Dúvida com escalar


Manu_99

Recommended Posts

Boas pessoal!Sou novato e tenho uma dúvida se devo manter escalares no meu aquário, cheguei a comprar 2 escalares depois um acabou por morrer penso eu que a causa tenha sido por andar a "batatada" com o outro escalar. Acabei por deixar o escalar sozinho com os outros peixes mas acabou por andar sempre atrás dos outros peixes. Acabei por comprar mais um escalar para lhe fazer companhia, resultado.....disputa por território o mais velho acabou por morrer. Agora só tenho um escalar com os outros peixes mas também é um pouco agressivo com os seus companheiros não os deixa nadar a vontade. Eu adoro escalares não gostava de ter que desistir desta espécie mas se for preciso vai ter que ser porque não gosto de ver o aquário em modo guerra lol. Aqui fica o meu steup

 

Aquário: 101x41x50

2 lâmpadas 45w 8h por dia

Filtro: externo eheim 2217 1000/h

Substrato fértil manado

Termostato 200w

Fauna: 1 escalar

1 casal de kribs

7 corydoras aeneus

1 khuli

2 neritina zebra

2 platys (casal)

1 néon -que restou do antigo cardume antes do escalar

1 néon chinês na mesma situação

 

 

Abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só reparei agora mas já não consigo responder, amanhã.

Essa fauna está um bocado desfazada no meu entender.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então aqui vai, escalares são peixes de cardume, devias pelo menos comprar mais dois para fazer companhia a esse que aí tens, tentar formar um casal por exemplo e depois venderes ou trocares o excedente. Assim desfrutas melhor os seus comportamentos pois quando estão sozinhos acabam por ficar escondidos, apáticos ou até agressivos, cada caso é um caso, até pode não estar a acontecer no teu aquário.

Ora como já tens aí duas espécies de néons, acho que deverias optar por uma delas é formar um cardume de 5 exemplares no mínimo para tranquilizar os outros ciclídeos, escalar inclusive.

 

As corys estão bem, o mesmo não digo do kuhli que também não demonstra o seu comportamento normal estando sózinho, é uma questão de adicionares mais dois, ficam logo mais satisfeitos e brincalhões, não estando escondidos.

 

O que acho que não condiz mesmo nada nessa fauna é o casal de platys, que por acaso é dos vivíparos que mais gosto. Eu e isto só eu, não gosto de misturar ciclídeos com vivíparos, acho que não condiz, nem no aspecto nem nos parâmetros da água, são peixes que gostam de água mais alcalina, ao contrário dos escalares e néons que gostam de água mais ácida. E depois reproduzem-se que nem coelhos, não tarda tens aí peixes para dar e vender e acabas por ter o aqua superpopulação, o que não é nada bom como suponho que deves saber.

 

Já agora o aqua tem 50 cms de altura?

 

Então e os néons sem serem os chineses são de que espécie?

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda :) sim o aquário tem 50cm de altura. Os platys eu adicionei ao aquário porque foi me aconselhado por comer algumas algas,também acho que não fica muito bem. O néon e o paracheirodon innesi. Tava a pensar em optar por um cardume de titeyas ou rodostomos ainda tou indeciso..... .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os barbos são mais agressivos e são asiáticos, convivem melhor com outros barbos, rasboras ou anabantídeos.

Para mim ia mais para os rodostomus ou néons, pelo menos são sul-africanos.

 

Então e os 2 néons que tens não consegues doa-los ou troca-los? Mesmo numa loja, para ficar a fauna mais composta.

 

Os platys se os queres ter devias então ter 2 machos. Platys, guppys, mollys e espadas devem ser comprados aos trios, pelo menos, 1macho para 2 femeas, para não dizer 3 fêmeas. Essa fêmea vai andar aí em stress, com o macho a persegui-la para procriar.

 

E depois para consumir algas, tens outras espécies de longe muito melhores, camarões Amano ou otocinclus.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar vou optar pelos rodostomos fazem um lindo cardume, ouvi dizer que são um pouco frágeis mas vou arriscar. Enquanto aos néons sim vou trocalos na loja, os platys não sei se vou ficar. sim eu sei devia ter mais uma fêmea e tinha mas o escalar não lhe facilitou a vida.....

Não sabia que os camarões amano são compatíveis com os escalares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....sim eu sei devia ter mais uma fêmea e tinha mas o escalar não lhe facilitou a vida....

Estás a ver, lá está. Ciclídeos e vivíparos não jogam, não são compatíveis...

 

Os amamos atingem até 5cm, não é propriamente um camarão pequenito, eles safam-se por entre plantas, pedras troncos e respectivos escpnderijos, então não tens um plantado??

 

Predadores de camarões todos são, vivíparos e ciclídeos. Desde que lhes caibam na boca. Houve um colega nosso que teve um escalar com um néon entalado na boca. Agora uma coisa é teres camarões mais pequenos e respectivas crias, digo-te já que marcham sempre algumas, confundidas com alimento, outra é teres Amanos ou camarões madeira, já apresentam outra dimensão, são maiores.

 

Em que termos de compatibilidade estavas a referir-te? Parâmetros ou inter ou intra - espécie?

 

É que se vamos por aí, a coisa complica-se...

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa o Manado da jbl, não é um substrato fértil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho algumas plantas mas não considero um plantado. Estava a referir-me a nível da espécie de o escalar poder comê-los em 3 tempos. Agora essa do jbl manado não sabia..... Mais uma vez fui mal informado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que deves introduzir o cardume de rodostomus, eu colocava uns 13 mínimo.

Porquê? Porque assim quando adicionares a companhia para o escalar já lá estão e ajudam os novos a ambientar-se e a acalmar o que já lá está.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.