converter para ciclideos


Tonito

Recommended Posts

Em relação ao filtro, alguem sabe de um assim mais em conta e que seja fiável? E se não for pedir muito, se alguém souber de um site porreirinho para os mandar vir também ficava agradecido. É que aqui na minha zona, não tenho uma unica loja da especialidade...

Se bem a conheço, ela vem de lá é com a ideia de montar um aquario de tubarões capagebe ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fiz asneira e enviei uma resposta que era para aqui por mensagem privada para o capagebe. Como ainda não percebo muito do funcionamento do fórum, quero pedir desculpa pela minha inexperiência

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em tempos tive três desses ditos tubarões (pangasius). Chegaram aos 30cm num aqua de 1m.

Hoje sei que foi um erro. Não são peixes propriamente indicados para aquários, pois podem crescer até 1,20 metro.

No Vasco da Gama podem ver-se uns quantos com estas dimensões. Foram lá entregues por quem chegou à conclusão de que não os conseguia ter em aquário.

 

Em relação ao mais urgente, não esqueças de ver os parâmetros da tua torneira. Deves esperar que o cloro evapore (+/-24H) e só depois medir.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Com o buffer caseiro que referi resolves o problema da mineralização e por isso KH e pH.

 

A minha água "original" tinha / tem pH entre 6,8 e 7,0 e com o Buffer caseiro, consegui chegar a um pH de 8,4 e KH de 22.

 

O buffer é muito simples de fazer e económico, portanto:

 

Por cada 50 litros de água:

 

- 1 colher de sopa de Sulfato de Magnésio (aumenta a dureza da água e é fundamental para o equilíbrio osmótico dos peixes)
- 1 colher de sopa de Bicarbonato de Sódio (vai aumentar também a dureza da água e é quase garantido o pH vai ficar muito, mas muito perto dos 8,2)
- 1 colher de café de Cloreto de potássio na falta deste, uma colher de café de Cloreto de Sódio (sal de cozinha) de preferência não refinado;

 

Se quiseres aumentar ainda mais a dureza e o pH podes ainda juntar 1 colher de chá de Carbonato de Cálcio, pessoalmente nunca usei.

O Bicarbonato de Sódio e Cloreto de Sódio compras no supermercado e são bartinhos. O Sulfato de Magnésio deves conseguir em farmácias, mas a pedido, compra se possível um pacote grande (fica muito mais barato mas requer um investimento um pouco maior no início).

 

Este buffer deves adicionar na água inicial do aquário na proporção do volume e depois de cada TPA na proporção da água adicionada. Deves preparar o buffer e dissolver bem num pouco de água e depois despejar lentamente no aquário (o Sulfato de Magnésio demora a dissolver...).

 

No entanto e volto a frisar, mais importante que os parâmetros da água, é a sua estabilidade. Isto é, não importa muito que o pH seja de 7,6 ou 7,2 em vez de 8,4 e ou que o KH seja de 8 em vez de 15, interessa sim é que estes não variem.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahhh,

 

Um factor muito mas mesmo muito importante que referi anteriormente... precisas mesmo de uma muito bom filtragem. Com o aumento da dureza e do pH uma parte da amónia produzida não é dissolvida na água (isto é mais complexo mas estou a simplificar...) e por isso a toxicidade de um eventual pico de amónia é mesmo muito elevada.

 

Por isso recomendo sempre dois filtros a trabalhar em paralelo para prevenir qualquer falha de um deles e para garantir uma boa filtragem biológica.

 

Quanto a filtro e pensando em soluções mais Low-cost mas que não comprometem podes pensar nos JBL que podes comprar na Pet4you ou ainda e possivelmente os Sun Sun que não conheço pessoalmente mas tenho ouvido um bom feedback.

 

Claro que tens sempre os Eheim e Fluval mas aí prepara a carteira :)

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso sempre que tenho precisado de alguma coisa tenho trabalhado com a pet4you e aquaeden e ate ver, tenho ficado bastante satisfeito.

 

Em relação ao filtro. Cerca de 1000l/h por filtro por cada 100 liteos de água ou 1000l/h pelos dois?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu apostaria em dois filtros com caudal próximo de 1.000 l/h cada.

 

Os JBL são bastante bons, silenciosos e económicos... não serão nenhuns aviões mas são honestos e com uma muito boa relação preço combinado.

 

Nota que num aquário deste género, o que se pretende é ter uma muito boa filtragem biológica e não mecânica, pese embora esta também seja importante.

 

Outra dica para a questão do pH / dureza da água, que eu utilizei foi num dos cestos de um dos filtros, colocar areia de coral com elevada granolumetria. Ao longo do tempo vai libertando compostos carbonatados na água ajudando ao efeito pretendido e ao mesmo tempo, por ser um material poroso, é um bom agente de filtragem biológica.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou sincero, como não conheço nem tenho grande contacto com filtros externos, na hora da escolha vou precisar mesmo de umas dicas.

