Costa Portuguesa: Alimentaçao


Wolfpack

Recommended Posts

Boa noite, tive a ver o forum e vi que existem aqui pessoas com bastante experiencia a nivel de aquarios da costa portuguesa. Apos varios anos a espera decidi finalmente avançar hehehe ara um aquario com cerca de 100 l, mas etou com uma pequena duvida. Alimentaçao!!!

 

-Sargos, tainhas, etc, podem alimentar-se de artemia, larvas,etc em pequenos, e marisco em adultos

 

Mas os invertebrados e que me confudem. Pretendo manter buzios, burries, lapas, mexilhoes, estrelas, ouriços, anemonas,pepinos do mar, no fundo aquilo que se puder arranjar, as tenho duvidas em relaçao a sua alimentaçao.

Se me pudessem esclarecer, agradecia imenso.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem vindo ao forum.

um aquario de 100l, não permite peixes que crescam muito.

sargos, sim, na minha opinião no máximo 2( eu só tenho 1).

tainhas, acho que não, são peixes que nadam muito, e rápido, inclusive, saltam muitas vezes fora de agua.

não vivem dignamente num aquario de 100l.

alimentação, eu dou camarão, mysis, artemia, mexilhão, ameijoa, minhocas da pesca, peixe, etc.

enquanto eram pequenos, granulado e artemia.

os invertebrados são detritivoros, isto é alimentam-se dos restos de comida que os peixes não apanham, e tambem de algas.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mesmo um par de sargos, acho esticado mas se forem pequenos e fores devolvendo ao mar e trocando por outros sempre que cresçam, até dá. Eles adoram mexilhão, ameijoa e berbigão fresco mas dizem que nas aquaculturas chegam a dar-lhes ração para coelhos, lol! Têm um valente apetite e estarem à temperatura normal duma casa ainda agrava o problema.

 

A ires para sargos, sugeria o sargo veado que tem uma coloração muito interessante.

 

É relativamente habitual encontrares juvenis bem pequenos em grandes poças de maré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço todas as respostas. Em relaçao ao peixes nao e o principal foco deste aquario, mas sim como ninguem resiste hehehe, vou sempre devolvento a natureza. Em relaçao a questao fiquei esclarecido, tinha duvidas se os invertebrados precisariam de mais alimento, para alem dos restos que vao caindo mas parece que nao. Em relaçao a temperatura do aquario, nao tera efeito sobre os peixes, ja que matenho sem problemas a temperatura entre os 10 e os 14 graus mesmo no Verao, sem necessitar de um refrigerador.

 

Ja agora que especies de invertebrados recomendam? Assim para criar um aqua de assombro hehehe Ps: O aqua ja nao vai ser o de 100l mas um de 200l sempre e mais qualquer coisa hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Aqua nao tem muito a nivel de equipamento, era um aqua de agua doce, mas tam ja trabalhou como salobro.

 

tem dois filtros estilo Bio-box, que se nao falha a memoria filtram 1000l\h, unidos por um tudo DIY que permite a libertaçao da agua por todo o aqua, criando uma ondulaçao forte.

 

Nao tem qualquer sistema de refrigeraçao, a agua matem-se simplesmente entre10 e os 14 graus sem alteraçoes no verao

 

Iluminaçao: tenho neste momento apenas uma lampada Uv, bastante potente que usava no aqua doce para a criaçao de plantas. Nao sei se serve mas tambem tenho bastante luz natural, portanto...

 

Em relaçao ao landscape:

 

Estou a pensar numa camada de areia e cascalho com cerca de uns 5 a 7 cm de espessura

Rocha viva claro e uns esqueletos de corais e conchas de ostra que tinha para aqui para serem colonizadas

 

Fauna: Invertebrados para começar...no futuro um tubarao branco hehehehe

 

Ps: A ver se arranjo umas algas grandes tipo sargaço ou assim para colocar tambem....


LoL.....Pergunta de novato nas colheitas hehehe

 

Quais os procedimentos para recolher as anemonas? Tenho um bocado de medo de as rasgar ao retira-las da pedra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu em termos de alimentação, dou aos meus, sejam sarginhos pequenos, grandes, anémonas e invertebrados, coração de vaca..tenho este regime à quase 2 anos e a única coisa que noto, é o crescimento deles e as cores afirmadas..

Para recolheres anémonas, basta levantar sobre um lado ligeiramente com a unha que elas saem logo, pois funcionam tipo ventosa..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde ja agradeço a resposta, e deixa-me dar-te os parabens, porque entretanto tive a vasculhar o forum, e é impossivel nao ficar maravilhado com os teus aquas. E para alem de serem fantasticos, aprendemos imenso com os teus posts.

 

Ja agora Rafael, nao sei se leste todo o post que publiquei, mas que achas-te do setup? Na tua opiniao achas que e suficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelo elogio..=)

Em termos de filtragem, o ideal seria sump..a temperatura ideal convém ser 18º..em termos da iluminação, a uv não serve como iluminação, o suficiente será 1 t5HO azul e 2 t5HO brancas..se usares luz natural, muito provavelmente vai crescer algas que não vais querer..em relação à areia, eu metia apenas uns 2cm no máximo..

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais