areia para filtros de piscina usada em aquarios?


Recommended Posts

boas, ja alguem utilizou ou conhece alguem que tenha usado areia dos filtros para piscina, nos aquarios?

Quem me arranja a areia diz que é embalada em santarem e que fica a 50 paus o kilo, como vou montar um aquario de 1,5 m, o que poupasse dava para plantas e mais tarde para peixes. Se conhecerem outras alternativas para ajudar nos gastos, agradecia muito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi lipi.sk8,

 

No meu aquário tenho areia de filtro de piscina e uma saca de 50 Kg costumou-me 10 eur.

 

Só te posso dizer que dá um efeito espetacular, e para as plantas enraizarem é do melhor. Precisas é de colocar também algo para enriquecer o susbtrato, por usar por exemplo latrita, ou outro produto comercial.

 

Agora não sei é se vem de Santarém, mas limpa ela é!!!

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Alo!!

Bem, isto não tem exactamente a ver com essa areia da piscina de que falam, mas tenho uma certa curiosidade em saber se a areia normal da praia também pode ser uma boa opção para substrato?

Será que os peixitos se ambientam bem por lá, mesmo os corydoras e esses que andam por lá a explorar os fundos... ou não lhes vá acontecer ficarem engasgados com os minusculos grãos da areia?!... :lol: Pelo menos o efeito no fundo do aquario deve ser bonito, e certamente mais barato! Quanto a uma eventual compatibilidade com os filtros externos, isso é que tambem me suscita certas duvidas pois não sei se a areia corre o risco de ser "aspirada" e dar cabo do sistema de filtragem?

Se calhar não é mesmo uma das melhores opções né?

 

Abraços,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A areia da praia irá alterar as caracteristicas da agua, aumentando-lhe o ph e o kh, devido às pequenas conchas que contem.

Se tens peixes que aguentam estes valores altos, tudo bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas!

 

É o seguinte, arranjei uma quantidade razoável de cascalho fino/médio de rio, mesmo de um ribeiro perto da minha terra. Na altura em que peguei nele pareceu-me mesmo apropriado para o aqua, quer pelas dimensões, quer pelo facto da água do ribeiro encontrar-se razoavelmente limpida, aqpenas com aquela natural terra no fundo que se for remexida turva momentaneamente a água.

Quando cheguei a casa para lavar as pedrinhas, por mais que passe por água em pequenas quantidades de cada vez o cascalho continua a largar muita sujidade, a água sai sempre castanha.. não percebo.

O que agradecia era que alguem me dissesse se há alguma forma especial de lavar o cascalho, ou algum produto que tire mais facilmente a sujidade.

 

Obrigado!

 

Abraços

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O método mais barato é, efectivamente, a colecta de areia nas margens dos rios ou em outros locais do género.

É a que uso, depois de crivada para tirar as pedritas maiores e menores.

 

Dave, o que te está a acontecer é normal, talvez devido à quantidade de argila ou outros sedimentos. Tens que ir lavando até a água sair límpida.

Outra (boa opção) é apenas lavar a camada superficial (2 cm) e aproveitar toda essa argila e outros sedimentos para as plantas.

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luis, e já agora o que queres dizer com isso de crivar o areão? Dá para entender que é um processo para seleccionar apenas as pedras de melhores dimensões mas como é que o fazes? através de alguma rede?

 

Supostamente devo criva-la em primeiro lugar e só depois lavar não é? assim deve tornar-se mais facil e eficiente...

 

Cá vou então continuar a passa-las por água a ver se me safo com esta opção.

 

Abraço

 

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.