Flourite Black Sand, troca de subtrato


Recommended Posts

Boas,

 

Estou a pensar remontar o aquário, basicamente centrando-me na troca do substrato e alguma alterações nas plantas.

 

O aquário tem 200 litros, fertilizo por E.I., CO2 pressurizado e tenho como subtrato o aqua gro soil da ocean free...

 

Deixo uma foto do aquário:

 

med_gallery_69905_4444_1908781.jpg

 

O substrato que tenho torna-se muito leve e e difícil plantar se as plantas tiverem pouca raiz, por exemplo planta da tropica com o sistema tropica 1-2 grow é muito complicado... As corys e os ancistrus não ajudam... Por outro lado, sempre que fazia uma alteração e retirava um planta bem enraizada, fico com a água toda turva, mal se pode tocar...

 

Tenho tentado fazer um tapete de monte carlo, mas está sempre a soltar-se é um desafio...

 

Tenho vindo a ponderar a troca do substrato e estou a pensar no Flourite Black Sand da Seachem, alguém usa? Gostava de opiniões in loco de membros...

 

Fiz alguma pesquisa e o Tom Barr usa e gosta, vejo muitos relatos de bom desenvolvimento das plantas com excelente enraizamento.

 

Será para usar com camada de fertil e por cima o Flourite Black Sand.

 

Agradeço desde logo as opiniões.

 

Abraço

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Sou novo no mundo da aquariofilia mas comecei logo por um plantado que leva dois meses e meio de existência. Uso flourite black sand e estou bastante satisfeito. Bom enraizamento, bom crescimento, muito fácil na plantação e na replantação. Também tinha lido muito boas referências deste substrato e posso-te dizer que foram de encontro, para já, às minhas expetativas.

Podes ver no tópico JOAO CRUZ PROJETO 96L

 

Abraço

João Cruz

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Em breve também vou refazer o meu aquário e também pensei no Flourite; na versão "dark" para o meu caso.

Mas como tenho corydoras e tylomelanias, talvez seja um pouco agressivo.

É um substrato completo e que não altera o PH nem liberta amónia. O não baixar o PH pode não ser o melhor para um plantado "a sério," mas para quem não tem onde por a fauna, o facto de não libertar amónia é um ponto deveras importante.

Também ando a ver o H.E.L.P., que tem várias versões.

Desta vez vou planear o aquário no papel e estou a pensar em criar várias áreas inertes, por exemplo: Uma com areão de rio de 3mm, outra com areia fina, outra com JBL manado, e assim.

Vamos ver.

 

Cumps.

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

JotaCruz estive a ver o teu aqua e está muito porreiro gosto do efeito do substrato.

 

Bringer, o flourite que falas será mesmo o sand? É que o normal tem um grão maior e algo laminado mas o sand parece-me fino e redondo... Será mau para as corys?

  • Gosto 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso seria o regular porque gosto mais do aspecto, mas claro que o sand é melhor para a fauna de fundo.

Daí a minha ideia em pensar criar várias áreas distintas.

Posso dizer-te que o meu aquário é areão de rio pequeno em quase toda a área, mas tinha uma parte com areia fina onde punha o comer para as corydoras.

Mas a areia tem tendência para ganhar um certo cheiro a lodo e não respira muito bem, mesmo que mexida e substituida com frequência. Este fim-de-semana substitui por um pouco de JBL Manado.

Posso dizer-te que as corydoras e os outros peixes gostam mesmo dessa pequena área!

 

Cumprimentos,

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado Pedro

O sand é granulado fino tal e qual areia. Tenho num aqua de 25l com corydoras e comportam-se tal e qual como se fosse areia.

Os outros são granulados mais grossos.

 

Cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

acho o sand uma excelente opçao, mas não coloques nada por baixo.

a fertelizaçao liquida depois encarrega-se das plantas, pois o fertil acaba por se esgotar e misturar com o sand e vais ter uma mistura desagradavel......

 

my 2 cents.

  • Votar + 1

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa, também pensei nisso ;)

 

Faço E.I., mas a nível das raízes não convém tens algum alimento por exemplo aquelas capsulas de fertelizante? Tenho ainda uma caixa da ADA completa, uma capsula dá para uma área de 15cm por 15cm, ou não vale mesmo a pena? Certo é que alguma matéria orgânica também se irá metabolizar no substrato originado papinha para as plantas

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou fazer a encomenda mas estou na dúvida na quantidade.

