Mudança de aquário


CataPetLover

Recommended Posts

Olá a todos! :)

 

Tenho um aquário com cerca de 54 l há mais de 5 anos. Recentemente, soube da necessidade de fazer obras em casa, pelo que terei de o substituir por um de menores dimensões.

Os meus pais conseguiram comprar um BiOrb Life de 30 l por um ótimo preço que chegará, em princípio, na próxima semana.

Já estive a ler sobre este tipo de aquários e, embora goste bastante do design, deparei-me com uma série de problemas associados ao mesmo.

 

-> Começando pela transição dos peixes: de momento, tenho 1 betta, 4 coridoras albinas e 1 rásbora arlequim (tinha um cardume com 5/6, mas após a introdução do betta, estes acabaram por morrer... Agora tenho receio de voltar a completar o cardume...). Estes 6 peixes são uma escolha adequada para o volume do novo aquário?

 

-> Em relação às plantas, soube que a lâmpada que vem integrada no kit não é muito forte. Será que posso aproveitar as anúbias e o musgo de java, uma vez que são resistentes? Podem-me dar mais algumas sugestões?

 

-> Quanto ao sistema de filtragem, este é, na minha opinião, o maior problema. Este é constituído por uma bomba ligada a um tubo por onde sai o ar, estando integrada uma caixa com uma camada de carvão e uma esponja superiormente. A filtragem biológica é garantida pelo substrato incluido no kit, uma vez que é poroso e lá se poderão fixar as bactérias. A caixa teria de ser substituída totalmente de 4 em 4 semanas.

Tinha pensado em "ignorar" este substrato e adicionar um a meu gosto, sendo até menos rugoso, o que é bom para as coridoras. Quanto às bactérias, pensei em abrir uma destas caixas que têm o carvão e substituí-lo por cerâmica. Mantinha a esponja, que lavaria com a água do aquário mensalmente. Acham que é uma ideia viável, ou não teria material suficiente para alojar uma colónia considerável de bactérias?

 

-> Quanto à ciclagem, posso adicionar alguma água do meu atual aquário para acelerar o processo, certo?

 

 

De momento, são estas as questões que me recordo.

Agradeço, desde já, a todos os que tiverem disponibilidade para me ajudar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.