Ajuda!!


Cátia Ferreira

Recommended Posts

Tenho um aquário de 54litros, onde tenho :

1 guppy

2 platty

5 tetra néon

3 tetra cabeça de sangue

2 tetra viúva

1 colisa

1 Beta

1 corydora

1 plecostomos

 

Acontece que os meus tetra néon começaram à 2 dias a andarem sempre na superfície do aquário, sem virem praticamente para baixo. Gostaria de saber se isto pode representar alguma doença ou problema na água.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cátia, tens de especificar mais o teu aquário. Medidas, valores da água, temperatura, filtro que usas, o que tens no filtro, se fazes e quando fazes trocas de água, se tens plantas, substrato, há qto tempo tens esse aquário a funcionar, etc

 

No teu caso pode ser simples falta de oxigénio na água como pode ser valores altos de amónia ou nitritos..

 

Fotos tbm ajudam

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já disseste tudo... Ciclo de 8 dias e os teus peixes estão a morrer devido à falta de bactérias no filtro...

 

Que matérias filtrantes tens no filtro sabes?

 

Tens testes para a água? Se não tens compra, testes de ph, amónia, nitritos e nitratos.

 

Fazes trocas de água? Tpa's? Se não fazes tens de fazer uma vez por semana no mínimo e mudas cerca de 20 a 30% de água. Não metas água diretamente da torneira, tens de deixar repousar pelo menos 24 horas para o cloro evaporar, senão prejudica te a saúde dos peixes e mata te as bactérias que tens no filtro.

 

Agora para remediar e salvar os teus peixes aconselho te a fazeres tpa's dia sim de não para reduzir o toxicidade da água, compra os seguintes produtos para aplicar na água consoante dosagem descrita nos rótulos :

 

- seachem stability ( reduz de imediato os níveis de amónia)

- seachem prime ( para remover cloro da água) para o caso de precisares de tpa's mais urgentes e tbm serve para reduzir amónia na água.

 

Ambos podes colocar diretamente na água conforme dosagem descrita nos rótulos.

 

Melhor conselho que te posso dar por agora é não meteres mais nenhum peixe durante pelo menos 1 mês, fazeres os passos que referi e talvez salves os peixes e lê e informa te bem sobre o ciclo do azoto. Aqui no fórum tens muita informação útil à disposição.

Editado por Ricardo_Martinho
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro tem lá dentro apenas uma esponja preta. Uso na água o API aqua pur (para purificar a água da torneira) e o aqua filtre activ (mantém o aquário limpo). Hoje fiz um tpa de 20% de água.

O meu filtro tem 2 velocidades estou a usa-lo na velocidade menor, no entanto não sei se será a velocidade mais correcta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ter matérias filtrantes biológicas, vai a uma loja e compra cerâmicas para o filtro. É imprescindível para que tenhas uma boa colónia de bactérias no filtro.

 

Podes ter o filtro no máximo que qto maior a circulação melhor mas como te disse só estás a fazer filtragem mecânica e a mais importante não tens..

 

Em relação a esses produtos que referes não conheço.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo ter sempre a luz do aquário acessa?

Não! Não sei que plantas tens e quantas tens, mas é pensares em algo como a luz do sol para a fotossíntese... Precisam de luz durante cerca de 6 a 8 horas por dia, atenção depende das plantas que tens. Há plantas que não gostam de muita luz. Preocupa te agora em salvar os peixes e lê bastante sobre o ciclo do azoto que é o mais importante para que tudo corra bem.
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O que podias fazer também era comprar um filtro de mochila que

fizese umas 5xou mais vezes os litros do aquário,e muito melhor,

mais facil de limpar,e leva cêramicas,e esponja,e ficas com menos

um obejecto dentro do aquário.

 

Cump: Álvaro Silva

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu primeiro aquário ainda chegou a trabalhar apenas com filltro de esponja durante uns dois meses com uns cinco danios.

A esponja também aloja bactérias.

Mas à medida que se adiciona mais seres vivos, convém passar para pelo menos um bom externo de mochila e se possível para um externo de copo.

Quando dizes que a água está a 27 graus, estás a basear-te num termómetro ou no termostato do aquecedor?

Convém que exista uma ligeira ondulação na superfície para que exista uma troca gasosa adequada.

 

 

Cumps.

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz novo tpa hoje, neste momento os peixes já estão mais no fundo, veremos por quanto tempo. Fui as lojas existentes perto de mim e nenhuma mr conseguiu ajudar,nem tinham produtos dos quais tínhamos falado ontem para purificar a água.

Desde que aumentei o filtro no máximo já noto a ondulação a superfície.

A temperatura de 27graus é no termómetro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.