Aquario da Costa Portuguesa ( 275 litros ) 1º Salgado


Recommended Posts

Ora Boas a todos, conforme indica o tópico vou montar um aqua com as dimensões 110 x 50 x 50 ( c x l x a ) cerca de 275 litros mais sump de 70 x 30 x 50 ( c x l x a )

 

Ora já li imensos tópicos mas claro há sempre o medo de fazer algo errado e por isso conto com a ajuda de todos de modo a fazer isto bem a 1ª :)

 

As medidas da sump não dá para alterar pois o aqua fica num balcão e o espaço da sump é a justa para lá, e fica lateral ao aqua nao por baixo, depois vou ter que fazer um armário para tapar e deixar tudo bonitinho.

 

As duvidas para já são na saída da agua para a sump e sobre alguns equipamentos a utilizar.

 

O aquário vai ser feito a medida para o espaço mas 1º tenho que fazer o projecto como deve ser.

 

Estava a pensar em fazer a sump colada a lateral do aqua e fazer um pente a cerca de 4 / 5 cm de topo do aqua para a agua cair na sump e depois através de uma bomba de retorno cerca de 1000 litros/ h envio a agua já tratada novamente para o aqua.

 

Também ja me aconselharam fazer o aqua e a sump separadas e fazer 2 furos, 1 para o retorno cerca de 25 mm diâmetro e outro para a saída do aqua cerca de 35 mm usando 1 joelho em pvc virado ao contrario para retirar a agua.

Qual destas 2 opções vos parece a mais adequada??

 

 

Na sump vou ter zona de filtragem mecânica, ( vou usar espuma dos acabamentos dos pedreiros ) zona para as cerâmicas , zona do escumador, zona de repouso e zona para a bomba de retorno.

 

 

Em relação ao material que vou usar:

 

Vou usar escumador bubble magus curve 5

 

Bomba de retorno AQUABEE UP 1000 de 1000 l / hora

 

Bomba de circulação ainda não sei bem o que comprar espero um conselhos :)

 

Iluminação pois aqui estou mesmo a escuras. Eu vou querer ter anénomas e rocha viva portanto vou precisar de ter iluminação, mas o que me aconselham?

 

Em relação a agua como vou a Figueira da Foz todos os fim de semana vou trazendo agua para as TPA e sendo um aquário da costa penso que não há problema em relação a isso certo?

 

Sim também sei que vou ter que ter um chiller mas ainda tenho tempo até pensar nisso ehehehehhe

 

Agradeço desde já a todos pela ajuda :) Falem mal que também não há problema nenhum :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao aquario, ou fazes a dita "sump" na traseira, ou tb podes fazer uma coluna seca.

rouba algum espaço interior ao aquario, mas para mim é a melhor solução.

 

quanto á sump, parece-me bem como indicas, a unica coisa que acho curta é a bomba de retorno.eu punha pelo menos 2000 l/h.

tambem não sei que espuma é essa, caso tenhas ceramicas suficientes, acho que podes dispensar a dita espuma.

 

bomba de circulação é uma ferramenta essencial, para teres uma ideia eu no meu aquario da costa que tem 80 litros tenho uma bomba de circulação de +- 2000 l/h.

 

iluminação não precisas de nada muito potente, as anemonas gostam de luz, mas nada muito exagerado.eu tenho 2xt5, 1 branca e uma azul e chega bem.

 

a agua do mar, pelo menos para o arranque acho essencial.

depois para as tpa`s se nao tiveres hipotese de recolher agua podes fazer.

o ideal obviamente é usar agua do mar sempre, mas se não tiveres hipotese ou paçiencia para isso, podes fazer.

 

a rocha viva que falas é recolhida do mar certo?ou vais comprar?

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Rui pela tua resposta, desculpa este tempo todo mas a semana é complicado porque trabalho muita hora e a noite.

 

Em relação a saída de agua acho que vou roubar a ideia de um utilizador aqui do forum e fazer isto: GZjipz.jpg

 

 

A bomba de retorno de 2000 l/h não será demais?? Não ficara com muita corrente na sump e depois a filtragem não ira perder com isso??

 

Em relação a bomba de circulação eu tenho uma de 2000 l/h num mini aqua de 30 litros só com camarões para a pesca e eles não reclamam com isso, acho que até gostam porque metem-se a frente dela ehehehhe.

 

A minha duvida é se uma wave maker de por exemplo 8000 ou 10000 l/h chega ou se é preciso mais que uma dentro do aquário?

 

A rocha viva sei que poderia apanhar no mar mas também sei que não fará o mesmo que a rocha viva que se compra, por ser menos porosa, e também é muito difícil encontrar uma bonita com orifícios para os camarões e os cabozes se esconderem, por isso acho que vou optar por comprar.

 

No fundo do aqua é que ainda estou indeciso, não sei se meta areia da praia ou se meta algum tipo de areia comprada.

 

Para encher o aqua e para as TPA vou usar sempre água do mar a não ser que ele não deixe ir buscar.

 

Na filtragem mecânica a esponja é só para tirar os resíduos maiores evitando assim que se decomponham, essa esponja e para ser limpa todos os dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais