1º Aquario agua doce


Toucas

Recommended Posts

Gh-21? Será mesmo, olha já agora quais os testes que estás a utilizar? Tiras ou gotas?

 

Nitratos altos também. Não concordo é com tpa's após uma semana de montagem, as bactérias ainda não estão estabilizadas e com tpa's alongas o processo do ciclo do azoto.

 

E amónia mediste? Ou não tens?

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vera, estou a usar tiras da eSHa, amónia não tenho o teste

 

Acho estranho a Gh-21 não faço a mínima porquê já fiz o teste da agua torneira e dá me uma dureza normal >7, só no aqua é que me da esse valor.

 

As pedras todas já testei com acido e nenhuma borbulhou, será do tronco?? já o tinha usado num aqua anterior ???

 

o substrato é o JBL aquabasis plus e tem depois manado.

 

Fiz esta tpa porque me esta a aparecer umas mancha castanhas agarradas a algumas pedras e ao filtro biobox.

 

Tou sem saber o que mais fazer

 

Cumps

Editado por Toucas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

 

O CO2 acho que vou ter que fazer outra garrafa, praticamente só sai se eu enxogalhar a garrafa que tem a mistura, mas passado algum tempo deixa de borbulhar..

 

As pedras ja testei com acido e vinagre, e não borbulhou , tenho mais algumas pedras que não testei porque são de Xisto (pretas) e tenho o tronco

nada mais, mas esse tronco comprei-o á uns anos atrás e agora para o reutilizar fervi-o. Não tou a ver mesmo o que poça ser!!!

 

Já não sei até o que mais deva fazer.

 

Cumps

Editado por Toucas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a que nivel no aquario tens o difusor ? se o meteres mais em baixo junto au solo, ajuda a que o ph baixe mais , falo por mim que o tenho quase a baixo porque se tiver um pouco mais de meio ja me sobe o ph para 7,5 , ah uns tempos tive o problema do ph a 8, mas assim que introduzi flora , substrato fertil e o kit co2 , nunca mais tive problemas com os parametros,,,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago, o difusor está em baixo quase junto ao substrato e tem funcionado bem, se reparares o ph está agora entre 7, 7,2 o que estou achando estranho é ter a dureza da agua tão alto...E as manchas castanhas em algumas folhas nas rochas e na caixa do biobox.

 

Disseram me tmb aui no forum que não devo fazer TPA´s enquanto o Aqua não estar ciclado! Devo ou Não?

 

Será que a Luz LEd que vêm com esta Aqua não é suficiente?

 

Ouvi aqui nuns forums que é o JBL manado que origina isso ?

Editado por Toucas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou postar aqui mais umas fotos onde se vê bem as manchas castanhas, assim será mais fácil para Vós me puderem dar umas dicas de como proceder ou do que será.

 

 

Tem ai tmb umas fotos de umas plantas (minha ignorância, não sei o nome) que eram verdes e agora estão a ficar com partes avermelhadas, e algumas não estão de muita saúde. Não faço a mínima se é normal ou se será devido a algo que esteja a fazer mal

 

postei o album pk não sei como virar algumas fotos que ficaram de pernas para o ar!!!!

 

 

A luz é o led que vinha no aquário Aquantlantis AQUADREM 80 Preto Led de 16W acho tem luz branca e amarela e nas carateristicas diz que é indicado para as plantas....
Do substrato li aqui na net alguém a queixar-se do mesmo
Tiago obrigado na mesma, sempre sabes mais do que eu :smile2:
Editado por Toucas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

SAFE LIGHTING LED ≈16W (incluído)

A tecnologia LED permite um consumo muito baixo de energia e oferece uma maior durabilidade às suas luminárias. A sua baixa voltagem confere-lhe uma maior segurança e a alta potência garante uma qualidade elevada à luz emitida. A iluminação LED oferece todas estas vantagens a qualquer aquário, garantindo uma qualidade de vida excelente para peixes e plantas.

Diz isto nas carateristicas do Led do Aqua

Cumps

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Toucas!

Tens um Aqua igual ao meu, também tenho esses 2 substratos e sendo o Aqua igual tenho a mesma iluminação. A iluminação é suficiente para plantas de baixa/média exigência de luz. Na minha opinião (e foi o que apliquei no meu Aqua) quando se monta um Aqua com substrato fértil, deve-se fazer várias tpa's durante as primeiras 2 a 3 semanas, para retirar o excesso de nutrientes libertados para a coluna de água. Lavas-te o substrato antes?

 

Cumps.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando pergunto se lavas-te substrato,não me estou a a referir o fértil.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não kuko Pt não lavei (o manado) coloqueio direto do saco, secalhar fiz asneira....E só ainda fiz uma tpa de 24 litros ontem e o aqua rola á 10 dias

Achas que devo então fazer tpa´s mais frequentes???

