petty Publicado Maio 25, 2005 Publicado Maio 25, 2005 Olá, o meu problema é que as minhas anubias estão com umas pintas pretas e não é por excesso de ferro, pois já fiz o teste da Sera e os valores são baixos, alias até devo acrescentar ferro porque não tem (já agora o que usam para acrescentar ferro ao aquário), data da montagem 14-05-2005, 220 litros (+-), 180 watts de luz (10h diárias) substrato: húmus, laterite e floredepot, filtragem: filtro externo 1250 litros hora, Gh ainda esta alto embora use turfa no filtro mas a agua ainda esta dura, kh – 3, nitratos e fosfatos – 0, pH 6.8, ferro – 0, o resto das plantas estão todas em óptimas condições, porque será que as anubias estão com pintas pretas? Ajudem por favor. Abraço Petty
Puer Publicado: Maio 30, 2005 Publicado: Maio 30, 2005 Aparentemente não é problema de nutrientes. O aquário tem bons parâmetros. eu avançaria com duas hipóteses: excesso de luz (180 watts é muito mais do que uma Anubia em estado natural recebe). ou (mas pouco provável suponho) uma planta geneticamente fraca, fruto de criações indevidas. Para as Anubias prefiro que elas nasçam de reprodução sexuada do que por réplicas a partir de podas. cumprimentos, ___________
Recommended Posts