Meu inicio no Tanganyika


JCarneiro

Recommended Posts

Olá a todos

Sou o José, novo aqui, mas não no hobbie.

Já contam alguns anos desde que comecei como todos com um globo de vidro e aos poucos o "bichinho do vicio" ia crescendo.
Com o nascimento de meus filhos a coisa acabou por tornar-se "uma salada de frutas" com espécies ao gosto da pequenada, mas o que aproveitei nisto foi ganhar experiência na aquariofilia.

Hoje tenho um aquário 120x50x40cm, e com as crianças já crescidas, estou a iniciar a montagem de um biotopo Lago Tanganyika.

Nele já montei um fundo 3D DIY, e está como se vê:

2v2ef4k.jpg



As pedras é para substituir por pedras calcárias de por parecida ao fundo que não encontro na minha região (Trás-os-Montes), que pretendo arranjar quando for de férias à praia.

Comprei umas conchas nos chineses, e duas fêmeas Multies que para já é a unica fauna que tenho.

A fauna que pretendo será em principio de dependo do que conseguir arranjar:

Para rochas, 2 espécies, aqui a minha maior dúvida embora goste dos Leleupi para dar cor:
Altolamprologus calvus ou Altolamprologus compressiceps (está decidido, pois quero controlador de população) - Casal
Julidochromis ornatus - Casal
Julidochromis transcriptus - Casal
Neolamprologus leleupi - 5 exemplares

Para meia água, 2 espécies:
Paracyprichromis nigripinnis - 4 exemplares
Cyprichromis leptosoma 4 exemplares
Cyprichromis microlepidotus 4 exemplares

Vários que pretendo ainda adquirir:
Ancistrus temminckii ou Ancistrus sp. - Casal
Synodontis petricola - Casal


P.S. - Aos Administradores, se coloquei o tópico no forum errado, agradeço a sua recolocação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este é um "Mundo" fantástico e desejo-te toda sorte com o projecto.

 

Se me permites deixo-te algumas dicas.

 

A forma como colocaste as pedras não parece muito natural, devias deixar a coisa um pouco mais "caótica". Por outro lado se pretendes manter duas espécies de peixes nas pedras deverias criar dois nucleos distintos e bem separados um do outro. Que os altos, quer as julies que os leleupi se decidirem ocupar as rochas (que vão fazer de certeza) vão defender o território deles num espaço de cerca de 30 cm. Assim não criaste espaço para duas espécies diferentes.

 

Eu mantenho ainda algumas Julies e (como já disse) ofereço-as pois pretendo mudar de layout e fauna. São peixes fantásticos, na minha opinião muito mais interessantes que os leleupi.

 

Os paracypris precisariam de umas rochas mais altas e na vertical pois não se comportam como os cyrpichromis estes sim gostam de nadar por todo o lado.

 

Força com isso.

 

Um abraço

 

João Nuno Cruz

  • Votar + 1

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João

 

Não é preciso pedir permissões :rolleyes: todas as ajudas recebidas são bem-vindas.

Sei que estou a cometer erros de principiante neste biotopo, pelo que tento adaptar-me.

As pedras vão sair, assim que conseguir algumas a condizer com o fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens que ter atenção que tens que deixar espaço para todos. Ao contrário de outros biótopos, uma das mais valias do Tanganyika é que tens peixes para poderes montar um aquário sem que entrem em guerra uns com os outros, ainda assim, 120 x 40 cm não é muito.

 

As pedras não têm que sair, apenas as terás que reorganizar... se colocares dois nucleos de pedras um em cada extremo do aquário, deixas a parte central para os multies que, começando a formar uma colónia (quando tiveres machos) também vão ocupar um espaço importante.

 

Não sendo o tamanho ideal, tens espaço para um pequeno grupo de Tropheus, acredita que te vão dar muita vida ao aquário.

 

Um abraço

 

João Nuno Cruz

  • Votar + 1

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se não colocares os cyprichromis os 120 cm não sendo o ideal dá para aguentatres um cardume de uns 8 a 10, não mais do que isso. No meu de 150 cm entre adultos e juvenis, tive cerca de 40 Tropheus Black Pemba durante quase um mês até começarem a sair.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

  • Votar + 1

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.