 

Cumps

Editado por Toucas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José

 

Como as Elódeas ?? PF Corrige me se estiver a dizer nomes...

 

Mas acho que tenho dessas plantas são as que me estão a ficar rosadas

 

mas ainda não estou á vontade para as conhecer, não me dás nome de algumas que eu poça depois adquirir?

 

cumps

Editado por Toucas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok José

 

Vou tratar disso e plantar logo

 

Mas me diz uma coisa que aqui me deixou confuso, devo ou não fazer tpa´s e caso seja para fazer para o meu Aqua devo mudar quanta aqua...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ph da torneira é tmb 8.5

 

 

O CO2 tem um difusor cerâmico com válvula de retorno sái umas gotas muito pequeninas devagar,,,,

 

O único fertilizante que tem é o JBL aquabasis plus, que esta no fundo cerca de 2 cm e tem por cima cerca de 5 a 8 cm o manado que o isulou da coluna de agua.

TPA´s ainda não fiz pk isto está so a funcionar desde 2ª feira passada, mas achas que devo fazer de quanto em quanto tempo?

 

E a Luz, achas que o LED que vem com este kit da aquantlantis não é suficiente??

 

No filto Biobox 2 tenho todos as caixas que l´vinham, fibra sintética (branca), carvão activo (preta) esponja (Ajul) e as bolinha de filtro biológico

 

 

Cumps

 

Substrato:

 

Ora então em primeiro lugar o que tens aí é um substrato fértil de nome JBL aquabasis plus, uma camada de 2cms e depois colocaste um substrato inerte de nome Manado que por acaso também é da JBL com 5 a 8 cms. Ficamos nos 5 ou nos 8cms, ou estás a querer dizer que fizeste um declive da traseira para a frente de 3cm?

 

Ora o Manado como substrato inerte que é deve ser bem lavado antes de colocar no aqua, este ou outro de qualquer marca.

 

Outra coisa completamente diferente são os fertilizantes, macros e micros que colocas para fertilizar as plantas com os nutrientes corretos, ou tentar que assim suceda. :happy:

 

TPA's:

 

Quanto a tpa´s se queres que seja sincera numa montagem de Julho de 2011, num aquário para camarões de 110L brutos e 90L líquidos + -, coloquei 2 cms de aquabasis plus e 5cm de inerte. Pessoalmente não simpatizo como manado apenas por ser muito leve. na altura não fiz tpa's durante os primeiros 8 dias, depois comecei a fazer para aferir os parâmetros tpa's de 3l a 5l e não me dei mal.

 

Posso também acrescentar que á mais de dez anos para cá sou uma aquariofilista muito paciente, e respeito o ciclo do azoto, bem como, 30 dias mínimo para a colocação de qualquer tipo de fauna. desde 2000 já montei e desmontei vários aquários, e já fiz mudanças de aquas para 160km daqui inclusive e na maioria das montagens com substratos férteis + inertes e montagens só com inerte, durante esses 30 dias não fiz qualquer tipo de tpa's e continuei a não me dar mal.

 

Se falarmos em substratos da ADA, ELO ou TRÓPICA a coisa já não pinta da mesma forma se é que me faço entender. Portanto de substratos e tpa's já disse tudo, da minha experiência pessoal e não só. E a minha opinião vale o que vale, só tens de aguardar outras opiniões e fazer pesquisas no nosso amigo Google e retirares e filtrares toda a informação que aches conveniente para o teu caso, pois em aquariofilia á varias maneiras de se fazer a mesma coisa e por vezes todas são válidas. A aquariofilia não é uma ciência exacta, digamos assim! :cool2:

 

CO2:

 

Outra coisa tens conta bolhas no teu sistema de CO2? Seria bom teres para estares descansado, bem como uma válvula de ajuste fino e por fim um drop checker. Se bem percebi falaste só na válvula de retorno e no difusor, não considero que seja suficiente. Que diâmetro tem o difusor,a propósito?
PS: Como colocar fotos tens aqui, estas a postá-las muito pequenas e não se vêm tão bem:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=227790

 

Com os vídeos é fácil, publicas no youtube e colocas aqui o link.

Editado por Vera Santos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes adicionar plantas de crescimento rápido como sejam a Hygrophila difformis que o José falou, Cabombas ou Elodeas como tu falaste, rapidamente te vão absorver os nutrientes da coluna de água o que provoca a baixa dos nitratos.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vera e obrigado pelas dicas

 

Vou optar de fazer como tu dizes, nada de TPA´s e vou comprar algumas plantas de crescimento rápido e esperar pela ciclagem, esperar pacientemente. .

 

A altura do substrato é de facto como tu achaste, Vai subindo da frente para traz.