 

No site da Seachem, tem um calculador e convertendo as medidas que pretendo para 6 cm de substrato dá como resultado 5 sacos...

 

Vendo uma imagem do saco, na descrição refere que 7kg ocupam +/- um volume de 7000cm3 logo 7 litros e por estas contas:

 

116cm x 35cm x 6cm / 1000 = 24.36 / 7 (litros de cada saco) = 3.48 sacos

 

O custo de cada saco ainda é significativo estou na duvida entre 4 e 5 sacos

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou um pouco preocupado com o ph, com o substrato que tenho o ph e kh baixa, o inerte é inerte... e na torneira tenho o ph +/- a 7 é kh a 4.

 

Será que posso fazer uma camada com parte do subtrato que tenho depois de lavado com cuidado, na parte traseira, conseguindo assim manter o efeito no ph?

 

Tenho também um tronco o aquário será plantado

 

Queria manter a estabilidade... Já li opiniões que mais vale ter o PH um pouco mais alto que o ideal em torno de 7 do que existirem flutuações...

 

A fauna é:

 

Corys paleatus e aeneus,

tetra cardinal,

tetra fantasma negro,

tetra imperador,

rasbora espei,

SAE's

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a testar o PH na torneira e é de 7.2 e no site da empresa das águas refere 7.3... Hum...?

 

Como questionei antes, se usar parte do aqua soil consigo manter o efeito sobre o PH, certo? Mas não me agrade estar a misturar, ainda que na parte traseira e não visível...

 

Mas também no que toca a estabilidade, neste momento tenho o PH a 6.5 antes da TPA de 50%, quando a faço com água da torneira a 7.2 até que estabilize há uma variação...

 

Que me dizem?

 

EDIT: Água para TPA (Torneira)

 

PH 7.2

KH 4

GH 6

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A água cá de casa tem PH 8, resolvo o problema colocando a quantidade necessária para a TPA num recepiente com bambus tratados durante uma semana. Quando faço a TPA, o PH não está rigorosamente igual ao do aquario, mas está muito aproximado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tenho condições para ter 100 litros a repousar... Faço sempre TPA directamente da torneira com mangueira e chuveiro de jardinagem devagar...

 

Actualmente quando faço a TPA o ph sobe de 6.5 para 6.8 e vais descendo até estabilizar e em seguida vem outra TPA semanal... E como referi tenho lido opiniões que essas variações pode ser mais negativas que um ph um pouco acima...

 

Com o subtrato que tenho a dureza kh baixa de 4 para 1...

 

Acho que vou mesmo optar por usar só o inerte que falo no tópico... O PH da torneira é um pouco mais alto mas dentro do indicado para a fauna que tenho e com o tronco que ainda é grande e folhas de amendoeira da Índia acho que o ph deve de estabilizar em torno dos 6.8 e assim a diferença da água no aquario para a água da torneira não será muita...

 

Mas agradeço as vossas opiniões...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha opiniao é que com esse ph da torneira nao precisas de te preocupar, poe as coisas o mais naturais e estaveis possiveis..........

vais ficar completamente espantado com os resultados.........

  • Votar + 1

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, não estava a considerar TPA de 100 litros.... O meu Aqua tem a mesma capacidade e faço trocas de 50 litros semanais.

 

Não me parece boa ideia colocar água directamente da torneira por causa do cloro e outras porcarias que adicionam, mas se fazes e corre bem.....

 

Boa sorte para o teu projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou desde algum tempo a fertelizar com sais seguindo as guide lines do método Estimative Index com a TPA semanal de 50%...

 

Depois da TPA se faço teste não tenho cloro em quantidade capaz de reagir... Ainda assim uso acondicionador.

 

Obrigado pelo comentário ;)

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... felizmente por cá não tenho esse problema e estive a ver os mapas trimestrais da empresa municipal das águas e na minha zona, não carregam muito no cloro e o PH registam 7..3 eu na torneira 7.2... Mas há sitio aqui em Portimão onde o PH é de 8

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.