Cloreto de magnésio p. a. no aquário


S373N

Recommended Posts

Boas. Estou retomando o gosto pelo aquarismo, depois de muito tempo ausente. Pois bem, tenho várias planta no meu aquário, inclusive a Anubia Laceolata que é uma das minhas preferidas pela resistência e beleza dessa planta.

Não utilizo substrato fértil, apenas areia branca e fina, e na água adiciono uma colher de sopa de cloreto de magnésio (p. a.) a cada 15 dias, quando faço a retirada do excesso de comida e dejetos do aquário. O resultado foi incrível, as plantas cresceram de uma forma a me assustar, algumas folhas já chegaram a superfície e já brotaram novas mudas, não utilizo o co2, pois quero um aquário equilibrado mostrando um pouco da areia branca do solo, já que o co2 provome o crescimento exagerado e não é o que desejo no momento. Pesquisem sobre o cloreto de magnésio p. a., ele é muito importante para a saúde do homem e das plantas, não tive medo de adicionar ao aquário, pois em se tratando de um mineral, sabia que não faria mal a minha fauna e flora e creio também que ajuda a higienizar a água, devido as suas propriedades. Se alguém tiver informação contrária ou que possa adicionar algo, agradeço a colaboração. Abraço a todos os membros.

 

*sites sobre o cloreto de magnésio p. a., relatam isto:

(No centro da molécula de clorofila, presente em todas as plantas, está um mineral essencial para a vida, o magnésio.)

SeVeN, de bem com a vid@...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso também ponho um pouco de vez em quando. É o que lá fora é conhecido como "epsom salt".

Todavia, como tenho corydoras, a quantidade que coloco é ínfima.

Bem, sei que as corydoras são pouco tolerantes ao cloreto de sódio, quanto ao de magnésio não sei. Mas prefiro não arriscar.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bringer, reparou se o magnésio realmente faz bem as suas plantas?

Já ouvi comentários no tocante as coridoras e o sal, mas para higienizar a água, acrescento uma quantidade pequena de bicarbonato de sódio que acho menos agressivo que o sal, e até hoje não percebi maiores problemas com estes peixes. Voce acha que o bicarbonato poderá com o tempo agredir a minha fauna?

SeVeN, de bem com a vid@...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faço ideia sobre o bicarbonato.

Para ser sincero, a quantidade de magnésio que coloco é tão pouca que provavelmente não tem qualquer influencia.

Mas sei que é um sal bom para a saúde e há quem o utilize no tratamento de peixes.

O meu aquário tem muitas plantas que crescem bem, mas tenho substrato fértil, uma luz que proporciona uma boa fotossíntese e injecção de CO2.

Podes vê-lo mais abaixo no tópico "Vivemos num Apertamento"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.