dia anterior e adiciono duas gotas de Prime por cada 5 litros.

 

Quanto ao Stability, segue as instruções do fabricante para aquários no início.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se procurares o nome do produto no Google, em princípio vais ter ao sítio do fabricante.

Lá tens as características e instruções.

Mas suponho que estejam na embalagem.

Entretanto coloca já a dose recomendada no aquário.

Se tiveres dúvidas podes colocar 3 gotas por cada 5 litros do Prime e umas duas tampas do Stability para a água toda.

 

Eu costumo tirar a água para o aquário no dia anterior e adiciono duas gotas de Prime por cada 5 litros.

 

Quanto ao Stability, segue as instruções do fabricante para aquários no início.

 

Cumps

 

José

era para confimar mas sim foi mais ou menos isso que fiz mas segui o que dizia nas embalagens , inclusive vem em português para meu espanto ...

ao que parece o stability vou usar todos os dias durante uma semana e o prime uma vez por semana ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

Mas coloca já na água que está no aquário.

sim fiz isso ontem e hoje só com o stability , o prime é só uma vez ... os peixes ja parecem melhorzitos! vamos ver se conseguimos fazê los viver .

o que me leva as seguintes questões :

 

claramente só começarei com mudanças depois desta "crise" passar , mas queria mudar a Pedras , porque o objectivo é deixa lo o mais natural possível gostava de mudar o layout com decorações naturais e mudar o fundo do aquário para outra cor qualquer sem ser a imagem que tem .

Mas primeiro que tudo queria saber que peixes tenho e se são os certos para estes condições e parceiros ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

olá malta . os peixes sobreviveram ! :) um especial obrigado ao José (bringer).

seguinte passo seria tornar o aquário mais simples e natural.

-mudar fundo

-mudar substrato

- adicionar plantas de manutenção facilima ( será o ultimo visto ser algo que requer tempo e com o meu trabalho não estou muito em casa)

e acima de tudo indentificar os peixes que tenho no desde já pedia umas dicas

obrigado desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos já foi tudo dito.

 

Nunca utilizes decorações artificiais, não trazem beneficio nenhum ao aquário.

 

Agora é tentares por aí arranjar um substrato fértil e depois por cima colocas um inerte. Não sei é que marcas haverá por aí. Tens de pesquisar na net. Também podes anotar os que existem na loja e perguntar aqui antes de comprares a opinião dos membros, estamos cá todos para ajudar.

 

Já agora para a gente se orientar actualiza o setup do aqua:

 

Descrição de Setup - Aquário de água doce


De encontro ao que me pediste, aqui vai:

 

Lista de Plantas para Aquários Low Tech

 

Vê se ajuda.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.