O que me chamou a atenção neste foi apenas o preço, a marca e a litragem. E foi também porque tinha a etiqueta "best seller" na loja da pet4you.

 

Eu quando digo que sou "maçarico" nestas andanças, sou mesmo "maçarico" ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim filtros é eheim, e ponto final.

os outros sao bonzitos, mas eheim é eheim.

pode cistas mais 20 ou 30 euros que os outros, mas em durabilidade compensa largamente.

 

para um aquario de 80 cm, penso que 2 2215 serão suficientes.

se poderes, 1 2215 e 1 2217.

 

ve nos classificados , costumam aparecer alguns em bom estado e a preços simpaticos.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver e a diferença de preços para os que tinha falado até nem é muita. Só fiquei na dúvida foi em relação ao 2215, "apenas" faz 620l/h. Depois não fica com uma filtragem fraca?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um contributo. Isto está no "thekrib":

 

CHEMICAL ANALYSIS OF LAKE TANGANYIKA WATER
|
| by Dr. Kuferath (in Brichard's Fishes of Lake Tanganyika)
|
| Salt mg/L
| __________________________
| Na2CO3 anhydrous 125
| KCl 59
| KNO3 0.5
| Li2CO3 4
| CaCO3 30
| MgCO3 144
| Al2(SO4)3 * 18 H2O 5
| K2SO4 4
| Na2SO4 1
| FeCl3 * 6 H2O 0.5
| Na3PO4 * 12 H2O 0.4
| Na2SiO3 13.5

 

Destaco:

Carbonato de Sódio 125

Carbonato de Magnésio 144

Cloreto de Potássio 59

Carbonato de Cálcio 30

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno ;)

 

Mas confesso que quando vejo tantos parâmetros e tão precisos, tendo em conta a minha experiência, assusta-me um bocado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estamos a falar de 1 aquario de 100 litros certo?

2 x 2215 chegam perfeitamente.são 1250 l\h.

 

agora se queres investir mais , num que fique já para um futuro aquario maior, isso já é outra conversa.

2 x 2217 num aquario desses, é uma circulação de 2000 l\h , ou seja 20x o volume do aquario.

Estive a ver e a diferença de preços para os que tinha falado até nem é muita. Só fiquei na dúvida foi em relação ao 2215, "apenas" faz 620l/h. Depois não fica com uma filtragem fraca?

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, em principio vou mandar vir os dois 2217 e talvez um aquario um bocadinho maior (ainda está em negociações com a patroa), mas devo de ter que adiar o projeto durante um tempinho e esperar pelo subsidio de férias (ou parte dele, que eu e o estado dividimos isso a meias), que com isto dos filtros e se avançar com o aquario maior, ja vou precisar de iluminação nova e ja começa a pesar bem na carteira...

 

A boa notícia é que cá em casa já tenho carta branca para avançar com isto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos testes, aqui na minha zona só consigo arranjar os testes das "fitas". Mas tenho que mandar vir um refletor novo e mais umas coisas, estou a pensar mandar vir também um suposto kit de testes profissional da SERA que até está com um preço, que comparado com o que tenho visto, nem me parece mau. Penso que deve dar para o gasto.

 

De qualquer forma fico extremamente agradecido pela disponibilidade Nuno ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, quanto a testes, depois de décadas de aquariofilia acabei por verificar que o pH e a mineralização da água me chegam em 95% das situações.

 

Por isso tenho testes eletrónicos que em conjunto custam menos que os kits químicos completos.

 

Só em caso de inicialização dum sistema utilizaria outros (Nitrato e Fosfato). Como nunca introduzo peixes antes de dois a três meses dum sistema, vivo bem sem os testes de Amónia e Nitrito.

 

Assim sendo, parece-me que os testes de fita com múltiplos parâmetros serão talvez os ideais para o meu caso e, mesmo assim, na última montagem que fiz só gastei um.

 

Agora com vias mais clássicas de instalação de sistemas que apontam para 3 a 4 semanas de "ciclo", se calhar exige-se algo mais .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Bom dia.

 

Apenas agora reparei que tinha mensagens novas neste tópico, tinha as notificações desativadas.

 

Peço desculpa por não ter dado novidades, principalmente tendo em conta a vossa disponibilidade em tirar todas as minhas dúvidas quando precisei. Devia ter dado uma satisfação.

 

O que aconteceu foi que por falta de espaço que já era pouco e com a futura chegada de um novo membro na família ainda menos, por agora acabei por montar um nano salgado. Mas esta ideia não ficou esquecida e certamente que um dia este tópico me vai ser bastante útil 😉

 

Abraço

Editado por Tonito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.