Pleco imóvel


magalhaespm

Recommended Posts

Tenho um pleco que anda com um comportamento muito estranho, e como sou novato nestas andanças não faço ideia do que pensar, mas do que conheço dele: só pode estar doente!

 

O pleco é naturalmente tímido, mas agora não se esconde e mesmo se me aproximar dele não se mexe, aliás quase que o viro e só aí dá uma pequena guinada e foge... Mas só uns milímetros... Parece paralisado, está no segundo dia no mesmo local, mas mexe muito pouco.

 

049592224f2f1f4d33001ddf088a27a6.jpg

 

O que será que se passa com ele? Como devo agir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho-o há alguns meses, e apesar de andar muito escondido acho que não era assim sarapintado de pontos esbranquiçados.

 

aefd6fff4fa2ec47c32eda5c9aaef0d8.jpg

 

Gostava de perceber o que se passa, até para perceber se é problema do aquário para agir por causa do resto dos habitantes (que aparentemente estão bem como sempre - quase 10 meses sem incidentes de maior).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedropal! Pelo que encontrei sobre a doença é mesmo Ictio...

 

Encontrei uma boa descrição neste post, fica para referência

https://www.facebook.com/AquariumPetShopPassosMG/posts/626451844090049

 

lá está: o meu primeiro inverno de aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é prevenir os outros peixes dessa doença!

Visto que tens peixes de fundo, no teu caso, eu usaria um pouco de azul metileno e aumentaria a temperatura do termostato a pelo menos 30ºC durante uma semana. Faria pelo menos um TPA de 50% e daqui a 5 dias faria outro de 20% e depois como sempre, regularmente, como é aconselhado, a fazer um TPA de 10% por semana, eu continuaria assim para prevenir os peixes de futuras doenças e, ou, pragas.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais