para uma boa plantaçao

Recommended Posts

Publicado

boaS! É seguinte.. o que é que aconselham para montar um aquario bem plantado ?? Tenho em mente adquirir substracto da sera (floradepot) e um termostato undergravel da rena para o meu aquario de 1,5. Aconselham isto tudo para ter um aquario bem plantado mesmo com especies de plantas dificies de manter ou é desnescessario ??

Espero a opiniao de experts :D

Um abraço

Publicado:

viva,

Eu não sou de maneira nenhuma um expert, apenas tenho o meu plantado há 6 meses. De qualquer maneira como tenho tido sucesso...

Eu utilizei o JBL Florapol no substrato, não utilizo aquecedor de fundo, utilizo fertilizante liquido Tetra plantamin, tenho injecção de CO2 caseira e desde há pouco tempo que tenho uma lampada HQI de 70w.

As plantas têm crescido a olhos vistos, e embora muita gente ache que um substrato fertil não é necessario, duvido muito que as minhas Valisnerias e a Echinodorus crescessem tanto se não o tivesse.

Quanto ao aquecedor de fundo, não sei, mas há excelentes plantados que não o usam.

Publicado:

Obrigado pela resposta! o que se passa é que tenho um aquario de 1,2m que trokei por um de 1,5. O aqua chega amanha e vou comprar areao novo (o que tenho é o mais vulgar e para mim o mais feio). Se o substracto for fundamental tenho que o por amanha ou nunca :D Como so tenho um termostato de 300w, penso ser insuficiente para 450L de agua por isso ja que tinha que adquirir outro, se realmente ajudar em alguma coisa posso colocar um por baixo do areao. Mas esta operaçao tambem teria que ser na montagem inicial do aquario..

Espero mais opinioes. Obrigado e um abraço para todos

Publicado:

Viva,

O aqua chega amanha e vou comprar areao novo (o que tenho é o mais vulgar e para mim o mais feio). Se o substracto for fundamental tenho que o por amanha ou nunca

Eu uso areão com granulometria de 2-3mm. Penso ser o ideal para plantas.

Publicado:

Fala pessoal,

Para mim o mais importante que tem no aquário é uma balança: CO2 + Iluminação + Nutrientes dividido por três. Este "tripé" é a base de qualquer aquário.

Iluminação:

Deve conter em lâmpadas de média de 6500K (lâmpadas luz do dia) e as lâmpadas aqua-glo e gro-lux que são rosadas e ajudam no vermelho das plantas. Quando o aquário for maior que 50cm de altura as lâmpadas fluorescentes não funcionarão, e terão que ser trocadas por HQI que são mais carinhas que as fluorescentes, mas são muito boas, um problema das HQI é que elas não deixam as plantas tão vermelhas quanto as fluorescentes. Outra iluminação para nano aquários, onde o local para iluminação é bem pequeno pode usar lâmpadas compactas fluorescentes, umas que tem o reator incluso e o reator não incluso, se o aquário for bem pequeno (que não é o seu caso) é melhor utilizar as com o reator não integrado para que a temperatura não suba.

CO2:

Como todos sabem há um ciclo na natureza, no dia as plantas retiram os nutrientes e etc... consomem o CO2 e produzem o O2 para seu crescimento. Como o seu aquário é bem grande (1,5m de comprimento) eu acho melhor utilizar uma garrafa de CO2 (aquelas industriais) e para aquários de litragem menor pode ser utilizado a "garrafada de CO2", ou seja, o CO2 caseiro.

Nutrientes:

São provenientes na grande maioria das vezes do substrato, isto é, com um substrato rico não é necessário a colocação de fertilizantes liquidos, que trazem muitas algas (minha opnião). Um substrato na minha opnião pra quem não quer gastar muito é este:

1 cm de laterita (em cascalho) ou então 100g para cada 50l (concentrada)

3cm de humus de minhoca tratado

2cm de humus de minhoca tratado com areia de filtro de piscina e xaxim (o xaxim serve para que o ph fique mais baixo)

5cm de areia de filtro de piscina.

Além disso existem inúmeros fertilizantes para o solo, sendo eles na maioria (na EUROPA) industriais, esses são bons e não dão trabalho, se aqui no Brasil fosse barato eu optaria pelo industrial.

Quanto aos equipamentos fica muito difícil, pois aí é Portugal e os equipamentos que aqui são caros, aí podem ser baratos. Eu optaria por um termostato mais forte que este seu de 300w, ou em conjunto com outro.

Tudo certo ?? Tu pediu opnião sobre o plantado e aí foi (acho que me empolguei) hehehe

OBS: não sou expert, favor os experts corrigirem algum erro, obrigado.

Abraços...