 

P F duas duvidas que gostaria que alguêm me esclarece :

 

1 - Tenho a Dureza da agua (GH) bastante alta (> 21) será derivado ao MANADO ou AQUABASIS Plus ??

 

O teste na torneira dá agua macia!! (> 7)

 

2- Tenho as folhas das plantas as rochas e até a caixa do filtro biobox cheio de manchas castanhas,, não me sabem dizer se é normal, a luz que tenho é o LED que já vinha com o Aqua e está ligado 10h, Será pouca Luz???

 

Vera; link meu difusor De CO2

 

 

Obrigado pela vossa paciência e Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, andei pesquisando por aqui e acho que as manchas castanhas que meu Aqua tem,são algas provocadas por valores elevados de SILICATO na agua.

 

 

Preciso de ajuda do que devo fazer para me livrar desta praga.

 

Tou mesmo sem saber o que fazer, muita informação mas muitas contradições ...

 

Uma ajudinha seria optimo

 

Brigado

Editado por Toucas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez peço a vossa delicadeza de me darem algumas dicas de que devo fazer no meu Aqua

 

Cheio de manchas castanhas, já reduzi o tempo de luz agora esta com 8H de iluminação será que resolve?? devo fazer TPa´s, devo fertilizar com Fertilizante liquido ....

 

O aqua está ainda a ciclar e não tem peixes ainda, só tem plantas está a funcionar faz 15 dias domingo.

 

Brigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal fiz o que alguns me aconselharam a fazer, mas as algas castanhas continuam e cada vez mais Já não sei o que fazer;

Não sei se devo aumentar a luz (em potêmcia) ou se diminuo....O tempo de Luz está em 8H

 

O CO2 agora está a bombar bem, troquei a garrafa e o PH Baixou - PH - 6,8

 

Mas continuo com "Dureza total" muito alta, tendo em conta que a agua da companhia é macia, não sei o que me está a elevar a dureza.

 

Á conclusão fácil cheguei que é algo que tenho no AQUA

 

Será do Substrato Aquabasis plus, ou do Manado ???

Do de algo que tenho no Filtro - biobox 2 com as recargas que vêm de fábrica

Excesso de nutrientes na coluna de água???

 

Por favor, me ajudem já não sei mais k fazer

Obrigado

Editado por Toucas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada caso é único, o que posso partilhar é da minha experiência. Durante mais de um ano alterei todas as variáveis possíveis sem qualquer problema, por motivos profissionais descurei a manutenção durante dois meses - TPA semanal passou quase a mensal - e as algas invadiram o aquário.

 

Desde então recomecei um plano rígido de manutenção - TPA semanal de 30% + reposição de 10% - troquei a lâmpada que estava para lá de gasta, plano de fertelizacao com flourish e Excel. Também retirei muitas algas manualmente, raspando as pedras e cortando as folhas mais afectadas.

 

Há vários motivos para o aparecimento de algas, mas a falta de TPA parece-me estar na origem de todos os males.

 

Não desesperes, acontece a todos e com calma todos resolvem. Toca a esfregar, remover e trocar água com regularidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas anaiv e obrigada pela dica

Meu Aqua só rola á 15 dias e esta num caco Meu 1º Plantado- Cheio de manchas castanhas nos vidros , na caixa do filtro, no substrato e nas plantas, em algumas parece teias de aranha (mais neta -Rotala wallichii (descubri o nome) )

Aumentei a Luz, pus mais uma lâmpada TLD 18 W 865 além do Led de 16 W que vinha com o AQUA

Não sei se fiz bem ou mal Li aqui no forum que pode ser de pouca luz a origem das algas...

 

Luz esta acesa 8h

 

Não sei que mais devo fazer, se devo fazer TPA´s e de de quando em quando, já tive tentado a esvaziar tudo e encher de novo já que ainda não tenho peixes, Não sei mesmo até se devo só esperar...

Já li tmb que devo por o Aqua ás escuras 2 dias...

 

Pessoal mais experiente que acham que devo fazer.

 

Obrigado

 

Segue imagens do meu Aqua

 

DSC 0237

DSC 0238

DSC 0239

DSC 0241

DSC 0243

DSC 0244

Cumps

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente acho que deves fazer uma tpa de 50% agora, e ir fazendo uma tpa semanal de 30%. Pelo menos é o que eu fiz e continuo a fazer e tem dado certo, mas cada caso é um caso. Meteria também uma 6 caridinas japónicas, sempre dão uma grande ajuda e terás também que pensar numa equipa de limpeza além das caridinas. Como não lavas-te o manado deveras ter também é o filtro sujo, podes limpar a primeira caixa da biobox.

 

 

Cumps.

 

 

Enviado usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.