è de agua fria mas não é peixe !!!


Recommended Posts

olha cobrinha :?;)8)

Pic_5032_9.jpg

 

 

Pic_5032_10.jpg

 

 

ela tava a ver se apanhava este peixe não podemos dizer que não é ambiciosa :)

Pic_5032_6.jpg

 

penso ser o que se chama uma boga quando se vai pescar de barco e que cheira muito mal e dá a volta ao estomago se bem que esta apanhei em santarem pois vinha desovar estava cheia de obas.

 

caso alguem possa comfirmar que é isso mesmo agradeço.

 

(mas na minha opinião pelo cheiro so pode ser até me faz lembrar a maldisposição que me provoca de barco a pesca)

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Warlock,

 

A cobra não me foi fácil de identificar pelas fotos mas o peixe do balde verde aparentemente sim.

A cobra é possivelmente uma Cobra-de-água-de-colar ( Natrix natrix ), ou eventualmente uma Cobra-de-água-viperina ( Matrix maura ), não dá para ver bem pela foto.

O peixe não é realmente uma Boga.

Na minha modesta opinião é um Sável ( Alosa alosa ).

É uma espécie considerada ameaçada com o estatuto de vulnerável pelo Instituto de Conservação da Natureza.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Miguel cocordo plenamente contigo em relaçãoao sável (ou boga como quiserem).

A acrescentar aquilo que disseste só tenho a dizer que é uma espécie migratória, ou seja, migra de água salgada para água doce para desovar e é uma espécie com defeso.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nunca apanhei este peixe por isso não o soube identificar o pessoal que la estava disse que era uma Saboga mas isso penso que é nome local!

no entanto os quatro pescadores de já alguma idade que la estavam disseram que já não viam aquilo quase a tanto tempo quanto não viam o sável mas pela pesquisa google é muito parecido com o que apanhei diria mesmo igual e que é o Alosa Alosa !!! tou confuso :( sobre porque é que quem la estava disse que era uma saboga em principio deviam de saber distinguir pois antigamente apanhavam-se pelo menos no tempo deles(será que estariam a ver se eu lho dava? pois disseram-me que tinha muita espinha); mas sendo ou não nunca mais trago nehum para casa , pois como já disse fiquei maldisposto como fico ao pescar de barco e se apanha as chamadas bogas no mar cujo nome cientifico tambem não sei e por outro lado na tenho precisão enhuma de trazer peixes em perigo para casa.

eu até tava era as fataças mas nesse dia não deu no entanto ontem já trouxe pó almoço de hoje umas fataças :cry: .

 

nesse dia até la andou uma lampreia :) a nadar!

 

caso ajude a identificar ao escamar reparei que tinha umas quatro ou cinco manchas pequenas redondas(que não se vem na foto) de cada lado do dorso que formavam tipo uma linha em traçejado.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olha que o facto de apresentar mais de duas pequenas manchas faz toda a diferença. Passo a explicar: é que o Alosa alosa só possui uma ou duas manchas e até em certos casos tem uma total ausência delas, por outro lado, o Alosa fallax fallax já possui 7 ou 8 pequenas manchas podendo por vezes serem muito ténues ou mesmo inexistentes, e a Alosa fallax fallx é a tal saboga e não um sável(Alosa alosa), ou seja, os velhotes sempre sabem distiguir um peixe do outro :):cry: .

O que tu realmente apanhaste foi uma saboga o que pode ter acontecido é que tu não reparaste nas outras manchas, pois, como atrás disse, algumas delas podiam ser muito ténues.

Atenção que esta espécie também tem defeso!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK então ta visto que eles sempre tinham razão :arrow: tinha para ai uma 4 ou 5 pintas de cada lado mas que como disseste na altura não vi pois não procurei por elas! pá proxima (secalhar sabado :arrow: ) ja sei!

 

já agora onde é que se podemos informar sobre o defeso é que na licença de pesca não vem la nada eu não estou para ir a procura do diario da republica ou coisa parecida!

 

quanto a cobra ela era alaranjada não sei mais pormenores pois não me aproximei muito foi a minha irmã que tirou a foto.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto ao defeso, ao menos foi o único sítio onde o vi, foi na capitania da Figueira da Foz e acho eu que é igual para todo o país. :arrow:

Bem o meu caso é o seguinte: é que eu também pesco mas é só nas férias, no mar e eu não tenho carta de pescador, por isso uma vez quando fui à capitania do porto da Figueira da Foz para tratar da carta de pescador deparei-me com uns papéis afixados no exterior do edificio nos quais falava do defeso do sável(acho eu que para eles sável ou saboga seja a mesma coisa) e da lampreia que era mais ou menos na sua época de desova: não reparei bem na data mas acho que era de pricipios de Março até fins de Abril mais ou menos para ambas as espécies. Mas quando vi os sáveis que os pescadores apanhavam, bom, vou-te contar, eram enormes(a olhómetro mediam à volta de 40/50cm) e as lampreias com cerca de 80/100cm nos barcos de pesca artesanal em pequenas redes pescadas, e, segundo os pescadores, elas eram apanhadas ali no rio Mondego numa barragem que fica entre a Figueira da Foz e Coimbra (é mais ou menos ali que se separa a água doce da salgada) e na base da barragem forma uma depressão onde as lampreias ficam presas e eram apanhadas com redes. Quanto aos sáveis no Mondego, eram pescados com redes quase de um lado ao outro do rio, próximo da barra. Os pescadores desportivos lá apanhavam uns de vez em quando.

E para este sábado: boa sorte na pesca! :arrow::arrow:

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...